Carvoeiro em 1 dia - Roteiro



    Não é surpresa para ninguém que o Algarve tem mil e um cantinhos para conhecer e, quanto a mim, tem sido um verão rico nestas descobertas a sul. Foi esta a região escolhida para a primeira escapadinha após o confinamento, sendo que os três dias em que lá estive foi de fazer render o peixe! Passei pela Praia da Luz, Lagos, Benagil, Portimão e Carvoeiro. Não queria descansar, farta de quatro paredes estava eu! Queria apanhar ar e sol, dar muitos mergulhos, carregar a alma de energia e encher o coração com aquele sentimento de “vamos partir em viagem”.
    Estava na praia de Benagil mas não era possível fazer o passeio de barco que me iria levar a conhecer a tão famosa gruta. Ao ir embora, por um erro de percurso, acabei no Carvoeiro. Não tinha qualquer plano de passar por aqui, mas tinha o tempo por minha conta para descobrir o que estivesse pelo caminho. Em boa verdade, vim parar ao sítio certo! O Carvoeiro, além de muito bonito, trouxe-me a melhor experiência desta escapadinha :)

Praia do Carvoeiro


    O Algarve tem dezenas de praias promissoras e a do Carvoeiro é uma delas. Apesar do areal não ser consideravelmente grande, a praia em si é muito bonita! Tem esta vista para a falésia e estas casinhas, cheias de cor, formam um cenário fantástico J Só esta imagem, é já uma carta-convite para passar um dia aqui.  

Algar Seco

    Não tenho vergonha de dizer que não conhecia nem que nunca tinha ouvido falar deste lugar. Segui as placas indicativas que levavam ao miradouro e, ao estacionar o carro, vi uns passadiços junto à costa. São 570 metros de percurso, por cima das arribas e com vista desafogada para o mar, que começam junto ao forte da Nossa Senhora da Encarnação e terminaram precisamente no Algar Seco. A determinado ponto desde circuito, é possível ver toda a costa até Sagres.



    Só isto já valia a caminhada, mas confesso que mais tarde ficaria desiludida se não tivesse estado atenta ao que me rodeava…

    A entrada é discreta e, como não ia ali com esse propósito, valeu-me a curiosidade. Vi um casal passar por uma cancela de madeira. À primeira vista até me pareceu que iam para uma zona proibida. Quando cheguei ao local e vi que era realmente uma passagem, também quis espreitar o que ali havia.


    Não foram precisos muitos passos para perceber que estava num sítio extraordinário e completamente diferente! O Algar Seco é um verdadeiro monumento natural que resultou da erosão das rochas.


    A área ainda é considerável e por entre escadas ali construídas a partir da própria rocha ou aos saltinhos de pedrinha em pedrinha, podemos ali ficar horas a contemplar esta arte da natureza. Sabes aqueles formigueiros gigantes que são quase autênticas obras de arquitetura (caso não saibas do que estou a falar faz uma pequena pesquisa)? Foi a melhor comparação que consegui arranjar: “estou dentro de um formigueiro gigante”.


    Estas formações geológicas dão lugar a túneis, arcos, janelas e até piscinas naturais. Em relação a estas últimas, há sempre que ter em conta o estado do mar na hora de ir a banhos.


    Por mais criativa que tente ser nas palavras, não há descrição que consiga passar a realidade deste lugar. É surpreendente e só os olhos conseguem captar esta beleza, uma vez que as fotografias também ficam muito aquém.


    É aqui que fica o famoso “Bar da Boneca”. Um bar cujo nome está relacionado com uma formação que, vista do mar, dizem ser semelhante a uma boneca. Não o fui conhecer, mas a vista é realmente promissora! Também há várias aberturas que fazem lembrar autênticas janelas voltadas para o mar. Este é talvez o ponto mais popular dentro do Algar Seco.

Forte Nossa Senhora da Encarnação


    Foi construído em 1670 com o objetivo de proteger esta zona dos constantes ataques de piratas. No entanto, em 1755 ficou fortemente danificado e, as várias reconstruções que se seguiram, dão-lhe o aspeto de hoje. Com vista para a praia do Carvoeiro, é a partir daqui que seguem os passadiços que te levam até ao Algar Seco.

Passeio de barco pelas grutas e algares


    Se na praia de Benagil o dia não começou de feição, foi já no final da manhã que aqui, na praia do Carvoeiro, consegui agendar uma tour de barco para conhecer as grutas e algares da costa algarvia. Foi uma hora e meia de pura aventura e descoberta! Passámos por mais de 10 grutas e fiquei a conhecer o tão famoso algar de Benagil.
   Se estás pelo Algarve e procuras fazer uma atividade diferente, esta é a minha recomendação! De certeza absoluta que não te vais arrepender e ainda me vais agradecer por ela :) Há um artigo só sobre este passeio onde tens toda a informação necessária!
    Tal como disse logo no início, esta foi a melhor experiência desta escapadinha :)

Centro da vila

   O centro da vila é muito pacato e merece uma visita. Tens algumas ruas só com restaurantes e lojinhas para poderes comprar a recordação da tua passagem por aqui.

Onde comer


    Dei algumas voltas pelas ruas até optar pelo local onde ia almoçar. O restaurante “A Rede” chamou-me a atenção pela esplanada e pelo grande quadro de giz que promovia dourada grelhada a 9€. Como o objetivo era comer peixinho, fiquei por ali.
   A dourada, que desde logo estava com ótimo aspeto e apresentação, vinha acompanhada por batatas douradas e legumes. Comeram os olhos e a barriga, porque estava realmente deliciosa!
    A única parte que me desagradou foi pagar 4€ por uma água de 0.75L… Por favor, é água ao preço de uma bebida branca.

Outra sugestão:

    Há sempre algo mais a acrescentar e daqui recomendo que vás conhecer a Praia da Marinha. Fica apenas a 8.5km e tem uma das vistas mais cobiçadas do Algarve. Segue pelos passadiços e vais encontrar o famoso arco, que muitos dizem antes ter a forma de um coração.  



Outros artigos de interesse:





Segue as minhas aventuras no Instagram :)

Comentários