Como visitar as grutas e algares do Algarve



     Estamos habituados a ser impressionados com as praias algarvias. As águas de tons mais cristalinos e as arribas que lhe são características, formam a imagem mental de quando se fala das terras do sul de Portugal. Mas sabias que podes conhecer esta fantástica costa numa outra perspetiva?
     A primeira escapadinha depois do confinamento levou-me três dias ao Algarve. É raríssimo, mesmo quase ao nível do impensável, mas fui sem roteiro! Levei duas ou três notas num papel e parti. Ia andar e parar onde o apetite me levasse. A verdade é que me levou por sítios muito bonitos e sentir esta liberdade de simplesmente ir, era tudo o que precisava depois de tanto tempo em quatro paredes.
     Do pouco que tinha assinalado, fazia questão de visitar o Algar de Benagil, que já te dei todas as indicações de como também o podes fazer. A popularidade é grande, assim como a expectativa, mas a sua imponência não deixa que desiluda, nem um bocadinho!


     O dia não começou de feição. Fui bem cedo para a praia de Benagil para apanhar as melhores horas de luz, mas o mar estava muito agitado e nenhuma das empresas do areal estavam a fazer passeios. Fui embora desiludida e, ao acaso, fui parar ao Carvoeiro. Por sinal tem uma praia bastante catita e, como parei no miradouro, ainda descobri o Algar Seco. Outra verdadeira maravilha da natureza que tens de conhecer! Logo ao pé do estacionamento estava uma barraquinha a promover as tours de barco e, como um não era garantido, fui buscar o meu sim. E consegui :) Depois da hora de almoço previa-se que o mar acalmasse e então podia fazer este passeio. Uma vez que ir à gruta de Benagil de paddle ou kayak estava mesmo fora de hipóteses, estava muito entusiasmada com esta alternativa!
     A tour era de 1h30 e ia conhecer mais de 10 grutas e algares entre a Praia do Carvoeiro e a Praia da Marinha.


          Bem, só tenho a dizer que as vistas são i-m-p-r-e-s-s-i-o-n-a-n-t-e-s!!! O mar não estava no seu ponto mais pleno e ainda assim a cor da água é, como lhe costumo chamar, completamente apetecível. Em tons de azul e verde, fomos percorrendo e admirando a costa. Com altas arribas, trabalhadas pela força do mar, aqui cada metro é digno de um postal! Se a vista é bonita pela perspetiva da praia e dos miradouros, ao contrário, acho que tem ainda mais que se lhe diga…


     Entrámos em várias grutas, tantas que acabei por lhes perder a conta. Umas mais arejadas e outras mais escuras. Aliás, numa delas fomos mesmo a uma das pontas, onde estava totalmente escuro e só se ouvia o som do bater das ondas na rocha. É nesses momentos que cresce a admiração por todos aqueles que fazem a vida no mar e percebemos que somos uma formiga na terra e uma gota no oceano.


    Quanto aos algares, são assim chamadas as formações rochosas que criam uma cavidade na parte superior da rocha. O mais conhecido é, sem dúvida, o de Benagil. É o maior, mais robusto, tem uma pequena praia e ali todos os elementos combinados foram um cenário perfeito. No entanto, há outros muito interessantes que também podes por aqui descobrir! Se apanhares um dia soalheiro, vais ver os raios de sol a incidir na água e isso quase parece um truque de magia.


                
     Na prática é uma hora e meia disto. Um rodopio de entra e saia de grutas. Todas elas com uma história que as caracteriza e distingue. O interessante é que, algumas das formações rochosas, misturadas com imaginação, dão origem aos seus nomes mais caricatos. 


     Esta experiência foi a cereja do topo do bolo desta escapadinha. E digo mais… Podia ter sido um passeio simples, sem muito a acrescentar ou até de pouco interesse, mas o Bruno e o Miguel, o guia e o capitão, respetivamente, tornaram-no distintivo. Já estava de sorriso no rosto, bem vincado e com o sangue a fervilhar de alegria por ter conseguido fazer uma atividade diferente e que esteve a pontos de não acontecer, mas ainda fiquei mais feliz no momento em que estávamos a regressar à praia. O Miguel avistou algo e deu meia volta ao barco. Não percebi o que era, mas a primeira coisa que me veio à cabeça é que podia ser um peixe grande ou algo assim. Pelo contrário… Era uma luva de plástico. Portanto, ele voltou atrás para ir recolher a luva. Sou uma defensora do ambiente e este gesto era o suficiente para o meu bilhete ter valido a pena. Valeu pelo passeio, que foi fantástico, mas valeu ainda mais por estar a ajudar, nesta altura tão difícil, uma empresa que tem funcionários tão genuínos. Podiam ter visto, passado e ignorado, mas além do sustento, é o mar que também lhes está no coração. A prova de que esta é uma missão de todos, que ambos fizeram por alertar em vários momentos da tour, é que, dentro dessa luva, estava um pequeno caranguejo. Quando o Bruno deu por ele, parámos mais uma vez e, em local seguro, foi devolvido ao seu habitat. Isto foi o suficiente para fazer o meu dia!


        
    O Algarve tem muito mais para oferecer do que praias bonitas. Se procuras um programa diferente, com adrenalina, aventura e cheio de paisagens bonitas, aqui fica a minha recomendação :) quando à empresa, tendo como base a minha experiência, é claro que recomendo a Carvoeiro Tours (com saída da praia do Carvoeiro)! Isto não é nenhuma publicidade, é uma sugestão sincera de um serviço, pelo qual eu paguei, que superou as minhas expectativas.
     Por ser época baixa, já que fiz o passeio em junho e muito provavelmente também pela falta de procura provocada pela pandemia, esta tour teve um custo de 25€ por pessoas por 1h30. O preço normal é de 30€. Há tours de menor duração que custam 25€ (em época normal), mas uma vez que a diferença de preço era pouca, optei pelo maior.
     Há vários horários diários disponíveis, mas recomendo que entres em contacto com a empresa, esta ou outra se for o caso, para poderes saber a disponibilidade. Não te esqueças que a minha primeira tentativa saiu furada porque o mar estava muito agitado.

Outros artigos de interesse:


Como sei que soube a pouco, aqui ficam mais uns registos deste fantástico passeio :) 









Segue as minhas aventuras no Instagram :)

Comentários