Como conhecer as casinhas de pedra da Serra da Estrela



    A Serra da Estrela é a maior serra de Portugal continental. Tem 1993 metros de altitude, aos quais foi acrescentada a emblemática Torre para chegar aos 2000 metros, e insere-se em seis municípios (Guarda, Manteigas, Gouveia, Seia, Celorico da Beira e a minha sempre querida Covilhã, de onde sou natural). É a maior área protegida em solo português e, por isso, é extremamente rica em fauna, flora e ainda recursos hídricos, uma vez que aqui nascem três rios: o Mondego, o Zêzere e o Alva.
     Quanto mais a vou descobrindo, mais cresce o meu encanto por ela. Esta serra é um mundo cheio de surpresas! Entre as montanhas, vales glaciares, lagoas e a barragem, nunca te faltam trilhos para percorrer. As paisagens são de cortar a respiração, o que até é controverso, uma vez que prima pelo ar puro! É por aqui e por ali que vais encontrando cantinhos sem igual, alguns deles podem mesmo ser casinhas de pedra :)

Casa da Fraga


   O ar puro da Serra da Estrela tornou-se um elemento de interesse e consequente procura por aqueles que iam em busca de saúde ou descanso. Isso levou à construção de sanatórios e deste tipo de casinhas um pouco por toda a área, com especial destaque para a zona das Penhas Douradas. São de granito e enquadram-se completamente na paisagem natural.
    Esta habitação, conhecida como Casa da Fraga, é originalmente chamada de Casa de Alfredo César Henriques, o primeiro tísico pulmonar a ser tratado em Portugal.
    A passagem do tempo, e a queda de um trovão, leva a que seja difícil que hoje se consigam identificar as divisões da casa, que até eram algumas. Lá dentro tudo parece amplo. Cá fora parece um cenário de um filme de época.
    

    Podes encontrar a Casa da Fraga uns metros à frente da placa indicativa do observatório meteorológico das Penhas Douradas, isto no sentido Penhas Douradas – Vale do Rossim. Fica do lado esquerdo da estrada e tem uma placa identificativa com alguma informação, mas presta atenção, pode passar um pouco despercebida. Se o teu sentido for o contrário, conta com 750 metros a partir do Hotel Casa das Penhas Douradas.

Casa da pedra grande


    Esta casa não tem um nome próprio conhecido, por isso lamento a falta de originalidade pelo nome que lhe atribui. Daquelas que conheço, esta é a minha preferida. Mesmo antes de a ver ao vivo e a cores pela primeira vez, já o considerava um lugar especial. Porquê? Porque é um dos quadros que tenho como decoração na minha casinha da Serra da Estrela, no lado das Penhas da Saúde. Já agora, fica a saber que é um ótimo alojamento local e que basta enviares uma mensagem para te dar mais informações :P Por isso, de a ver tantas vezes, é como se fosse um lugar familiar.



    Por outro lado, e desta vez até por uma razão ainda mais pessoal, é porque o meu pai é um grande artista e faz esculturas em madeira. Então, também pelo facto de gostar tanto da fotografia do nosso alojamento local, decidiu fazer esta bela obra de arte! Tenho pena que a fotografia não faça justiça ao trabalho que aqui está e não mostre o nível de detalhe e pormenor.

    


























        Para encontrares a “casa da pedra grande” (quem sabe se o nome não pega), tens de andar uns metros acima do Hotel Casa das Penhas Douradas. Fica do lado direito da estrada e até é bem visível. Com uma caminhada de escassos metros, lá estarás tu, à porta da entrada :)

Casas dos pastores

    Provavelmente contam-se pelos dedos das mãos quantos pastores ainda se mantêm no ativo nos dias de hoje, mas há uns anos ainda eram muitos os que levavam os enormes rebanhos a pastar pela serra. Certamente que era duro, muito duro, passar os dias e as noites a guardar as ovelhas por aqui. Dada a transumância, os pastores ficavam algum tempo pela montanha sem regressar às suas casas. Por isso, construíam estas de pedra em jeito de abrigo para poderem pernoitar e até guardar mantimentos.
    Há vários exemplares pela Serra da Estrela e conheço alguns. Infelizmente não tenho nenhuma fotografia para poder dar como exemplo, mas fica prometido que trato do assunto o quanto antes! Há uma destas uns metros depois das traseiras da minha casinha das Penhas da Saúde :P

    Gosto muito de descobrir estes lugares e, sempre que o for fazendo, vou acrescentando aqui neste artigo :)


Segue as minhas aventuras no Instagram :)

Comentários