Como chegar ao Covão dos Conchos (Serra da Estrela)

    A Serra da Estrela guarda muitos segredos. Entre paisagens naturais e até outros onde o Homem meteu a mão, a serra mais alta de Portugal continental é um deleite para os amantes da natureza. Nos últimos anos, tornou-se famoso um lugar completamente enigmático! Foi através de drone que nos chegaram imagens que mais pareciam ser de outro planeta: um buraco no meio de uma barragem… Mas que filme de ficção científica poderia ser este? As imagens correram Portugal e países vizinhos, tornaram-se virais nas redes sociais e foram notícia na televisão. Todos desejámos ver aquele cenário ao vivo e a cores, com os nossos próprios olhos. E, para que nada te falte, calça as sapatilhas e faz-te ao caminho. É para o Covão dos Conchos, na Serra da Estrela, que tens de te seguir!

    Não chegas aos 1993 metros de altitude máxima da Serra da Estrela, mas pouco fica a faltar. É na Lagoa Comprida que começa a tua caminhada e para isso recomendo desde já calçado confortável, roupa cómoda e água. Bem, um piquenique também não calha nada mal e, se o levares, vais agradecer-me no final! Esperam-te 5km para cada lado, uma média de 1h30 por trajeto. Podes pensar que é um tempo exagerado, também tive de testar por mim própria, mas é isso que vai levar!

    Uma vez junto à Lagoa Comprida, onde é bastante fácil estacionar o carro, segue pelas traseiras destas lojinhas. 

    Aqui vais encontrar esta área maior. O que tens de fazer é continuar pela direita. 

    A rota não está assinalada, mas nada temas, é relativamente fácil perceber o sentido do percurso. 

    O terreno é praticamente sempre plano, mesmo as subidas ou descidas não são sequer de exigência média. No entanto, isso não significa que não fiques com as pernocas cansadas. Há várias partes com muitas pedras e, caso tenha chovido recentemente, conta com a possibilidade de apanhar alguma lama e até teres de saltitar algumas pedrinhas. Nada que não faça parte de uma caminhada pela natureza!

    Os primeiros metros são junto à Lagoa Comprida. Vais perceber que este nome foi realmente bem aplicado. A lagoa é enorme, mas consegue ter uma beleza superior ao seu tamanho! Deu-me uma das vistas mais bonitas do dia, mas isso já lá vamos…

    A partir daqui é, basicamente, “seguir em frente”. Isto significa que só tens de continuar no caminho que já está traçado. 

    Mais do que chegar à meta, neste caso, ao Covão dos Conchos, faz por apreciar a paisagem. O percurso é maravilhoso! É possível que tenha chovido uns dias antes de ir, por isso encontrei uns “mini lagos”. 

    Aqui a paisagem muda consoante a estação do ano e vais aperceber-te disso com facilidade. Fica atento à vegetação, às suas cores e até aos cheiros. Este trilho tem mais para te dar do que certamente estás a pensar.

    Ora então, 5km depois e com o Covão dos Conchos já ao alcance da vista, vais ter de fazer algum “corta-mato”, ou seja, passar no meio dos arbustos até chegares à outra ponta, onde realmente se encontra o buraco. Uma vez atravessado o limite da barragem, desce a pedra e a partir daqui são meia dúzia de passos à Robin dos Bosques. Não te preocupes, a descrição detalhada pode parecer mais difícil do que realmente é. 

    E txaraaaaam! Chegaste :) A minha reação foi de perplexidade com o tamanho do buraco. Nas fotografias parece bem mais pequeno do que realmente é. Acredita, é enorme! A paisagem é surreal e o espaço envolvente teletransportou-me para um qualquer mundo onde vivem fadas e elfos. Mesmo sabendo que o buraco é construído (daqui a água vai até à Lagoa Comprida) e não um portal para outra dimensão, é de uma beleza extraordinária. 

    Fiquei aqui imenso tempo só a observar. Foi esta a minha vista privilegiada para o almoço (eu disse que era boa ideia trazer um piquenique, não disse? :P ). Soube mesmo pela vida! 

    O engraçado é que tentei fazer este percurso em junho, mas não se via um palmo à frente com tanta chuva e nevoeiro. Aqui, era final de novembro e estava um sol como se fosse verão :) Tanto é que apareceram dois corajosos que foram à água. Um deles tinha um relógio de mergulho e disse que a temperatura estava a 9ºc… Ainda me arrepio só de relembrar! O sol era quentinho, mas calma… Continua a ser novembro na Serra da Estrela :P 

    Aqui é fácil perderes a noção do tempo, mas tem em atenção que tens mais 5km para fazer. Se fores numa altura onde os dias são mais curtos, é importante ter isso em conta. A não ser que estejas provido de lanterna, não queiras regressar no cair da noite. 

    Cheguei à Lagoa Comprida já o sol anunciava que era quase hora de se pôr. A luz estava perfeita. As cores no seu melhor. Foi assim que tive a melhor imagem do dia.

    Aqui pode não parecer nada de especial, mas quando dei de caras com este cenário o corpo já acusava algum cansaço. Este era o marco de que não faltava muito para chegar. Juro que dei um valente “uau”, porque é mesmo um lugar lindo! Não sei porquê, mas lembrei-me de S. Miguel, nos Açores, e da admiração que expressava sempre que via uma nova paisagem. É mesmo assim. É mais uma prova de que não precisamos de ir muito longe para ficar arrebatados e com os olhos a brilhar. A Serra da Estrela é especial para mim, mas ainda que não fosse, continuava a ser dos lugares mais bonitos do nosso país. O Covão dos Conchos é só mais um cantinho maravilhoso a conhecer :)

Melhor altura para fazer este percurso

    A esta altura já te deves estar a questionar quando é que deverás fazer este trilho. Pois bem, todas as estações do ano são excelentes para visitar a Serra da Estrela, o mesmo digo para ires ao Covão dos Conchos. Caso esteja um dia de chuva e sobretudo de nevoeiro, aí deixa o plano para outro dia. Se por acaso estiver neve (não a nevar, logicamente), só tens de ter os cuidados habituais, sobretudo com o gelo para não caíres e te magoares. Uma vez que o trajeto é 95% plano, não considero que seja perigoso, pode sim ser mais cansativo. 

    Se optares pelo verão ou por um dia de maior calor, leva água contigo e mantém-te hidratado. As sombras são muito escassas e ainda são umas horas debaixo do sol. Opta por roupa confortável, sobretudo o calçado. Chinelas de enfiar no dedo ou saltos altos não vão ser amigos dos teus pés!

Comentários