12 destinos imperdíveis em Portugal para 2021


Miradouro da Varanda dos Carqueijais, Serra da Estrela

    Depois de um ano completamente atípico que nos fez cancelar todos os planos, especialmente no que toca a viagens, chegou a hora de fazer uma nova lista de desejos e também de destinos! Tenho muita esperança que, aos poucos e sempre com a devida precaução, vamos poder fazer mais ao longo destes 365 dias. No entanto, ao contrário das sugestões dos anos anteriores, esta é apenas com destinos nacionais. 

    Para mim Portugal é o país mais bonito do mundo e sempre soube o valor que tinha. Ainda assim, creio que talvez a maioria só se tenha apercebido da sua potencialidade e riqueza neste 2020. Desta forma, devo-lhe esta lista. O que é nacional é realmente bom, em todas as circunstâncias! :)

Janeiro – Lisboa 

    Lisboa é sinónimo de luz e apesar de janeiro ser pleno inverno, há fortes probabilidades de apanhares dias soalheiros e com temperaturas agradáveis na capital portuguesa. Desde os emblemáticos monumentos, aos bairros mais tradicionais, por aqui não falta o que visitar. Seja em que mês for, Lisboa é sempre uma excelente opção, mas nada como começar o ano numa das cidades mais bonitas do mundo (a saborear um pastel de nata)! 

    Se quiseres um desafio interessante e a gastar pouco dinheiro, aqui ficam sugestões de um dia de passeio por Lisboa com menos de 20€ ;) 

Fevereiro - Sintra

    Se Coimbra não fosse a cidade dos amores, certamente que seria Sintra. Não há outro sítio onde os palácios, castelos e jardins sejam tão mágicos como aqui. Cada recanto é um regalo para os olhos e o difícil é escolher por onde começar a visita. Um fim de semana não é suficiente para descobrir tudo, mas é garantido que ficará o desejo de voltar. 

Março – S. Miguel, Açores 

    Foi amor à primeira vista. S. Miguel é dos sítios que me deixa com maior dificuldade quando me pedem para o descrever. Não há muitas palavras que possam caracterizar esta ilha, mas talvez a mais próxima seja mesmo “paraíso”. Tornou-se dos meus destinos preferidos do mundo e isso diz tudo! Temos mesmo muita sorte em ter um cantinho destes e posso mesmo afirmar que é ridículo procurarmos destinos internacionais sem nunca ter conhecido S. Miguel. 

    Aqui impera a natureza em todos os sentidos. O verde é de uma tonalidade única, as paisagens de cortar a respiração e as águas quentes... Bem, as águas quentes são algo de extraordinário! É isso, é um pedaço de paraíso na Terra. 

S. Miguel em 3 dias - Roteiro

Abril – Madeira 

    Tive pouca sorte com o tempo quando conheci a ilha da Madeira, por isso confesso que não lhe tirei o maior proveito. Há a ideia errada de a comparar com S. Miguel, o que pode criar algumas falsas expectativas.

    A Madeira tem uma beleza natural e paisagens maravilhosas. A gastronomia é extraordinária e há mesmo muito para explorar! Para os amantes dos trilhos e das caminhadas, meus amigos, este é o destino! 

Maio – Lousã 

    Os baloiços colocaram a Lousã nas bocas do país e com toda a razão. Foi uma das maiores surpresas de 2020! Apesar de ter feito uma visita de dois dias e ter cumprido o meu roteiro, ficou mesmo muito por explorar. Entre as Aldeias de Xisto, a serra, os baloiços, o Parque Biológico, o Templo Ecuménico e até praias fluviais, não faltam atividades para fazer! Com mais ou menos tempo, não deixes de visitar a Lousã :)

Serra da Lousã em 2 dias - Roteiro

Junho – Faro

    O Algarve é dos destinos mais procurados para as férias de verão. No entanto, tanto pelas enchentes como pelos preços elevados, é um dos sítios que evito em época alta. Em junho já se faz sentir uma temperatura agradável e o cenário é completamente diferentes dos meses que lhe seguem. Esta costa tem muuuito para te oferecer e, às vezes os nomes menos óbvios, acabam por ser as melhores surpresas. Já tinha ido a Faro, mas apenas de passagem para outras cidades. Pois bem, passei lá três dias e regressei de coração cheio! Mas o que é que Faro tem? Faro tem tudo :) Dá-lhe uma oportunidade e vais ficar igualmente surpreendido :)  

Faro em 3 dias - Roteiro

Julho – Covilhã

    À semelhança de Faro, também a Covilhã é maioritariamente tida em conta como um ponto de passagem, claro está, para aceder à Serra da Estrela. A verdade é que esta cidade tem muito mais para oferecer do que possas imaginar. É cheia de história, com muitos marcos dos descobrimentos e dos lanifícios, tem uma ótima gastronomia e, atualmente, tem uma vasta exposição a céu aberto de arte urbana. Deves estar a questionar-te porque é que esta sugestão vem no mês de julho e a resposta é tão simples como aliciante: praias fluviais

    A zona centro tem centenas de tesouros por descobrir e muitos deles devem-se às praias fluviais e às suas águas cristalinas. Ao mesmo tempo que te refrescas, ainda vais ter possibilidade de conhecer vilas e aldeias maravilhosas, algumas delas Históricas :)

Agosto – Sesimbra / Arrábida 

    O meu destino de férias de criança foi Sesimbra. Fui para lá anos a fio e continua a ser um dos destinos de praia portugueses que mais gosto. A vila oferece um ambiente muito familiar e tem a tranquilidade pretendida para recarregar baterias. A ementa faz-se de peixe fresco e já estou a salivar só de pensar!

    Caso queiras explorar mais a zona, e recomendo que o faças, aventura-te pelas maravilhosas praias da Arrábida. De água cristalina e azul turquesa, atrevo-me a dizer que é das costas mais bonitas de Portugal. 

Setembro – Carvoeiro 

    Ainda com o calor à porta mas certamente com menos turistas, o Algarve continua a ser promissor. Conheci o Carvoeiro no último verão e foi uma aposta certeira. Fiz um passeio de barco pelas grutas e algares, incluindo o de Benagil, e foi uma experiência realmente marcante. Em terra firme explora o Algar Seco e deixa-te encantar pelas construções da natureza. 

Carvoeiro em 1 dia - Roteiro

Outubro – Gerês

    Temos vários destinos singulares e sem dúvida alguma que uma das medalhas vai para o Parque Nacional Peneda-Gêres. Entre a floresta densa, miradouros com paisagens soberbas e muitas cascatas, o Gêres é todo um mundo natural para descobrir. Outubro pode não ser o mês ideal para aproveitar os imensos poços de água cristalina, mas certamente que as temperaturas mais amenas te vão permitir explorar mais e fazer mais caminhadas. Se ainda não conheces, este destino tem de entrar já na tua lista!

Novembro – Serra da Estrela

    A Serra da Estrela é sinónimo de destino de inverno e, de preferência, coberta por um manto branco. Provavelmente é esta a primeira imagem que te surge quando se fala de neve, mas fica a saber que é um destino promissor para qualquer mês do ano! Aliás, na minha opinião é nas estações intermédias que se lhe pode tirar o maior proveito. Com flores, um tapete verdejante ou folhas castanhas, é sempre bonita! 

    Dedica uns dias para a palmilhar e, especialmente neste mês de novembro, é obrigatório fazer a Rota das Faias: uma mancha de floresta completamente revestida de folhas amarelas e castanhas :)

Dezembro – Óbidos

    Entra a contagem decrescente para o natal e isso pede visitas a mercadinhos. Óbidos entra no espírito de uma maneira muito própria e não há como resistir à forma como se vive esta quadra. Não é por acaso que é apelidada de Vila Natal e espero que neste ano as ruas, minuciosamente decoradas, se encham de pessoas como nos anos anteriores :) Ah… Caso esteja frio não te preocupes, bebe uma ginjinha para aquecer :P 


*

    Podia dar mais uma dezena de sugestões e continuariam a ficar de fora destinos maravilhosos. Portugal merece ser explorado de norte a sul e um dos objetivos para este 2021 é precisamente continuar essa epopeia :) 

    No entanto, não minto. Também estou a fazer figas para poder voltar a conhecer destinos além fronteiras! Se queres tirar umas ideias nesse campo, as 12 sugestões de 2020 continuam atuais (nem vale a pena explicar as razões...) :P 


Segue todas as minhas aventuras no Instagram do Blog 100 Fronteiras :) 

Comentários