12 destinos para 2022

    Já estamos em 2022 e viajar continua a ser um desafio. No entanto, podemos dizer que já é possível e mais fácil voltar a explorar o mundo! Este era um dos meus maiores desejos do ano anterior e agora vem ainda com mais força. Se te sentes sedento de aventura, aqui ficam 12 sugestões para os 365 dias que se avizinham :)

Janeiro – Tromsø

    Não podia ser outra a sugestão para começar o ano. Quando falo em janeiro só consigo pensar em destinos de inverno e Tromsø, na Noruega, enche as medidas em todos os aspetos. Foi a minha aposta em 2019 e foi das viagens mais felizes que já fiz! Foi a minha primeira vez no Ártico e o objetivo foi concretizado: verauroras boreais! Tenho mais do que uma mão cheia de experiências que levo para a vida neste destino tão a norte do planeta. Senti-me na National Geographic ao vivo e a cores :) Visitei uma quinta de renas, vi os fiordes, paisagens absolutamente arrebatadoras e senti como é viver com poucas horas de luz. Sim, é um destino perfeito para quem gosta de neve e fenómenos naturais que iluminam o céu de verde :) 

Fevereiro - Budapeste

    A capital da Hungria é perfeita para uma escapadinha. É aqui que podes ver um dos parlamentos mais bonitos do mundo e este ganha uma beleza ainda maior quando observado a partir do Danúbio a bordo de um cruzeiro ao final do dia. 


    As temperaturas ainda frias são ideais para aproveitar as maravilhosas termas de Széchenyi, com uma água a uns generosos 38ºc. 

Março - Estocolmo


    Geralmente gosto de visitar os nórdicos nos meses de inverno, mas Estocolmo é uma cidade tão colorida e pitoresca que merece ser vista com os dias já mais longos e mais raios de sol. Vais ficar encantado ao deambular pelo centro histórico e ao passar de ponte em ponte, que são 57, para chegar a mais uma ilha, das 14 que compõem a cidade. 
   Não é um destino propriamente económico, mas eu vou dar-te algumas dicas para contornar isso :P

Abril - Marrocos

   Não poderia fazer esta lista sem incluir um dos meus países preferidos: Marrocos. Aqui a sugestão não vai para uma cidade, porque Marrocos é muito mais do que Marraquexe. Faz um périplo pelas Cidades Imperiais, é obrigatório dormir uma noite no Sahara, assim como conhecer a cidade azul de Chefchouen ou conhecer as maravilhas naturais como as cascatas de Ouzoud, a Garganta do Todra e o Alto Atlas. Vais ficar rendido à cultura marroquina. 
    E fazer isto, e muito mais, numa viagem de grupo? :P Entra em contacto comigo para mais detalhes.

Maio – Cinque Terre + Florença

    Itália é outro dos meus países de eleição e nunca me vou cansar de o explorar. 2021 foi ano de conhecer Milão, Pisa, Cinque Terre e regressar a Florença. Se tiveres uma semana completa, tens aqui um roteiro recheado, mas se não tiveres essa possibilidade, então não percas a oportunidade de ir até à Riviera da Ligúria e à bela cidade de Florença. 
    Tinha expectativas muito elevadas para as Cinque Terre, mas as pequenas vilas ainda conseguiram superar. São verdadeiros postais e o difícil vai ser elegeres a tua preferida. Maio ainda é época baixa e por isso vais encontrar melhores preços e menos turistas. As temperaturas também já são agradáveis e, quem sabe, se não dás o primeiro mergulho do ano em Monterosso al Mare :P


    A cereja no topo do bolo é combinares este destino com Florença, o berço do Renascimento, a cidade das artes e dos artistas. É das minhas preferidas! Florença é que é sempre uma boa ideia :) 

Junho - Pico (Açores)

    Quando penso mais do que duas vezes na mesma coisa, já sei que é para realizar. Meti na cabeça que queria subir a montanha mais alta de Portugal, e subi. Foi das atividades mais difíceis, se não a mais difícil mesmo, a que já me propus. No entanto, o sentimento de superação é indescritível e agora olho para este feito como uma das melhores experiências de sempre! Tens de viver isto na primeira pessoa. Descobre a cultura vinícola do Pico e tenta a tua sorte na observação de cetáceos. Garanto que não te faltarão experiências únicas.


    O arquipélago dos Açores é uma verdadeira pérola e é dos meus destinos preferidos do mundo. Tenho como objetivo conhecer todas as ilhas a curto prazo e em 2021 fiz uma bela viagem entre a Terceira, o Pico, o Faial e São Jorge. Aventura-te pelas ilhas e descobrirás que o paraíso está em Portugal.

Julho - Praga

    Já tinha visitado dezenas, se não mais de uma centena de cidades, e Praga era a única que não me deixava os olhos a brilhar. Ainda assim, sabia que tinha de lá voltar para confirmar este sentimento. É por isso que nunca me importo de repetir destinos, porque nunca vivemos as coisas da mesma maneira, nem as vemos da mesma forma. Agora digo, Praga é das cidades mais bonitas da Europa! 
    Atravessa a Ponte Carlos e deixa-te deslumbrar pela paisagem entre o gótico e o medieval em redor do rio Moldava. Também não podes perder um cruzeiro por estas águas, assim como percorrer as ruas e ruelas e à hora certa ver a dança dos "bonequinhos" no famoso Relógio Astronómico. 

Agosto - Benidorm

    
    Benidorm já apareceu tantas vezes nas sugestões de agosto que já parece tendencioso. Bem, continua a ser dos meus destinos de verão preferidos. A água do mar é verdadeiramente quente e transparente, a areia é fina, a cidade tem muito para explorar e, para quem gosta, o ambiente noturno é de pura animação com concertos em cada bar. 
    Tem muitos turistas? Tem, mas já lá estive quatro vezes e nunca senti que não havia espaço para me esticar. Para mim são as Caraíbas em modo low cost :P Adoro Benidorm! 

Setembro – Cabo Verde

                                                                                       Ilha de São Vicente

 Cheguei à conclusão que para mim será sempre difícil falar sobre Cabo Verde. Nunca terei palavras suficientes para contar o que vivi durante os 9 dias que passei entre o Sal, São Vicente, Santo Antão e a pequena paragem em Santiago. Esta foi uma viagem que veio sem contar com ela, confesso que sempre pensei que iria primeiro a São Tomé. 

Ilha de Santo Antão

    Cabo Verde roubou-me o coração e parte dele ficou lá. Quem pensa que este é um destino de praia, é, mas na realidade é muuuito mais do que isso. É a música, a gastronomia, a História, as paisagens, as pessoas... São as pessoas! 
    Tenho a certeza que vou voltar muito rápido a este país da morabeza! 

Outubro - Turquia


    E começa a ser difícil falar destes destinos que me deram tanto. A Turquia era desejada há muito tempo e finalmente foi concretizada. No entanto, esta não foi uma viagem qualquer! Foi altura de voltar às viagens de grupo. Durante 10 dias percorri oito cidades acompanhada por mais 48 aventureiros. 
    Entre a Europa e a Ásia, é um país com uma cultura maravilhosa, com cidades que deixam qualquer um boquiaberto. Istambul está entre a modernidade de uma grande metrópole e os costumes antigos. A Capadócia tem dos cenários mais incríveis e peculiares que já vi, nem parecem reais! Escusado será dizer que andar de balão de ar quente é uma experiência obrigatória e que certamente ficará nas mais marcantes da tua vida :)


    Outubro é um excelente mês para esta viagem já que é considerada época baixa, os preços são mais atrativos, há menos turistas, mas as temperaturas continuam perfeitas.

Novembro - Viena + Bratislava


    Um dois em um perfeito para começares a fazer as despedidas do ano. Viena é uma cidade encantadora, composta por palácios e edifícios majestosos, não fosse esta a antiga capital do Império Austro-Húngaro. Só queria poder recuar no tempo e vislumbrar esta cidade nesta altura. Não seria menos do que megalómana!
   Andar pelas ruas é a melhor forma de a conhecer, mas se queres ter uma experiência à altura, tens de ir assistir a uma ópera! Já o fiz por duas vezes e é algo imperdível. 


   A cerca de uma hora de transportes públicos, fica Bratislava, capital da Eslováquia. É muito mais pequena do que estamos habituados para uma capital, mas sem dúvida que merece uma visita! Um dia completo é suficiente para percorreres os pontos principais e sem dúvida que a tua viagem ficará mais completa desta forma. 

Dezembro – Colmar

   Dezembro é sinónimo de mercados de Natal e a minha aposta continua a ser Colmar, em França. Já tive oportunidade de fazer várias viagens nesta altura do ano, mas nenhum destino chegou aos calcanhares desta cidade encantada!
    Será a melhor forma de fechar o teu ano de viagens :)
Todas as ruas, todas as praças, todas as portas e todas e as janelas estão enfeitadas. É um deleite para quem é fã desta quadra e míudos ou graúdos ficam com os olhos a brilhar com tanta magia. 


    Estas são as habituais 12 sugestões de viagens para o ano de 2022. É uma lista difícil de fazer, com tantos destinos maravilhosos que podia incluir. Se ainda queres mais opções, não te preocupes, as listas dos anos anteriores nunca perdem validade :P

- 12 destinos imperdíveis em Portugal para 2021

- 12 destinos para 2020

- 12 destinos para 2019


Segue as minhas aventuras no Instagram :) 

Comentários