Serra da Estrela em 3 dias - Roteiro


    A Serra da Estrela é um dos cantinhos mais bonitos do nosso país. Para os amantes da natureza este é um destino obrigatório. A paisagem muda ao ritmo das estações e os quatro elementos da Terra estão aqui bem presentes. O ar é realmente diferente, é puro, assim como a água, que é abundante nas lagoas e barragens. Não as vais descobrir todas, mas vais ficar encantado por aquelas que passares. O gelo é a imagem de marca. É no inverno que as atenções se viram para ela, coberta com um manto branco. No entanto, é no calor do verão que lhe podes tirar o maior proveito. 

    Nas pedras de granito estão as marcas da História, com milhões de anos de mudança e transformação. Os montes eram as casas a céu aberto dos pastores. A eles se deve o sagrado queijo da serra e a medalha de ouro pelo contributo que tiveram no desenvolvimento da indústria da lã, tão importante para esta região ainda nos dias que correm. 

    A Serra da Estrela tem todo o meu coração. É aqui que estão as minhas raízes, não fosse eu, nascida e criada, na bela cidade da Covilhã :)

    Da área da Serra da Estrela fazem parte seis concelhos (Covilhã, Seia, Guarda, Manteigas, Gouveia e Celorico da Beira). Quer portanto isto dizer que nem um mês seria suficiente para explorar tudo. Neste roteiro vão ficar apenas sugestões do que podes conhecer nas cotas mais altas. Os municípios ficarão para outras ocasiões. 

    Sê muito bem-vindo ao Geopark da Serra da Estrela, ao ponto mais alto de Portugal continental e, claro, a parte da minha terra natal :)

O que visitar

Miradouro da Varanda dos Carqueijais 

    Apesar de existirem vários pontos de entrada na Serra da Estrela, é pela Covilhã que o faço sempre e a razão já é conhecida. Se também começares a tua subida por aqui, então o primeiro ponto de paragem será no novíssimo Miradouro da Varanda dos Carqueijais. 

    Este miradouro foi intervencionado em 2020 e está maravilhoso! A paisagem é a de sempre, percorre a cidade, vilas e aldeias até onde a vista não alcança mais. A estética é outra, moderna, charmosa e elegante. Agora sim, está como deve de estar! 

Penhas da Saúde

    É nas Penhas da Saúde que fica a cota máxima permitida para habitação. Por isso, é aqui que fica o Luna Hotel, os Chalés Montanha, a Pousada da Juventude vários alojamentos locais (incluindo o meu, mas isso já lá vamos :P), casas de férias, os restaurantes e cafés. Por isso, há aqui uma espécie de vila que certamente vais gostar de conhecer. Faz uma caminhada pelo meio das casinhas, vais ter muitos pormenores com que te surpreender :) 

Piscina das Penhas da Saúde 

    Talvez não saibas, mas nas Penhas da Saúde há uma piscina pública! Se estás de visita à Serra da Estrela no verão, de certeza que vais querer passar um dia aqui. Está em plena comunhão com a natureza e o espaço é mesmo muito agradável. É servida de água corrente, por isso prepara-te para respirar fundo quando deres o primeiro mergulho :P O preço de entrada varia entre 1.50€ e 4€ por pessoa. 

Lagoa do Viriato 

    Se estiveres pelas Penhas da Saúde, ir até à Lagoa do Viriato pode ser uma das primeiras caminhadas a fazer. O percurso é de 1.5km e não tem qualquer nível de exigência uma vez que é feito pela estrada. Tens possibilidade de fazer várias paragens para apreciar a paisagem e outros caminhos interessantes que certamente te vão encher a vista. É tão bonita coberta de neve como iluminada pelo forte sol do verão. Um dos melhores pores do sol que já vi na vida foi mesmo aqui, com o céu completamente cor de rosa e laranja! 

Esta fotografia tem cerca de 10 anos. Não existiam filtros :)    

    Não é permitido nadar, mas é o espaço perfeito para um piquenique. Caso decidas ir de carro é muito fácil estacionar. 

Miradouro do “Elevador”

    Quem passa pela estrada não dá nada por esta estrutura. Está abandonada e com aspeto de que não pertence a este espaço. Era a base do que seria um teleférico com ligação à Torre (pelo menos é o que ouço desde miúda), mas não passou de um projeto inacabado e falhado. O que talvez não saibas é que tem uma vista panorâmica soberba! Não o vais encontrar no mapa, mas basta ires até ao Centro de Limpeza de Neve e seguires pela estrada secundária. Não tem como enganar, até porque não tem saída nem mais nada a não ser esta construção de tijolos. 

    A paisagem é digna de um postal e se fores ao final do dia e se o tempo o permitir, os raios de sol dão-lhe uma magnitude extra! 

Nave de Santo António

    A Nave de Santo António é esta zona mais baixa, do lado oposto da estrada do miradouro do “Elevador”. É popularmente conhecida como “Relvão” e há umas dezenas de anos era permitido acampar aqui. Agora, tal como toda a área da Serra da Estrela, é uma área protegida. Há aqui uma espécie de erva única no mundo, logo este é um local especial! Se olhares com atenção, vais perceber que está uma pequena casinha aqui. É na verdade a capela de Santo António da Argenteira :)

    Há milhões de anos estava aqui um grande glaciar!

Cântaros

    Não precisas de sair de onde estás. Uma vez na Nave de Santo António, basta olhares em frente para admirar os famosos Cântaros da Serra da Estrela. Da esquerda para a direita podes ver o Cântaro Gordo (1875m), o Cântaro Magro (1928m) e o Cântaro Raso (1916m). Já tenho o desafio marcado de ir subir o Cântaro Magro e claro que vou partilhar essa experiência aqui :P Os cântaros são grandes maciços rochosos que resultaram da ação dos glaciares que ali existiam. Já o nome parece derivar do facto de a Serra da Estrela ser abundante em água. É tanta que parece que algumas montanhas estão cheias dela e fazem lembrar cântaros.

    Se decidiste fazer uma caminhada desde as Penhas da Saúde, podes dar por terminado o teu percurso e regressar. No total, ida e volta, serão cerca de 5.5km. 

Senhora da Boa Estrela

    A estrada nacional 339 é a que faz a ligação à Torre. É feita de curvas e contra-curvas e de uma beleza extraordinária! Um dos pontos de paragem obrigatórios é na icónica Senhora da Boa Estrela.

    Foi esculpida nesta pedra como forma de homenagem por ser a protetora dos pastores que por estas montanhas fazem a sua vida. Lá em cima, no altar, há sempre velas e flores como oferendas.

Miradouros

    Durante este percurso há mais de uma mão cheia de miradouros onde podes facilmente parar o carro e observar a paisagem. Um dos meus preferidos é junto ao Cântaro Magro. É impossível não ficar abismado com as formas e a dimensão da Natureza! Nenhuma fotografia é capaz de mostrar o que é realmente este lugar. 

Túnel de pedra

    São muitos os curiosos que param por aqui para apreciar este túnel. Esta construção foi necessária para permitir a passagem até à Torre. Ainda que seja apenas um túnel, o único aqui existente, não deixa de ter a sua beleza. 

    Para mim é ainda mais impactante a vista que se tem deste ponto.  

Torre

    Chegaste aos 1993 metros de altitude. Este é o ponto mais alto de Portugal continental! Esta zona é conhecida por Torre e não é por acaso. Há aqui mesmo uma torre! Aliás, ela foi mandada construir para que assim fossem atingidos os dois mil metros.

    Quanto às duas bolas, chamemos-lhe assim, que são uma das imagens de marca da Serra da Estrela, não são mais do que antigas bases da GNR. 

    Não há uma vista panorâmica melhor do que esta! Podes observar dezenas de montanhas recortadas e vales que não têm fim. Na verdade, nos dias de verão é possível avistar daqui o mar da zona da Figueira da Foz!

    Como paragem obrigatória tens também as lojinhas de comércio regional. Desde queijo da serra, a presunto, enchidos, licores, bolos tradicionais a roupas feitas de lã, estes espaços podem ser uma autêntica perdição! Ainda por cima podes provar vários produtos antes de comprar. O difícil é mesmo escolher qual deles vai para casa…

Estância de Ski

    É mesmo aqui que fica a única estância de ski de Portugal. Funciona apenas no inverno e quando há neve. Ups… Sou uma falsa serrana quando tenho as montanhas ao pé de casa e nunca experimentei fazer ski (mas sou ótima na prática de sku, como quem diz, escorregar com uns sacos de plástico :P)… Tenho de alterar isso o quanto antes! Se quiseres saber mais informações, este é o site oficial onde podes esclarecer as tuas dúvidas. 


    Já durante as outras estações é comum as telecadeiras estarem a funcionar para proporcionar uma atividade diferente aos turistas. 

Lagoa Comprida 

    Da Torre à Lagoa Comprida são cerca de 10km de distância. É uma das jóias da Serra da Estrela. O nome assenta-lhe que nem uma luva uma vez que tem 1200 metros de comprimento. É verdade, é mais de um quilómetro! Além disso, tem uma capacidade de armazenamento de 14 milhões de metros cúbicos de água. É realmente muito bonita e já me deu uma das melhores paisagens do dia quando fiz o percurso até ao Covão dos Conchos. 

    Nos meses de verão é possível fazer aqui Stand Up Paddle. Quando o fizer, partilho a minha experiência. 

Covão dos Conchos

    A Serra da Estrela guarda muitos segredos e um deles é o Covão dos Conchos! Nos últimos anos, este “buraco”, tornou-se famoso e levou muitos curiosos a percorrer o trilho de 5km para o conhecer. O percurso vale tanto a pena como a chegada à meta. É um lugar completamente enigmático que merece toda a tua atenção quando estiveres a planear uma ida à Serra da Estrela. O trilho não é propriamente exigente, mas podes contar com pelo menos 1h30 para cada lado. Compreendo que já estejas completamente empolgado para te fazer ao caminho, por isso tens toda a informação que precisas neste artigo para saberes como lá chegar :)

Vale do Rossim

    No verão de 2020 dediquei-me a percorrer várias das praias fluviais do interior. Não sei como é que ainda não conhecia o Vale do Rossim. É a praia fluvial mais alta de Portugal e é incrível como a temperatura da água é quente! O espaço em si é lindo, enorme e tudo o que se procura para respirar fundo e agradecer ao mundo por existirem sítios assim. Fiquei mesmo encantada e tornou-se num dos meus sítios preferidos. Acredito que com neve seja um cenário de sonho! 

Como chegar: Podes partir da Torre ou da Lagoa Comprida. Ou então, podes seguir pelo Covão D’Ametade ou do Poço do Inferno. Ambos os percursos são cheios de curvas e contra-curvas e podem levar mais uns minutos do que diz o GPS. Não te preocupes que a estrada está em ótimas condições, mas é assim a configuração do terreno de montanha. 

Casinhas de pedra 

    Como já referi aqui, as montanhas eram as casas dos pastores. Chegavam a ficar meses nas terras altas com o seu gado. Claro que precisavam mais do que o céu estrelado para se abrigar, por isso construíam casas de pedra. É muito comum te deparares com elas ao longo da vasta área. E é no caminho para o Vale do Rossim que ficam duas das que já mais gostei de conhecer. Neste artigo estão todos os detalhes para as poderes encontrar

Vale Glaciar do Zêzere

    Se há um lugar que me deixa sempre de boca aberta quando o vejo é o Vale Glaciar do Zêzere. Com 13km de extensão este é um dos maiores vales da Europa. A sua forma de “U” deve-se à presença de gelo no cimo das montanhas, onde são bem percetíveis os vestígios da última época glaciar, há milhares de anos.  

    É inacreditável imaginar que este espaço já esteve coberto de gelo. Aliás, a língua deste glaciar vinha desde a Nave de Santo António até onde hoje é Manteigas. Em algumas partes chegava a atingir 300 metros de espessura! É um dos lugares mais especiais e daqueles que não podes mesmo perder. 

    Há já algum tempo que quero fazer todo o seu percurso a pé. Estou a contar que se concretize depois deste inverno :)

Como chegar: Junto ao Centro de Limpeza de Neve há um cruzamento com uma indicação para Manteigas. Deves seguir a EN338 por cerca de 3km. Vais encontrar vários miradouros, no entanto, o meu preferido fica bem próximo do Covão D’Ametade. 

Covão D’Ametade

Covão D'Ametade no inverno.

    O Covão D’Ametade é para mim um dos cantinhos mais bonitos e especiais do mundo! Venho aqui várias vezes por ano, ao longo das diferentes estações, e é como se o visse sempre pela primeira vez. A paisagem muda completamente. As cores são sempre diferentes. Nem consigo dizer qual é a minha época preferida para o visitar. Cada uma delas tem a sua beleza singular. Se há lugares encantados neste planeta, pois este é um deles! E sabes que mais? É aqui que nasce o Rio Zêzere, na base do Cântaro Magro. 

    É permitido acampar e também há mesas para piqueniques. Tudo perfeito :)

Covão D'Ametade no verão.

    Bem, eu disse que as minhas sugestões iam ficar pelas cotas mais altas, mas tanto o Poço do Inferno como a Rota das Faias, já em Manteigas, merecem estar no teu roteiro.

Poço do Inferno

    Uma vez que te encontras nesta estrada continua o teu percurso. Na verdade, vais percorrer todo o Vale Glaciar do Zêzere, com vários miradouros onde podes parar para observar a paisagem. Partindo do Covão D’Ametade são em média 20 minutos até chegares ao Poço do Inferno. 

    Podes aceder a ele logo à beira da estrada, subindo umas “escadinhas” improvisadas pelo relevo da pedra, ou então há um percurso circular de 2km. 

    Esta cascata é enorme e maravilhosa! No inverno é quando está mais robusta, mas fica a saber que no verão também se dão belos mergulhos aqui. Se és um fã de cascatas, não podes perder esta por nada! 

Rota das Faias

    Ouvi falar da Rota das Faias há relativamente pouco tempo e não dei sequer hipótese de guardar a visita para outra altura, fui logo lá na primeiríssima oportunidade! Creio que é daqueles percursos que são agradáveis de fazer em qualquer altura do ano, mas meu amigo, novembro é o mês! As árvores vão-se despindo e cobrem por completo o chão de castanho e amarelo. Nem nas bandas desenhas os cenários são tão perfeitos. Senti que estava a fazer parte de um cenário de ficção, porque nunca tinha visto nada assim, nem sequer parecido. É lindo, lindo, lindo! 

    Nesta manhã estava com o tempo contado, por isso fiz apenas metade do percurso, uma vez que a estimativa é de quatro horas de duração. Logo que possível vou voltar para o completar e poder ser mais específica quanto ao nível de dificuldade. Dos dois quilómetros que fiz a exigência era baixa. O terreno era completamente plano (e cheio de folhas de outono :D). 

Onde ficar

    Uma vez que a Serra da Estrela tem uma área muito vasta, há muitas zonas que podem servir os teus interesses relativamente ao alojamento. No entanto, sem sombra de dúvidas que a melhor localização, pela sua centralidade, é nas Penhas da Saúde. 

    Vou já poupar-te a pesquisas, porque a melhor é, claro, a Serra da Estrela Guest House, o meu alojamento local :) fica a cerca de 1500 metros de altitude, mesmo ao lado do Luna Hotel e dos Chalés Montanha. Está equipado com todos os utensílios necessários e é uma típica casa de montanha com o interior forrado a madeira. Podes ver todas as características neste artigo e para mais informações ou reservas basta entrares em contacto comigo via redes sociais ou email (ainda tens direito a um descontinho :p). 

Onde comer

    A Serra da Estrela não tem mercearias onde te possas abastecer de produtos alimentares, por isso tens de fazer as tuas compras na cidade, por exemplo na Covilhã, em Seia ou em Manteigas. Consegues alguns produtos de primeira necessidade, mas a preços consideravelmente mais elevados. 

    Quanto a restaurantes, tens algumas opções, como a Casa do Clube, o Alta Clube, a Varanda da Estrela, o restaurante Medieval ou Puro Serra da Estrela (ambos pertencem ao Luna Hotel) ou então na Pousada da Juventude. A Casa do Clube é dos espaços que mais gosto aqui. Antes funcionava apenas como café (com um chocolate quente divinal) mas atualmente também servem refeições. Não posso precisar o preço porque ainda não experimentei esta nova modalidade. Já almocei na Pousada da Juventude e estava divinal. Provavelmente já sofreu alguma alteração de preço, mas diria que uma refeição ronda os 10€ por pessoa. Caso tenhas interesse em algum deles, recomendo que ligues para te certificares que estão abertos. Todas estas opções são nas Penhas da Saúde.

Como chegar

    Para acederes à Serra da Estrela tens várias hipóteses de entrada: pela Covilhã, por Seia, Manteigas, Gouveia e Loriga. O percurso que eu faço sempre é pela Covilhã, uma vez que é a minha cidade. Na verdade, esta é a melhor entrada, sobretudo no inverno. Como deve ser do teu conhecimento, quando neva é muito frequente que os acessos sejam encerrados. Quando há possibilidade de reabertura, é este o primeiro troço a ficar transitável, porque é deste lado que ficam os hotéis e todos os outros alojamentos. 

    Para umas férias ou uma escapadinha é fundamental teres carro para te deslocares. Não há sequer transportes públicos que façam este percurso. O melhor que vais conseguir é um táxi desde uma das cidades, mas isso fica dispendioso. 

Melhor altura para visitar

    Esta é a típica pergunta para queijinho (da Serra da Estrela, claro!): qual é a melhor altura visitar. Sinceramente, qualquer dia do ano é perfeito para que venhas descobrir estas montanhas. No entanto, a tua escolha deve recair sobre os teus objetivos. Se quiseres vir numa época de neve, de meados de dezembro a abril podes tentar a tua sorte. Uma vez que é um fenómeno natural, só São Pedro saberá quando é que o manto branco chega. Se, por outro lado, quiseres realmente conhecer os sítios, fazer caminhadas e explorar ao máximo, então diria que as restantes estações. O inverno pode ser muito rigoroso e algumas zonas tornam-se difíceis de aceder, como a própria Torre. 

    Há muito, mas muito mais para conhecer na Serra da Estrela. Diria que estes são os pontos imperdíveis, mas se tiveres mais tempo não te poupes a caminhadas! A natureza tem sempre forma de te surpreender a cada passo. Espero que desfrutes ao máximo e voltes sempre, porque esta serra merece ser conhecida em todas as estações e com todas as suas cores. 


Segue as minhas aventuras no Instagram :)



Comentários

  1. Obrigada por partilhar seu conhecimento da região com tanto carinho. Consegue colocar nestes relatos toda a alma e amor que tens pelo local. Vou visitar a serra da Estrela no final de Abril próximo e anotei suas dicas. Muito obrigada mesmo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário