Guia de praias fluviais do interior


Quem me conhece, ou já segue há algum tempo, sabe perfeitamente que não troco a água cristalina e fresquinha dos arredores da Serra da Estrela por nada. Cresci na Vila do Carvalho, a quatro quilómetros da Covilhã e, enquanto uns têm o mar como perdição, eu tenho o deslumbre pelos poços, ribeiras e rios. A paisagem envolvente, geralmente com contornos de verde, é sinónimo de “casa” e, a água fresca, bem fresquinha na maioria dos casos, é o meu elixir revitalizante. Nestes sítios vive-se a natureza e respira-se paz e tranquilidade. Estes são os meus lugares felizes e quando me falam de verão a imagem mental que logo me ocorre é uma montanha verde, com um belo poço de água corrente e pedras redondas ao seu redor.
Nos últimos anos tem sido visível o aumento de interessados em descobrir o interior e os seus encantos, sobretudo na estação quente. A minha garantia é que, muito ao contrário do que ainda se vai pensando, aqui não te vai faltar o que explorar, principalmente se fores adepto de andar sempre com os pés de molho :P

     Entre ribeiras, rios e praias fluviais, vou aqui deixar algumas sugestões de sítios para te poderes refrescar nos dias em que os termómetros marcam 40o à sombra.

Ribeira e Praia fluvial da Vila do Carvalho

     Que sorte a minha de ter crescido numa terra onde não faltam opções para tomar banho! É daqui que sou natural e são estes sítios que me são tão queridos :)

            
     O Poço das Cambalhotas guarda milhares de aventuras minhas e dos meus amigos. Era aqui que passávamos o verão quando ainda tínhamos a sorte de ter três meses de férias. O poço é pequeno, a água dá pelo peito e é fresquinha, mas tem uma paisagem envolvente extraordinária! Não falta espaço para colocar a toalha e, para os mais aventureiros, há muitas pedras de onde dá para saltar e mergulhar.


     Dadas as características naturais deste espaço, há uns anos foram implementadas umas comportas que estancam a água e formam a então praia fluvial da Vila do Carvalho. É bastante grande, pelo que dá para nadar à vontade. No centro é mais fundo, mas nem por isso perigoso.



    O mais interessante é que podes conhecer este espaço num dois em um, visto que o poço e a praia fluvial ficam no mesmo local, a uns escassos metros de distância (ou neste caso, umas pedras…)!

            
    É muito fácil de localizar: basta colocares como destino a junta de freguesia e encontras este pequeno paraíso nas suas traseiras. Há um parque de estacionamento gratuito e ainda um bar.


Piscina natural do Paul e praia fluvial

     
    A piscina natural do Paul, também conhecida como Poço do Zé Azinho, é, sem sombra de dúvidas, um dos cantinhos mais bonitos que conheço! Parece que este poço foi encaixado no meio desta rocha gigante, que torna o cenário completamente idílico. A par disso, é alimentado por esta magnífica cascata. Se nas fotografias é bonito, ao vivo e a cores é muito mais! Cá por cima, corre um pequeno riacho. Lá para baixo, a água continua o seu curso pelo meio da vegetação.

           
     Esta piscina natural conta ainda com uma vantagem enorme, é que tem areal, o que faz com que a entrada na água seja gradual. Assim sendo, dá para delícia dos miúdos e graúdos, uma vez que os mais pequenos se podem divertir na zona mais baixinha e os maiores nadarem livremente até à zona mais funda. Na areia ou nas pedras, a área é bastante grande para estender a toalha.


O acesso é consideravelmente fácil, uma vez que do estacionamento à entrada são dois ou três passos e tens de caminhar apenas uns 10 metros até à beira da água. Também tem um bar que está aberto nos meses de verão.

Praia Fluvial do Espelho de Água


     Quanto à praia fluvial, esta é enorme e tem um espaço de relva bastante grande a todo o comprimento. Aqui nunca nadei, mas deu para perceber que há partes bastante fundas. Ao contrário da piscina natural, a água é mais parada e por isso menos clara.

Praia Fluvial de Unhais da Serra


     É caso para dizer “quem a viu e quem a vê”. A praia fluvial de Unhais da Serra foi recentemente intervencionada e o espaço está espetacular! É bastante grande e a água é corrente e completamente translúcida. À cabeça, é como se tivesse um poço mais pequeno, com algumas cascatas. Óbvio que esta é a minha parte preferida e a que considero mais bonita! Depois, o curso parte daqui e vai dar à parte maior.


     O terreno envolvente é composto por relva e árvores que dão ótimas sombras. Passa-se aqui um dia em beleza!


     Tem um bar com esplanada onde servem refeições ligeiras. O acesso é extremamente fácil, já que é servido de um parque de estacionamento logo à entrada.

     Esta praia fluvial fica apenas a 10km da vila do Paul, por isso, podes fazer aqui um pequeno périplo e conhecer todas estas maravilhas naturais. Se ainda quiseres complementar mais o programa noutro dia, então segue para as Cortes do Meio. Tem imenso para explorar e ultimamente tem ganhado muita popularidade. Apesar de ficar tão perto da minha terra natal, ainda não parti à descoberta para estas bandas. Ups… É uma grande falha a ser colmatada!

Praia Fluvial da Devesa, Sabugal


     O Sabugal, que já pertence ao distrito da Guarda, tem várias praias fluviais. O difícil é mesmo escolher, mas como alguma tinha de ser a primeira a visitar, optei pela da Devesa. Foi mais uma agradável surpresa! O espaço é bastante grande e acolhedor. Tem relva, imensas sombras, mesas de piquenique, um parque infantil para as crianças, um bar e… Duas coisas que me conquistaram assim que lá cheguei: uma vista desafogada para o castelo do Sabugal, esta que é uma das cinco vilas medievais, e ainda atividades aquáticas! 


     É verdade, aqui podes alugar um kayak ou uma gaivota para dar uma voltinha pelo rio. Claro que que não resisti e fui desenferrujar a minha prática de kayak :P Ambos têm o custo de 3€ por meia hora e de 5€ por uma hora, tendo capacidade de até três pessoas. É uma ótima aposta para passar um dia em família.


     Relativamente à água não fiquei muito convencida. Já deu para perceber que gosto de água transparente, mesmo que seja mais fria. Aqui estava fria e um pouco escura, pelo que não me deu sequer vontade de nadar.


     Se quiseres continuar o teu passeio por aqui, podes fazê-lo pelas praias fluviais da Rapoula, Vale das Éguas e ainda Quadrazais. Se mesmo assim não for suficiente, então continua o teu caminho até à praia fluvial do Meimão :)

Praia Fluvial de Valhelhas


    Já perdi a conta a quantos verões acampei em Valhelhas. É uma das melhores e maiores praias fluviais da região centro, ou pelo menos das que gosto mais. Tem uma área bastante grande, no entanto, também é das que tem maior procura. Uma das principais características, é que tem um parque de campismo com ótimas condições e a um preço bastante acessível. Aqui os dias passam devagar e é um ótimo sítio para relaxar.

Praia Fluvial do Sameiro

Fotografia: Câmara Municipal de Manteigas

     O Sameiro é outra das praias fluviais mais cobiçadas. Prima pelo seu tamanho, pela paisagem envolvente de uma das mais bonitas encostas da Serra da Estrela e ainda faz as delícias de quem procura água natural para se refrescar. Sim, apesar da proximidade com Valhelhas, fica apenas a 10km de distância, a água aqui tende a ser um pouco mais fria (mas isso não é impedimento nenhum, acredita!).
     Também tem um parque de campismo, onde acampei uma vez. Se procuras atividades diferentes, esta pode ser uma ótima escolha uma vez que é aqui que fica a pista de sky artificial, o Sky Parque. A par disso, ainda podes praticar algumas modalidades radicais como slide, rappel, escalada, canoagem, entre muitas outras :) 

Praia Fluvial do Vale do Rossim


    Não sei como é que em tanto tempo, só conheci esta maravilha da natureza recentemente! O Vale do Rossim é a praia fluvial mais alta de Portugal. E queres saber a melhor curiosidade? É que a água é quente! Também fiquei impressionada e isso foi um dos fatores que me levou a colocar este sítio num dos meus preferidos!


    Para começar, o Vale do Rossim está em perfeita comunhão com a natureza. Esta paisagem é fantástica e só por isso já ia ganhar o meu encanto! Depois, tem uma área envolvente gigante. E quando digo que é gigante, é mesmo. Entre areal e rocha, até podes escolher o que tens maior preferência e aí ficar. O dia que aqui passei foi sem dúvida um dos melhores das minhas férias.

            
     Não falta espaço para te esticares e é o sítio perfeito para um piquenique! Também não tens de te preocupar onde vais deixar o carro, porque o podes estacionar em qualquer parte do caminho. Tem um bar na parte central e ainda fazem aluguer de material* para a prática de SUP (stand up paddle) e kayke. 
     Se o teu percurso para chegar aqui for pelo lados das Penhas Douradas, não percas a oportunidade de conhecer duas das casinhas de pedra da Serra da Estrela :) 

*Este ano, dadas as condições sanitárias atuais, o bar não faz aluguer de material. No entanto, costuma estar uma empresa a fazer esse serviço.

Praia Fluvial de Loriga


     Este ano Loriga anda nas bocas do país. Faz parte do concelho de Seia e parece-me que nunca teve tanta popularidade como agora. Na verdade, essa curiosidade não é nada descabida! Esta praia fluvial é mesmo muito bonita e chega a parecer um cenário de filme. Digamos que tem um caudal central e posteriormente forma um conjunto de piscinas naturais.

            
     No dia em que a fui conhecer chovia torrencialmente, portanto não posso garantir a pés juntos, mas, provavelmente esta não é das praias fluviais mais espaçosas. Se queres um bom lugar, o melhor talvez seja ires um pouco mais cedo, sobretudo no mês de agosto.
     Há estacionamento a uns metros da entrada e é bastante fácil de encontrar uma vez que fica mesmo à beira da estrada. É certo que lá vou voltar assim que haja oportunidade, por isso esta sugestão ficará mais completa :)

Janeiro de Cima


     Janeiro de Cima é uma das 27 aldeias inseridas na rede de Aldeias de Xisto. Mais do que casas tradicionais desta região, tem a praia fluvial da Lavandeira. Fica na margem esquerda do rio Zêzere e tem como símbolo as barcas que faziam a travessia do rio de pessoas, animais e mercadorias. Aliás, a expressão “ó da barca” ficou gravada na memória de todos os locais que assim gritavam para chamar o barqueiro que fazia este percurso.


     A praia fluvial tem um espaço relvado bastante acolhedor onde estão disponíveis mesas e até um assador comunitário. Se andares uns metros, encontras uma nora, que também lhe serve de imagem de marca. Aí podes seguir pela ponte que te leva à outra margem.         


A água tem uma temperatura agradável, mas não é das mais límpidas onde podes mergulhar.



Janeiro de Baixo


     Se Janeiro de Cima o é, Janeiro de Baixo também se insere na rede de Aldeias de Xisto. Apesar da proximidade, estas praias fluviais pouco têm em comum. Esta é servida por um extenso areal e de frente fica uma encosta verdejante (infelizmente agora um pouco menos dados os incêndios deste verão). É uma área bastante agradável, com ótimas condições e vigiada. A água, com a mesma temperatura, deixa o desejo de ir a banhos e todo este conjunto fazem um quadro perfeito para um dia bem passado!

            
     Em ligação com a praia fluvial há um parque de campismo e a ele juntam-se também um parque infantil, desportivo, de lazer. É por isso que é chamada de “aldeia dos cinco parques”.

     Se quiseres continuar a explorar as águas desta zona, podes seguir cerca de 11km e fazer uma paragem na barragem de Santa Luzia. É certo que não te vais arrepender :)

Praia Fluvial do Sesmo


     A aldeia do Sesmo fica lá meeeeesmo ao fundinho, literalmente. Não quero deixar os naturais tristes, mas a verdade é que esta praia fluvial só consta nesta lista precisamente para dizer que não é um sítio que recomende. Não conheci a aldeia, pelo que até pode ser interessante, mas quanto à área fluvial, esta é pequena e sobretudo pouco cuidada.
    Sinceramente, mais parece uma piscina. A água estava escura e dava pela cana da perna. O lugar tem potencial, por isso espero que façam melhorias e, se alguém souber que está com melhores condições, que me diga que eu vou lá espreitar :)

Barragem e Praia Fluvial de Penha Garcia


    Fiz aqui um zig zag no mapa, uma vez que Penha Garcia pertence a Idanha-a-Nova. Bem, esta vila surpreendeu-me ao ponto de ter planeado passar o dia a conhecer Monsanto, mas decidi parar para ver a praia fluvial e aqui fiquei.
     Devido a um engano de trajeto, fui parar à barragem, que nem sabia que existia. E não é que é fantástica? Tem imenso espaço para estar e para nadar. Foi estender a toalha no chão, tirar a merenda e fazer um belo piquenique com esta vista. Perfeito!


     Depois de conhecer a zona histórica e subir ao castelo, vi do miradouro que a praia fluvial do Pego ficava lá ao fundo. Meti-me num atalho e lá fui à descoberta. Fiquei impressionada com o nível de pormenor e detalhe que esta praia fluvial tem. Apesar de popular por esta zona, e de receber muita gente, está extremamente bem cuidada! Chega a parecer uma área privada. A cascata faz cobiçar o lugar, mas acredita que há muito mais do que isso!


         
   
     Na lateral há uma zona de terra e árvores, portanto espaço também não falta por aqui. Entre a zona histórica e a vasta oferta fluvial, Penha Garcia é sem dúvida um sítio a ir e, para mim, a voltar :)



            Ainda tenho muitos sítios para descobrir! Esta é a prova máxima de que o interior é promissor e tem muitos tesouros guardados. À medida que o for fazendo vou acrescentando essas sugestões a esta lista. Caso não sejas um grande adepto de água fria, o truque é suster a respiração e ir, a partir daí é só sentir a natureza no seu estado mais puro :P Não, não há melhor sensação do que essa :D

Segue as minhas aventuras no Instagram :)

Comentários

Enviar um comentário