Faro em 3 dias - Roteiro

     

    Há cidades que pouco nos passam pela cabeça tê-las como destino turístico. Até podemos já lá ter “estado”, mas não foi mais do que uma passagem fugaz para chegar ao destino final. Sei bem o que isto é, porque o ouço constantemente em relação à minha querida Covilhã. Todos dizem que “já lá passaram, a caminho da Serra da Estrela”… Isso deixa-me constrangida, por saber todas as potencialidades que a Cidade Neve tem.
     Agora confesso, cometi o mesmo erro com Faro. Já lá tinha estado, mas a caminho de outras cidades. Ainda bem que os erros são para ser remediados, é que a verdade é que não podia ter tido uma surpresa maior e um fim de semana tão recheado como este! Faro é uma cidade muito bonita, acolhedora, cheia de luz e vida, fauna e flora, com uma História fascinante, mas atualmente moderna.  Para os aventureiros, aqui não falta oferta de novas experiências náuticas.
     Entre a terra e o mar, a capital algarvia tem várias maravilhas para te dar a conhecer!

Centro histórico


     Pela sua localização geográfica, Faro foi porta de entrada de muitos povos na região e até no país. Não se sabe a origem, mas estima-se que os primeiros curiosos tenham pisado estas terras ainda no ano 10 a.C.. Os que deixaram mais vestígios foram os romanos e os árabes, tendo sido estes últimos a deixar a marca mais importante: o nome. Depois de múltiplas variações, chegou a “Faro”, tal como o conhecemos hoje.

Arco da Vila

    O Arco da Vila é uma das memórias deixadas por esse tempo. É a antiga porta da cidade, por onde os árabes entravam de barco.


     As ruas aqui são estreitas e curvas, e isso tem uma razão muito curiosa. Numa tentativa de tomada da cidade por outro povo, servia de forma de defesa natural uma vez que quem estava do outro lado não conseguia perceber quando é que a rua chegava ao fim. Os residentes, neste caso os árabes, conseguiam intercetar o inimigo a meio do percurso. Também é notória a forte influência da construção e arquitetura das casas e até da própria ornamentação, como o formato das janelas.



Igreja da Sé ou Igreja de Santa Maria

     Nos primórdios da sua História, esta igreja foi uma mesquita. Com a expulsão dos muçulmanos, foi convertida numa igreja cristã. As primeiras obras datam de 1251 e depois disso sofreu várias intervenções e melhorias. No entanto, sofreu alguns danos com o Terramoto de 1755 e desde essas reconstruções, poucas alterações teve até ao dia de hoje.



     A parte mais interessante desta igreja é que é possível subir à torre, onde tem um miradouro com vista de 360o sobre toda a cidade. Diria até que foi aquela que mais gostei!



     Tem também um claustro com um pequeno jardim, uma pequena capela e ainda um espaço muito peculiar com um altar de ossos humanos. 


     Atualmente esta ideia é quase (ou completamente) horripilenta, mas era comum preservar as ossadas de pessoas importantes, geralmente ligadas à igreja. Portanto, estes crânios que se vêem por aqui são de padres e bispos…. Ainda que estranho, este altar é um dos quatro existentes na Europa, estando no total três em Portugal e um em Espanha.
Preço: 3.50€ adulto

Convento de Nossa Senhora da Assunção e Museu Municipal de Faro

                 
    Não conheci este edifício por dentro (tem de ficar sempre algo para a próxima visita, certo?), mas quem conhece gabou-lhe muito o jardim interior. Além disso, e com maior relevância para mim, foi aqui que foi impresso o primeiro livro em Portugal: o Pentateuco! Traduzido à letra significa “cinco livros” e refere-se aos primeiros cinco livros do Antigo Testamento. A obra está escrita em hebraico e foi impressa em 1487. No entanto, durante uma invasão inglesa, o Pentateuco foi roubado e atualmente encontra-se em Oxford, Inglaterra.

Câmara Municipal


     A Câmara Municipal tem uma fachada bastante bonita e fica mesmo no meio do centro histórico. A zona envolvente é muito interessante porque está rodeada de restaurantes e esplanadas.

Porta Nova

     Se existe uma porta velha, é claro que existe uma porta nova. Este arco vai dar ao pé da marina, mesmo junto ao cais onde se apanham os barcos para as ilhas.


     Aqui, à tua esquerda, numa porta velha e que até pode passar despercebida, há um antiquário. Cá dentro estão verdadeiras relíquias! Infelizmente, este espaço não tem visita ao público, mas, felizmente, o dono deixou-nos espreitar um bocadinho do seu espólio. É incrível! A primeira peça que me saltou à vista foi um brinquedo de dar à manivela que faz os bonecos dançar, como num verdadeiro baile de gala. Não era permitido tirar fotografias e às vezes até é bom ainda existirem espaços que são autênticos segredos :)

Marina de Faro

     Uma das coisas que aprecio nas cidades é a sua proximidade com o mar ou com o rio. Cria logo outro impacto e dá-lhe um charme inquestionável. Por essa perspetiva, Faro está de braços dados com a Ria Formosa e, por isso, tem uma beleza singular.
Achei imensa piada a esta estátua. Afinal, não é só Copenhaga que tem uma pequena sereia, esta até é bem mais alternativa :p




Ria Formosa

     É o ex-libris da capital algarvia e a partir daqui há todo outro “mundo” por descobrir. A Ria Formosa é um sistema lagunar com cerca de 60km de extensão. É um dos biossistemas mais ricos do planeta dada a grande variedade de fauna e flora aqui existente. Essa é uma das características pela qual é tão fácil apanhar marisco (bem vi várias pessoas a levar grandes santolas com cara de quem tinha a ementa do jantar planeada). Tem mais de 7 mil anos e a paisagem está em constante mudança devido às marés.


     Esta é a porta de entrada para as preciosas ilhas: a Ilha da Culatra, Farol, Deserta (ou Barreta) e a de Faro (também conhecida como praia de Faro).



   Tenho mesmo de dizer que é obrigatório fazeres um passeio de barco para as conheceres. Garanto que não te vais arrepender! A paisagem é maravilhosa e depois tens a oportunidade de te banhares em águas cristalinas e verdadeiramente quentes. Se o paraíso existe, parte dele está aqui :)


     Tal como eu, podes ter esta experiência com a empresa Formosamar. Foram 3h de plena contemplação pelas águas cristalinas da Ria Formosa e ainda duas paragens: a primeira na Ilha do Farol e a segunda na Ilha Deserta, onde a água é mesmo transparente, quente (verdadeiramente quente) e que tem um cenário digno de comparação com as mais belas ilhas paradisíacas do mundo! 


     Ao longo do passeio foram-nos dadas explicações sobre este riquíssimo ecossistema e ainda conseguimos avistar algumas aves características da região. Foi realmente muito bom e assim fiquei a conhecer de perto uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal :)

Como visitar as ilhas

     Com o passeio de barco podes ficar a conhecer as fantásticas ilhas de Faro, mas se isso não for suficiente, podes sempre fazer uma visita mais completa e deixar o tempo por tua conta. A Ilha de Faro é a única que também tem acesso por terra, as restantes (Culatra, Farol e Deserta) só têm a ria como ligação.


     Junto à marina, partem com alguma regularidade ferry boats que te levam a estes destinos. Basta consultares os horários e o ponto de partida. Eu fiz Faro – Ilha de Faro, com duração de cerca de 45min. O bilhete custa 3.20€ ida e volta, o que considero bastante acessível. 

Ermida de Santo António do Alto



     Fica na periferia da cidade, mas vale o desvio para conhecer a Ermida de Santo António do Alto. A data da sua construção não é certa, mas tudo indica que seja do séc. XV. Atualmente é uma pequena capela e, tal como a Igreja da Sé, também tem uma torre com um fantástico miradouro de 360o sobre a cidade.


Jardim da Alameda João de Deus

     O Jardim da Alameda João de Deus é o maior da cidade de Faro. É um espaço muito agradável onde tem um lago e uma cascata. Fica a meio caminho entre o centro histórico e a Ermida de Santo António do Alto.

Atividades náuticas

     É impossível ficar indiferente à ligação que os algarvios têm com o mar. O rosto e o olhar brilham quando se puxa este assunto e, assim de caras, vê-se que é amor. Portanto, em Roma sê romano, que é como quem diz, faz o que vês fazer. Independentemente de seres aventureiro ou não, não saias daqui sem experimentar uma atividade náutica. Tens várias à escolha, mas arrisca todas as fichas no paddle e no surf. Prometo que não te vais arrepender e ainda me vais agradecer :P

Club Surf de Faro

     Foi a minha primeira vez nestas aventuras e estava mesmo muito entusiasmada, especialmente com o surf! A crença de me pôr em cima de uma prancha era igual a zero, portanto ia mesmo com a certeza de cair mil vezes, ficar enrolada nas ondas umas trezentas, comer umas gramas valentes de areia e beber uns bons litros de água salgada. Aconteceu, mas não foi assim tão drástico e vê só....



     Esta menina fez um brilharete mesmo na crista da onda! Vá, não sou o McNamara mas posso ter os meus cinco segundo de gabarolice :p

     Agora a sério... Foi das atividades mais divertidas que já fiz! A isso tenho de agradecer ao Necas e ao Didi por terem sido os melhores professores que me podiam ter calhado na rifa. São ambos donos do Club Surf de Faro e estão no sítio certo, a fazer o que mais gostam.
     Aqui podes ter aulas particulares ou em pequenos grupos. O valor varia consoante o número de pessoas e o aluguer do equipamento já está incluído.


     Quanto ao paddle, também foi muito giro uma vez que deu para atravessar a ria de uma forma diferente. É mais fácil do que pensava, já que o essencial é manter o equilíbrio.
     O regresso está prometido, da próxima vez para a estreia no windsurf :P

Centro Náutico da Praia de Faro

     Não experimentei as atividades, por isso não posso falar com conhecimento de causa. No entanto, o Centro Náutico da Praia de Faro fica aqui mencionado por ter várias atividades a preços muito atrativos.

     O Club Surf de Faro e o Centro Náutico ficam, literalmente, um ao lado do outro.

Como conhecer a cidade

     Já sabes que neste campo a minha opinião não muda muito. A melhor forma de conhecer qualquer destino é a pé. O que acho interessante é conjugar outras formas e em Faro tens algumas opções.

Visita guiada

     Se és um seguidor fiel e atento, também já deves ter reparado que sempre que possível faço walking tours. É a melhor forma de conhecer aqueles cantinhos curiosos que sozinha não ia sequer saber que existiam, da mesma forma que fico com uma contextualização histórica muito mais rica. Se partilhas deste interesse, então recomendo a Look– Al. O tour que fiz foi o “Vila Adentro”, na fantástica companhia do Sr. Ernesto, que claramente sabia a história de cada pedra da calçada que íamos pisando.

Passeio de comboio


     Aqui está uma modalidade diferente (ainda que já se comece a ver um pouco de norte a sul) de conhecer os pontos essenciais de uma cidade. Se não estás com grande vontade de dar ao chinelo, está muito calor, um tempo desagradável ou nem sequer tens um plano concreto do que fazer, então entra na carruagem e deixa que te guiem. Esta volta, de cerca de uma hora, foi bastante completa, uma vez que nos levou até à periferia da cidade e permitiu ter uma noção mais concreta da dimensão desta. Toda a visita é feita com audio guide, o que também ajuda a saber mais sobre os sítios e a própria história.
     A partida é na Praça D. Francisco Gomes e o bilhete de adulto custa 4€, metade para as crianças.

Onde comer

     Se há algo que tenho a sublinhar durante os três dias que estive em Faro, é que comi verdadeiramente bem! Não esperava ficar com tantos sabores distintos na minha memória e especialmente com o paladar tão bem tratado.

Se7e Pedras

     Este restaurante fica mesmo no centro da cidade. É um espaço acolhedor e com uma carta extraordinária! Tem como base de confeção produtos regionais e até sazonais, mas depois é acrescentado um toque muito pessoal que deixa qualquer dos pratos que provei num pedestal.


     Então é assim, eu provei: tábua de curados, sardinha assada, bacalhau à Brás, magret de pato com molho de laranja do Algarve, sandes de panado de cozido à portuguesa, morcela com molho de tomate, bochecha de porco ibérico com puré e, para sobremesa, foi um pudim de abade de priscos com gelado de lima e ainda pêra bêbeda com queijo da ilha. Só assim para rematar em bom, cada prato foi acompanhado com uma prova de vinhos algarvios, começando pelo branco (fiquei fã do vinho Alvor), rosé, até chegar ao tinto.
     Já abri o apetite, não já?!
     Então agora fica com as fotografias destas iguarias maravilhosas:

Sardinha assada com molho de pimentos


Morcela com molho de tomate


     Este foi um menu especial de degustação. No entanto, a carta tem todos estes pratos disponíveis para que o possas fazer também. Há muito, mas muito tempo que não tinha uma experiência gastronómica tão rica e de me deixar a chorar por mais (e a rebentar pelas costuras ao mesmo tempo). É daqueles restaurantes que me levam a fazer quilómetros só para lá voltar. Ficou na minha lista de preferidos, sem dúvida alguma! 

Vila Adentro Confeitaria


     Também no centro da cidade, muito próximo da Câmara Municipal, a Confeitaria Vila Adentro pode ser uma ótima escolha para uma refeição. Não provei nenhum dos pratos e por isso não posso falar de qualidade, mas o espaço conquistou-me pelo segredo que guarda. É um grande exemplo que nem tudo está ao alcance dos olhos e que as melhores dicas vêm daqueles que realmente conhecem a cidade, como o Sr. Ernesto. Este restaurante tem no subsolo túneis do século XI! Quão bestial isto é?! 


     Antigamente eram usados como forma de refúgio para quando a cidade estava a ser atacada. Portanto, faz a tua refeição e, assim baixinho, pergunta se te podem levar a conhecer os túneis :P

Eva Senses Market


     O Eva Senses Market é um restaurante que fica no interior do Eva Senses Hotel. Não precisas de estar aqui hospedado para poder experimentar. Tem uma decoração que é um mimo, com se tivéssemos dentro de uma mercearia. Aliás, o conceito é mesmo este uma vez que “a mercearia é o local de encontro da tradição, com a cozinha contemporânea”. É o que atualmente se chama um sítio 100% “instagramável”. 



     No entanto, para os fãs da boa comida, este também é o sítio certo! A carta é diversa mas foi a lasanha de bacalhau e especialmente o arroz de tinta de choco (vê lá que eu até pensava que não gostava...) que me deixaram sem palavras. Dado o local e até o conceito, considero que os preços são bastante acessíveis. Por exemplo, a lasanha de bacalhau tem um custo de 14€ e o arroz de tinta de choco (este prato dos céus) 12€. Também tem serviço take away, o que é ótimo para fazer piquenique durante o passeio ou até na praia.



Restaurante Ria Formosa


     O restaurante Ria Formosa fica no interior do Hotel Faro. A carta também é variada, mas é a cataplana que salta logo à vista. Veio recheada de marisco e de sabores do mar. Para o cenário perfeito, só uma fantástica sangria branca com maracujá e uma das melhores vistas para o centro de Faro, não fosse este um dos rooftops mais cobiçados da cidade. O preço do prato principal é de 50€ para duas pessoas. Tem outras opções mais em conta, mas esta é a minha sugestão uma vez que é um prato típico da região.

Tropical Beach Club Faro


     Se te aventurares pela ilha de Faro e seguires o meu conselho de praticar um desporto náutico (sublinho que é do caraças!), é certo que te vai dar uma grande larica (uma grande fome, para quem não conhece a expressão). Portanto, mesmo em frente à praia está o Tropical Beach Club Faro. Serve refeições ligeiras, daquelas com muito ar de comidinha de praia. Eu como sou mais gulosa optei mesmo por um burrito e umas batatas fritas. Estava ó-ti-mo! O preço é de 10€ e as diversas opções rondam entre os 8€ e os 12€, mais coisa, menos coisa.
  
Onde ficar

Eva Senses Hotel


     Para quem procura boa localização e conforto, o Eva Senses Hotel é uma ótima escolha. Para ser mais central teria mesmo de estar dentro da marina :p Tem uma vista tão bonita que nem custa tanto acordar cedo só para ver o jogo de luzes do sol a brincar com o reflexo dos barcos! O quarto onde fiquei era muito espaçoso e acolhedor. Depois, as áreas comuns só lhe vieram atribuir mais pontos: a piscina é no rooftop, com uma ótima vista e ideal para terminar o dia e, claro, o Eva Senses Market, que fica logo junto à receção e lhe dá um ar muito convidativo (não te esqueças de comer arroz de tinta de choco, ok? :p). Além disso, fui extremamente bem recebida. Senti-me como se estivesse em casa, de tal ordem que mais uns dias e ia tomar o pequeno-almoço de pijama e chinelos :P   


Hotel Faro



     Caso precises de uma outra sugestão, tens também o Hotel Faro. Não foi onde fiquei hospedada, mas conheci as zonas comuns aquando o jantar no restaurante Ria Formosa e são também muito agradáveis, espaçosas, cuidadas e com um roque de requinte. Fica também ele virado para a marina, na zona centro, e a uns metros do Eva Senses Hotel. 

Como chegar a Faro

     Diz-se que todos os caminhos vão dar a Roma, mas acho que esta expressão podia igualmente ser utilizada para Faro. Podes vir por terra, mar e ar, ou seja, tens todas as hipóteses existentes! Tens autocarro, comboio e carro, podes vir de barco e até de avião, uma vez que o aeroporto fica a uns 5/10min de carro do centro da cidade e até creio que facilmente se faz a pé. Só por esta facilidade de deslocação, Faro já merece estar na tua lista!

A minha opinião

     Fui logo sincera quando disse que não me passava pela ideia ter Faro como cidade a visitar. Não tinha razão nenhuma para a excluir, apenas também não tinha, aparentemente, nada que a fizesse incluir. Das melhores coisas que as viagens dão são ferramentas para colmatar a ignorância e a capacidade de querermos ver por nós, sempre mais além. Então não é que que vim deliciada com Faro? É uma cidade cheia de História, com o cordão umbilical na Ria Formosa e a um pezinho do mar, o que lhe traz paisagens únicas! É pacata, funcional, mas cheia de vida. Tem uma luz especial e a mais distintiva é o brilho de orgulho que vemos nos olhos dos farenses. Têm muito amor à sua terra, assim como ao mar. Isto é tudo o que precisamos para ser bem acolhidos e, eu, fui tão bem recebida que jamais passarei por aqui sem parar. É isto que alimenta o meu bichinho carpinteiro das viagens, partir com a certeza de voltar :)
     Já deu para perceber que estes dias andei muito bem acompanha. Outra das coisas coisas boas das viagens (mas mesmo mesmo boas), são as pessoas que conhecemos. Obrigada Onde andam os Duarte?, Blog Viver o Mundo, Janine Poupadinhos e Mia Vilaça, por todo o companheirismo :) 


     Este fim de semana foi um convite da Câmara Municipal de Faro. Tudo o que está descrito é com base na minha sincera opinião.      


Segue as minhas aventuras no Instagram :)

Comentários

  1. Parabéns Daniela, descrição perfeita para a cidade de Faro. Os detalhes desta edição são fabulosos, adorei ler.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário