12 destinos para 2023

 

   Chega um novo ano e começa um novo calendário cheio de perspetivas para realizar sonhos por este mundo fora! Depois de vivermos tanto tempo com restrições, é possível agora respirar com muito mais alívio e programar os próximos destinos. Se as ideias ainda são escassas, aqui ficam 12 sugestões para aproveitares 2023 em grande :)

Janeiro- Andorra + Barcelona


    Esta foi a minha primeira aposta de 2022 e foi certeira! Andorra foi uma ideia que surgiu de forma repentina e decidi logo concretizá-la. É ideal para os amantes da prática de desportos de inverno, mas vai muito além disso, até porque eu não fui com esse propósito. Andorra é perfeita para estar em contacto com a natureza e para fazer uma escapadinha mais relaxada. Nesta altura do ano podes apreciar as montanhas cobertas de neve, observar lagos congelados, fazer algumas caminhadas, descobrir a cidade e ainda relaxar num spa. No meio desta lista de afazeres certamente também vais querer dispensar um tempinho para fazer compras neste que é considerado um paraíso fiscal, pois há produtos que são consideravelmente mais baratos.


    Uma das melhores formas de chegares até Andorra é voar para Barcelona, a partir daí alugas um carro e em menos de três horas estás lá. Como não há nada melhor do que juntar o útil ao agradável, aproveita e dedica um dia ou dois (ou três) à cidade da Sagrada Família. Esta é uma combinação perfeita ;)

Fevereiro – São Miguel, Açores


    É uma sugestão para fevereiro mas podia ser para outro mês qualquer. São Miguel, a maior ilha do arquipélago dos Açores, merece a tua visita. Para mim este é um pequeno paraíso na terra e um dos meus lugares preferidos do mundo! A natureza impera e é impossível não ficar completamente fascinado com as inúmeras lagoas e miradouros. 
    Não há nada melhor do que passar o final do dia, literalmente de molho, numa das piscinas termais de água quente. 

Março – Rovaniemi, Finlândia
    

    Dizem que o Natal é quando o Homem quiser e é bem verdade, até porque aqui é durante todo o ano! Rovaniemi é a terra oficial do Pai Natal e é precisamente nesta vila que está o início do Círculo Polar Ártico. A região da Lapónia faz parte do imaginário de qualquer um e posso garantir que por estas bandas tudo se torna real. Podes viver experiências únicas com renas e huskies, ver paisagens absolutamente surreais e é obrigatório ir à caça de auroras boreais. Não há nada como olhar para um céu pintado de verde! Já tive oportunidade de ver este fenómeno por duas vezes e estou em contagem decrescente para viver isto tudo outra vez em mais uma viagem de grupo :)

Abril – Marrocos


    Marrocos é dos meus países preferidos e fico sempre feliz por voltar! Podia apenas sugerir uma cidade, mas são tantos os locais que acho imperdíveis que o melhor mesmo é um circuito de norte a sul. De Chefchaouen, às magníficas cidades imperiais (Meknès, Fez, Marraquexe e Rabat), passando por lugares menos turísticos (como Ait Ben Haddou, as Cascatas de Ouzoud ou as Gargantas do Todra) e nunca perdendo a oportunidade de pernoitar no deserto do Sahara, reserva no mínimo uma semana e ainda assim vai ser difícil ser seletivo.
Sei bem do que falo, já foram duas as vezes que percorri todos estes sítios e mais alguns e o brilho dos olhos nunca desaparece. A prova é que estou muito entusiasmada para a terceira ronda, que vai acontecer precisamente em abril a acompanhar mais um grupo maravilhoso :)

Maio – Tailândia


    Se existe um pedaço de céu na Terra, uma boa parte dele certamente que ficou na Tailândia. Foi a melhor viagem do ano passado e as memórias que aqui criei ficarão para toda a vida! 
    A Tailândia é um país extremamente completo ao nível turístico. Tem uma cultura fabulosa, uma gastronomia extraordinária, cidades de ficar de queixo caído, natureza perfeita e praias completamente paradisíacas. Acho que nem existem adjetivos suficientes para a classificar! Recomendo uma viagem de no mínimo 10 dias. É preciso, mas também é muito difícil, ser seletivo na hora de construir o roteiro. Nem três meses são suficientes para ver tudo, por isso é assumir e aproveitar ao máximo os locais por onde vais passar.

Junho – Ilha do Sal, Cabo Verde
    

    Quem vai a Cabo Verde sente-se em casa e é impossível não sentir, vais perceber o verdadeiro significado do que é a morabeza. Também temos aqui o paraíso bem perto, apenas a quatro horas de avião, onde as praias da ilha do Sal são de azul turquesa, a areia fina e a temperatura da água maravilhosa! É uma conjugação perfeita para quem quer recarregar baterias com um Tudo Incluído e explorar os encantos da ilha e mergulhar na cultura cabo verdiana. Este é sem dúvida alguma um dos meus destinos de eleição! Fica sempre a certeza de voltar.

Julho – Madeira


    A Pérola do Atlântico ganha cada vez mais protagonismo e tem razão de ser. Aqui podes aproveitar a natureza com magníficas paisagens, percorrer as inúmeras levadas e, nesta altura do ano, desfrutar de uns dias para fazer praia. Entre lapas, espetadas em pau de louro e peixe fresco, não faltam iguarias para saborear à mesa, assim como poncha, nikitas ou uma brisa para acompanhar. 
    Os voos cada vez mais acessíveis tornam uma ida à Madeira obrigatória, até porque não há nada melhor do que descobrir os recantos do nosso país!

Agosto – Benidorm, Espanha
   

    Para mim não há melhor destino de verão do que Benidorm a nível de relação qualidade/preço. A água é das mais quentes onde já nadei e isso faz com que seja um destino sempre apetecível. É natural que tenha muitos turistas nesta altura, mas das quatro vezes que já lá estive, precisamente em agosto, nunca considerei que fosse excessivo ao ponto de afetar a minha experiência. 
    Tanto é ideal para passar uns dias a descansar como optar por ir com um grupo de amigos para a diversão noturna. Os hotéis são de boa qualidade, assim como a comida, por isso é possível fazer umas férias com pensão completa a um preço bastante acessível. 

Setembro – Islândia


    A Islândia é dos países mais fascinantes e singulares que conheço. Aqui impera a natureza no seu estado mais puro e chega a ser mágico! Como costumo dizer, aqui encontras cenários únicos do mundo: são as cascatas gigantes, os glaciares, geysers e vulcões ativos, grutas de gelo, praias de areia preta, cavalos selvagens, auroras boreais no inverno e o sol da meia noite no verão... É tanta beleza que tira o fôlego! 
    É um destino caro, mas que vale cada cêntimo!

Outubro – Albânia


    Até há pouco tempo a Albânia era um destino pouco popular, o que está a mudar drasticamente. Esta foi a maior surpresa de 2022 e tornou-se em mais um dos meus países de eleição pela sua diversidade. O norte tem montanhas abismais e é imprescindível fazer um passeio de barco pelo lago Koman. O centro tem várias cidades com castelos extremamente bem preservados, mercados que fazem lembrar o médio oriente e é onde se sente a maior diferença cultural. Tirana não é a capital mais charmosa que vais visitar, mas ao conheceres a História do país vais dar-lhe muito valor. O sul tem das melhores praias da Europa, com água azul turquesa a mais de 20 graus, mesmo em outubro. 
    Não é preciso apontar mais motivos para provar que a Albânia é mesmo um país a conhecer, mas a tudo isto acrescento apenas que é um destino (ainda) bastante económico! 

Novembro – Roma + Vaticano


    Itália é sempre uma boa ideia, em qualquer altura do ano e em que cidade for. Desta vez a minha sugestão vai para Roma. De vários sítios que já conheci em Itália, não consigo dizer qual o meu preferido, mas sem dúvida que a capital é de visita obrigatória. Esta é uma cidade única no mundo, com monumentos e características que só vais encontrar aqui. 


    É perfeita para uma escapadinha de três ou quatro dias e ainda consegues visitar o país mais pequeno do planeta Terra, o Vaticano. 

Dezembro – Estrasburgo, França


    Dezembro é inevitavelmente o mês dos mercadinhos de Natal e para mim já é hábito fazer uma viagem nesta altura. Estrasburgo já estava na minha lista de cidades a conhecer, mas ir lá nesta quadra tornou tudo mais especial. O centro histórico é relativamente concentrado e é de uma beleza indiscritível. Fiquei mesmo, mas mesmo, encantada! Existem dois grandes mercados, um junto à catedral e outro na Praça Kléber, e todas as ruas adjacentes estão iluminadas.
Dois dias é o ideal para explorar bem a cidade, mas apenas em um já consegues ver o principal. Se tiveres mais tempo, ruma até Colmar e tens o par perfeito! Sem dúvida que esta cidade da Alsácia é a número um dos mercados de Natal. 
    Estes foram os destinos da última viagem de grupo de 2022 e não podia ter escolhido melhor!



    Gostaste destas sugestões? Acompanha o Blog 100 Fronteiras e inspiração para viajar não te vai faltar!
    Não percas as novidades que estão sempre a chegar e fica a saber quais as viagens de grupo que vão acontecer em 2023 :D uma pista... Há destinos nesta lista!


Precisas de mais ideias? Vê os artigos dos anos anteriores:


Comentários

  1. Espero pelas viagens 2024 obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Pode enviar-me um email para o blog100fronteiras@gmail.com para ir enviando as novidades :)

      Eliminar

Enviar um comentário