As maravilhosas praias da Arrábida


    Não é segredo para ninguém: sou completamente apaixonada pelas praias da Arrábida! As águas transparentes e cristalinas, com várias tonalidades de azul, envolvidas numa paisagem verdejante, tornam estes cenários exemplo do que é o paraíso.
    Por mais vezes que vá à Arrábida, fico sempre impressionada com a beleza natural deste lugar. Digo muitas vezes que se vivesse noutro país e visse fotografias daqui, era certinho que ia lá parar. Sim, para mim é dos cantinhos mais bonitos de Portugal! :)
    Apesar de idílico, há aqui uma característica muito importante… Estas águas são tendencialmente frias :P Ohhhhhh… Pois é, que chatice! Mas não te preocupes, não é por isso que te vais desiludir. Umas de acesso mais fácil, outras por caminhos mais exigentes, são várias as praias que compõe esta costa maravilhosa. Preparado para ficar encantado?

Portinho da Arrábida


    A praia do Portinho da Arrábida foi eleita uma das sete maravilhas de Portugal em 2010. Certamente que ainda não deixou de o ser! Com um areal considerado longo para as praias desta costa, parece-me que não te vai faltar lugar para esticar a toalha. A paisagem é feita pela encosta verde e, lá ao fundo, os restaurantes até lhe dão uma certa graça. A água é completamente transparente e vão ser vários os impulsos de mergulhar ao longo do caminho que tens de percorrer. Neste mesmo trilho vais passar por umas mini praias que também não me parece nada uma má escolha se por aqui quiseres ficar.
    Esta praia fez-me lembrar muito a Croácia, especialmente por uma particularidade, tem muitas pedras à beira mar. Não é algo que adore, principalmente porque faz doer os pés. Parecia uma tontinha ao sair da água por não me conseguir equilibrar. Ainda assim, gostei muito e vou lá voltar :)


    Caso queiras passar aqui o dia e almoçar, jantar ou uns petiscos façam parte dos teus planos, há pelo menos três restaurantes à entrada da praia. Os preços são 1€ ou 2€ a mais do que no centro de Sesimbra, pelo que tens pratos entre os 12€ e os 14€ por pessoa (peixe grelhado, por exemplo). Não me parece nada exagerado dada a localização, isto é, mesmo em cima do mar! No caminho de regresso fiz uma pausa na “Cervejaria Mafalda” para uma cervejinha fresquinha e fui muito bem atendida. Pelo que percebi, também servem refeições leves e petiscos.

Como chegar:

Coloquei no GPS praia do Portinho da Arrábida e fui até ao limite máximo onde podia levar o carro. Caso não saibas, a zona das praias daArrábida é condicionada ao trânsito durante a época alta. A partir daí, fiz uma caminhada de cerca de 2km até chegar mesmo à praia. A ida não custa absolutamente nada, até porque é a descer e a vista merece ser apreciada. Claro que a descer todos os santos ajudam, a subir é apenas um e é cocho, mas… Também não é de elevada exigência. Para aligeirar podes sempre seguir o meu exemplo e fazer uma pausa com uma loirinha :P

Praia da Figueirinha


    Diria que, dentro das praias da Arrábida que conheço, a da Figueirinha é a mais “normal”. Isto é, é aquela tem menos envolvência com a natureza. Tem um extenso areal, com bares, chapéus e até espreguiçadeiras. Por sua vez, a água continua a ser translúcida. Eu não fiquei nesta parte maior. Fui para o lado esquerdo, onde está uma praia mais pequenina e mais à “maneira da Arrábida” :)


    O acesso a esta praia é bastante fácil uma vez que fica mesmo à beira da estrada.

Como chegar:

    Caso venhas de carro, há um parque de estacionamento pago mesmo em frente à praia. Eu fui num dos autocarros que faz o percurso do programa “Arrábida sem carros”. Paguei 1€ ida e volta até ao parque de estacionamento gratuito (SECIL) onde deixei o meu carro.

Praia de Galapos e Galapinhos


    Galapos e Galapinhos ficam literalmente uma ao lado da outra. Foram as primeiras que conheci e, por isso, são especiais. Das vezes que vim até aqui fiquei sempre do lado de Galapinhos, porquê? Nenhuma razão em concreto. Talvez o facto de estar mais próxima da mancha verde me tenha chamado mais à atenção.
    Sim, há uma grande mancha verde aqui! Por momentos vi-me e imaginei-me numa praia do sudeste asiático. É linda!


    Sempre que decidi ir até à Praia dos Coelhos acabei noutra. Consta que é das mais bonitas desta costa. Se a quiseres conhecer, fica do lado de lá desta vegetação do teu lado direito, estando de frente para o mar.

Como chegar:

Para chegares a esta praia tens de apanhar o autocarro que faz a ligação para as praias. Já para acederes a ela, basta desceres umas escadas. Parecem todas fáceis, não parecem? Mas não são :P 

Praia da Ribeira do Cavalo


    Se me perguntam qual a praia mais bonita de Portugal, não tenho uma resposta na ponta da língua, mas a Ribeira do Cavalo vai estar certamente no meu top de preferências. Ainda não tive oportunidade de conhecer as fantásticas praias do sudoeste asiático, mas é assim que as imagino: com água transparente, praticamente sem qualquer ondulação, com vegetação em volta e grandes farilhões à frente. Esta praia é assim e é perfeita no que à beleza diz respeito! Digo beleza porque para ser o suprassumo da perfeição precisava de aumentar a temperatura da água nuns 10oC, nada assim de muito especial :P
    Agora a sério… Já disse que é mesmo linda? Pronto. É mesmo.


Como chegar:

    Porque é que se esta praia é tão bonita, não tem uma verdadeira enchente? Bem, a verdade é que é cada vez mais procurada, mas nem todos sabem ao que vão. De um modo geral, considero que este acesso é difícil. Não ajudou o facto da minha chinela ter rebentado logo nos primeiros metros, mas há partes que são uma verdadeira aventura radical. Óbvio que não está ao alcance apenas de atletas de alta competição, mas requer alguma resistência para os cerca de 40 minutos que se seguem. Se serve de consolação, o regresso é bem mais fácil e um bocadinho mais rápido. Ainda assim, não recomendo estre trilho para crianças pequenas ou pessoas com problemas de mobilidade.
Uma forma mais fácil de vir ter ao areal da Ribeira do Cavalo, é apanhar um barquinho no cais de Sesimbra. Nunca utilizei este método, mas cada percurso custa em média 6€ por pessoa. Sem dúvida que é mais rápido e mais fácil, mas perdes a fantástica vista que tens ao longo do percurso :)

Miradouro da Arrábida


    Por falar em vistas, aqui fica a recomendação de um dos melhores miradouros que podes ter sobre a Arrábida. É simplesmente m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!! Nunca será de mais referir as cores impressionantes que estas águas têm. É mesmo de fazer os olhos brilhar.  
    Também é aqui que se encontra esta estrutura onde podes tirar a famosa foto de perspetiva. Tudo o que precisas é de dar asas à imaginação :P


    Na verdade ainda é um bocadinho inclinado, mas até eu que tenho vertigens não achei que fosse perigoso. É 85% ilusão de ótica :P 






    A Arrábida é um dos parques naturais mais ricos em ecossistema do país e, portanto, é um verdadeiro mundo a descobrir. Tal como comecei por dizer, são imensas as praias desta costa, cada uma mais bonita e surpreendente do que a outra. Até ao momento, estas são as que conheço. O artigo vai sendo atualizado à medida que for alargando a minha exploração :) 

    Dadas as limitações de acesso ao trânsito durante a época alta, aqui fica um artigo com mais informação com as alternativas que tens para chegar a estas praias preciosas!



Segue as minhas aventuras no Instagram :)

Comentários