As praias mais bonitas de Lagos, no Algarve



     É indiscutível: as praias do Algarve são as mais procuradas de Portugal, quer por nacionais ou estrangeiros. A água mais translúcida e de temperatura mais agradável, envoltas em grandes arribas, com areais mais extensos ou praias mais desertas, fazem a delícia de quem as visita até mesmo fora da época de verão.

     Eu sou suspeita, porque a minha infância foi passada entre Sesimbra e as praias da Arrábida e, quanto a beleza, essas também têm um grande à vontade para competir! Quanto à temperatura da água, bem… Não se pode ter tudo :P
     Tenho descoberto o Algarve aos bocadinhos e Lagos é sem dúvida a zona que leva a medalha de ouro das praias mais bonitas, pelo menos até agora!
    Destaco quatro nomes. São sítios que por algum motivo e particularidade são singulares e merecem uma visita obrigatória. E certamente que fica a promessa de voltar mais tarde :) 
  
Praia dos Estudantes


     Fica a 1.5km do centro da cidade e à primeira vista até pode parecer uma praia comum com um areal pequeno. No entanto, se olhares com mais atenção, vais reparar que lá ao fundo há uma ponte romana! Nesta “primeira” praia, há um túnel que dá acesso a uma outra, também ela de pequena dimensão, mas com uma vista bem diferente do que é habitual :) 


     Também achei muito interessante haver tantas conchinhas na areia.
    Esta praia tem estacionamento mesmo junto às escadas que lhe dão acesso, mas é pago.

Praia da Dona Ana


     É a que tem o maior areal das praias que vou mencionar. Destaca-se pela cor da água em tom azul ou verde. Neste dia havia muito sargaço, para o que é habitual, uma vez que o mar estava sobre a influência de uma corrente de sudeste.~


     O acesso é feito por escadas e aqui há um miradouro com uma vista muito bonita para os dois lados da praia. O estacionamento é gratuito.

Praia do Camilo


     A praia do Camilo é aquela que considero a mais bonita do Algarve e uma das mais bonitas do país. É o tipo de cenário idílico que toda a gente considera como sendo “de sonho”. Não há como não ficar boquiaberto com esta paisagem e com a cor desta água! As arribas ao seu redor fazem uma moldura perfeita.  


     O areal é bastante pequeno e vai reduzindo à medida que a maré vai subindo. Eram cerca das 16h quando o senhor mar me expulsou :p por isso mesmo, recomendo que vás cedo, tanto para teres lugar, como para o poderes aproveitar mais tempo.
     Aqui o estacionamento é bastante grande e também é gratuito. Além disso, tem casas de banho públicas, bastante bem cuidadas, algo que acho fundamental ter numa praia!

Ponta da Piedade


     Não, não é uma praia, mas não tinha como não incluir a Ponta da Piedade e a sua piscina natural aqui! Mais uma vez, sobre cenários bonitos de Portugal? Aqui está um belo exemplo! A água tem uma cor, como eu costumo designar, verdadeiramente apetecível. Depois, tudo o que se olha em volta, é lindo de morrer. É impossível não ficar apaixonado por este sítio.          
     Como referi, esta parte faz uma formação natural, daí a designação de piscina natural. Quando o mar está calmo, deve ser incrível dar uns mergulhos aqui. Eu visitei num dia em que o mar estava mais agitado, por isso, a única pessoa que estava realmente a nadar, estava agarrada a uma corda. O espaço é pequeno, pelo que deves escolher a melhor hora para ir uma vez que não dá para muita gente.


     À semelhança das praias anteriores, o acesso também é feito por escadas. Tens um parque de estacionamento gratuito próximo do farol, depois deves contorná-lo pelo lado esquerdo para ir para a piscina natural. Se fizeres o percurso pelo lado direito, vais dar a um percurso pedonal, por sinal com vistas fantásticas também!

     Eu visitei estes quatro pontos de seguida, precisamente pela ordem que estão. Mesmo fazendo algum tempo de praia em cada um deles, é perfeitamente exequível para um dia uma vez que do primeiro ao último são cerca de 4km de distância.

Onde comer:


     O primeiro jantar desta escapadinha de três dias pelo Algarve foi precisamente em Lagos, no restaurante “Adega da Marina”. Comi dourada grelhada e estava muito boa! O prato custou 13.95€, com bebida e sobremesa à parte. No entanto, no dia seguinte comi exatamente o mesmo por muito menos no Carvoeiro, no restaurante “A Rede”.
     Tinha como primeira opção “O escondidinho”, simplesmente porque tinha visto que serviam mista de peixe. No entanto, às horas que cheguei lá já não tinham peixe suficiente para este prato. 

Outras sugestões:



Segue as minhas aventuras no Instagram :)

Comentários