Sesimbra em 1 dia ou para passar férias – Roteiro



    Sesimbra é dos sítios que tem um lugar muito especial no meu coração. Esta é a minha praia de infância, onde guardo memórias muito felizes de todos os anos que para aqui vim com os meus pais nas férias de verão. 
    Até por volta dos meus sete anos, o meu pai era um grande fã de campismo. Tínhamos uma roulote, daquelas que vêm em atrelado e são extensíveis, e era esse o nosso alojamento. Durante uma semana vivia naquela que, para mim enquanto criança, era uma casa de sonho. Para os meus pais tornaram-se férias mais cansativas do que para o descanso, mas eu fiquei sempre com este gosto e até por volta dos meus 23 anos fiz sempre campismo com os meus amigos. 

    Agora que já partilhei o livro de memórias, sou completamente suspeita por gostar tanto de Sesimbra! É pacata e tranquila, tudo o que precisas para uma escapadinha ou uns dias mais alargados para aproveitar a belíssima praia que tem no verão ou o bom peixe o ano inteiro. 

Marginal e centro histórico 


     Esta é uma pequena vila, com costumes e tradições de pescadores que do mar fazem a vida. Pelas ruas do centro históricos encontras muitas lojinhas de comércio tradicional e restaurantes. 


    Nesta última visita de verão, reparei que há vários murais de arte urbana alusivos à pesca e aos pescadores. É sempre uma boa forma de marcar a história daqueles que aqui vivem :)

Praia de Sesimbra 


    Esta é uma das minhas praias preferidas! A água é muito clara e limpa e o mar está praticamente sempre tranquilo. Para quem gosta de pouca ondulação ou tem crianças, é uma escolha perfeita. A temperatura varia um bocadinho, não estivéssemos nós na costa da Arrábida.  

Forte da Marinha


    Também conhecido como o Fortaleza de Santiago, o Forte da Marinha serviu outrora como base de defesa. No entanto, perdendo essa função, é desde 1977 considerado como Monumento de Interesse. 
    Este forte acaba por ser um símbolo da própria praia, uma vez que está mesmo em cima do areal. Para os mais curiosos, é possível fazer uma visita ao interior e observar a paisagem de uma outra perspetiva. 

Castelo de Sesimbra


    É impossível ficar indiferente a este monumento. O Castelo de Sesimbra é visível de todo o centro histórico da vila e, claro, da praia. Fica a cerca de 4km de distância, por isso, a visita é obrigatória.
    Com cerca de 850 anos, este castelo é o último que se situa à beira-mar e que mantém os traços de construção medieval. 


    A entrada é gratuita e vale muito a pena circular no seu interior. A vista daqui é simplesmente fascinante! 

Cabo Espichel

    O Cabo Espichel fica a cerca de 15km do centro da vila e é o ponto mais ocidental da costa de Sesimbra. Deste complexo faz parte a igreja da Nossa Senhora do Cabo; a Ermida da Memória, lugar onde dizem ter aparecido Nossa Senhora; hospedarias; a Casa da Água e o Aqueduto. 
    O farol compõe ainda mais este cenário e o seu interior pode ser visitado todas as quartas-feiras de forma gratuita (das 13h30 às 16h30 desde o último domingo de outubro ao último domingo de março e das 14h às 17h do último domingo de março ao último domingo de outubro - confirmar possíveis alterações). 

Onde comer

Restaurante “Lobo do Mar”
    Muito perto da doca de Sesimbra, é caso para dizer que o peixe sai do mar, passa pelas brasas e vem para o nosso prato. O Lobo do Mar é maravilhoso!! A especialidade é peixe grelhado e nem seria razoável pensar noutra iguaria que não esta. 
    A apresentação do restaurante é muito interessante, uma vez que tem uma enorme montra com o peixe fresco e, do outro lado, um grande assador. O atendimento é muito bom e o preço igual. Já voltei pelo menos duas vezes a Sesimbra para vir a este restaurante, mas ou não havia vaga ou era dia de descanso. Recomendo que faças marcação, uma vez que é bastante concorrido. 

Restaurante “Barca Delta”


    Localizado no centro histórico e a poucos metros do mar, o restaurante “Barca Delta” tem sugestões deliciosas para uma boa refeição. Na primeira visita fiquei muito bem servida com um arroz de tamboril e, por isso mesmo, regressei. Desta vez fiquei-me por uns básicos, mas não menos saborosos, carapaus grelhados. Quem comeu a espetada de chocos e gambas também ficou mais do que satisfeito. Para sobremesa optei por um doce da casa, que era gelado com molho de doce de ovos e ainda babo por ela! A conta para dois foi de cerca de 30€.

Onde estacionar

    Uma vez que Sesimbra é uma vila relativamente pequena e no centro histórico é difícil estacionar, deixo-te aqui uma solução para não perderes tempo à procura. Segue as direções para o Estádio da Vila Amália e, em frente, há um enorme parque de terra batida, à minha última visita, este era gratuito. Se deixares na parte alcatroada é a pagar, portanto, não tens de agradecer :)

Outras sugestões


    Se vieres para uma escapadinha e, sobretudo, para uma semaninha de férias, aproveita a proximidade e vai à descoberta das praias maravilhosas da Arrábida. É uma das minhas zonas preferidas do país! Difícil vai ser escolher por onde começar, mas para isso tenho uma ajuda para ti nestes artigos:



    Espero que gostes tanto de Sesimbra quanto eu e que também construas um álbum de memórias feliz :)


Comentários