20 curiosidades sobre Marrocos




     Marrocos é um país fantástico, com uma cultura muito característica e com paisagens formidáveis. Para os que gostam de explorar um país de norte a sul, esta é uma ótima escolha. Pensa bem: tem cidades interessantíssimas, praia, deserto e montanhas, algumas delas com neve, como o Alto Atlas. Aqui há atividades para todos os gostos!
     A minha viagem foi de 10 dias e conheci 15 cidades/localidades e isso deu-me uma perspetiva muito interessante a nível cultural. Tal como em todos os países, com maior ou menor território, as diferenças do norte para o sul, do litoral para o interior são notórias.      Registei algumas delas e anotei algumas curiosidades que acho muito interessantes partilhar contigo. Tenho a certeza que te vão ajudar a preparar a tua viagem e que vais ficar mais atento a alguns pormenores e detalhes que vais encontrar no quotidiano dos marroquinos ☺

1- É proibida a entrada de não muçulmanos nas mesquitas
    
    Este é um facto incontornável. Só é permitida a entrada nas mesquitas a praticantes muçulmanos. Apenas a Hassan II, em Casablanca, pode ser visitada por dentro. Se tiveres oportunidade, faz esta visita. É um edifício belíssimo e certamente vais ficar a conhecer mais sobre esta religião. 



2- Sexta-feira é dia santo
     
     Para os marroquintos a sexta-feira é como para os europeus o domingo. Não é dia de trabalho, portanto podes encontrar vários espaços fechados (eu não senti nenhuma diferença, mas talvez seja mais notório em algum comércio local). Este é dia de reunir a família e ir à mesquita rezar e ouvir o sermão. 

3 - Regatear é um hábito cultural

     Podes não estar familiarizado com o conceito e não te sentir muito à vontade, mas em Marrocos regatear faz parte dos hábitos. Geralmente apresentam um preço mais elevado já a contar com esta prática. Eles não ficam a perder, até porque, quando acham que estás a oferecer uma quantia demasiado baixa, já não fazem questão de te vender. Basicamente funciona assim: se aceitares de imediato o preço estipulado, acham que o teu comportamento não é correto, porque mostras ter dinheiro para comprar; se tentares baixar demasiado o preço, estás a desvalorizar o produto e o trabalho deles. Tens de encontrar um meio termo :) já agora, fiz ótimas compras!

4 – Forma de pagamento? Dinheiro.


   Nas medinas e nos souks não há possibilidade de usar cartão multibanco. Tens obrigatoriamente de ter dinheiro contigo. Esta é a forma mais prática de fazer pagamentos, até mesmo nos restaurantes. Além disso, é o que te permite negociar, portanto aposta em moedas e notas de baixo valor.

5 - É muito provável que te percas dentro da medina

     As medinas são os melhores sítios para apreciar a verdadeira cultura, onde tudo se passa e acontece. Tens muito para ver e absorver. Podias apenas ficar sentado a admirar o que está à tua volta que garanto que estarias a ver uma coisa nova a cada minuto. No entanto, são um verdadeiro labirinto e, segundo o nosso guia, há 80% de hipóteses de te perderes. Por exemplo, a medina de Fés tem 13 mil ruas!
     O GPS não funciona aqui dentro e li muitos relatos de que os locais têm por hábito pedir dinheiro para ajudar a sair ou para dar informações. A minha experiência com locais foi ótima, não imagino isso a acontecer, mas claro... Nem todas as pessoas são iguais. Se por acaso te acontecer, pede ajuda numa lojinha. 
     A melhor forma para que isto não aconteça é andares apenas nas ruas principais. Já tens muuuuuito para ver!



6 – Os marroquinos são poliglotas

    Não esperava por esta! A língua oficial é o árabe e o berbere, sendo que o francês também é uma língua bastante falada, já que Marrocos foi uma antiga colónia francesa. No entanto, eles falam fluentemente espanhol e muito bem inglês. Mais do que isso, percebem na perfeição se falares português e ainda dizem umas palavrinhas, sendo a preferida “batata frita” (para isto não tenho qualquer tipo de explicação, mas era muito comum usarem como abordagem) :P Portanto, se tiveres dificuldade em falar outros idiomas, aqui estás safo!

7 – É preciso pagar para fazer xixi

     Traz lenços de papel ou toalhitas contigo. É muito provável que precises na maioria das casas de banho públicas. Além disso, diria que 95% são pagas. Algumas delas são no chão, algo que não estamos habituados e é logisticamente mais complicado para as meninas. No entanto, nos sítios onde encontrámos isto, geralmente também tinha sanitas.

8 – Fotografias com animais


    Nas praças, como na Janaa El Fna, em Marraquexe, há cobras que ficam hipnotizadas com os sons de flautas e tambores e é comum os turistas tirarem fotografias com elas. Por causa disso, os seus “donos” costumam andar com elas em mãos para pôr em cima dos ombros de quem passa. Não é tão invasivo como tinha lido que era, mas é possível que alguém se aproxime de ti com um bicharoco de dois metros na mão.
     Além das cobras vais encontrar muitos macacos, até cheguei a ver uma avestruz. Estão acorrentados e fora do seu habitat natural. Não alimentes este negócio de exploração animal. 

9 – Se és um peão, presta muita atenção

     O trânsito é caótico nas cidades maiores. Ainda assim, é dentro das medinas que a confusão se instala. As ruas são mais apertadas, mas nem por isso deixam de circular motas, alguns animais e pessoas, muitas pessoas...





10 – Os animais que andam na rua são muito queridos, mas não dês mimos

     Atenção aos animais que andam na rua. Há imensos gatos, mais do que cães, e também macacos em algumas zonas. São uns queridos, mas neste país é muito comum que tenham raiva e basta uma mordidela para que possas ser contagiado.

11 – Tajine não é comida


     Basta começares a pesquisar e vais ver que todas as recomendações gastronómicas apontam para o tajine. Vais ficar com uma vontade enorme de comer um maravilhoso tajine. No entanto, isso não vai acontecer, pelo menos de forma literal! O tajine é o local onde os alimentos são confecionados, como que uma caçarola de barro que tem a tampa em forma de cone. O seu interior sim, é delicioso :P É chamado de tajine tudo o que se cozinha lá. 

12 – Há cinco rezas diárias

     Os muçulmanos rezam cinco vezes por dia. Antes de cada reza têm de lavar as mãos, a cara, a boca, as orelhas e os pés. Certamente que vais ouvir o chamamento vindo dos minaretes das mesquitas. É um boa experiência ☺




13 – No pictures!

     Não tires fotografias aos locais sem pedir autorização. Em algumas situações podem ser eles a oferecer-se para tirar uma foto contigo, de outra forma, pede autorização. O mesmo acontece quando estás a filmar na rua, tenta evitar apanhar rostos ou pelo menos tenta que não percebam que o estás a fazer. Em algumas barraquinhas também vais encontrar um sinal de que é proibido fotografar, especialmente nas mais bonitas.

14 – Os homens cumprimentam-se com beijinhos

     É engraçado a forma de cumprimento dos homens. Primeiro dão aperto de mão e, caso sejam próximos, dão dois beijinhos na cara.

15 – 120km não se fazem em 1 hora

     Se fizeres uma viagem de carro ou autocarro, não cries uma expectativa de duração em relação aos quilómetros que vais percorrer. Vou-te dar como exemplo uma viagem de cerca de 500km que fiz, que em Portugal levaria cerca de cinco horas, em Marrocos demorou umas oito… As estradas não estão propriamente em más condições, e com isto quero dizer com buracos ou em pavimentos de terra, mas todos os percursos são feitos no equivalente às nossas nacionais, sem possibilidade de ultrapassagem em alguns sítios.

16 – A cor azul afugenta as moscas

     A linda cidade de Chefchaouen é conhecida pelas suas casas azuis. Mas conheces o verdadeiro motivo para elas estarem pintadas assim? Esta cidade fica numa zona montanhosa e, segundo a população, atrai muitas moscas. Perceberam que a cor azul as afastava então, um por um, os vizinhos começaram a pintar as suas casas.
     Outras cidades do norte, como Rabat e Tânger, também têm imensas casas e portas azuis e verdes.





17 – O euro é aceite em todas as cidades

     Como o euro é uma das moedas mais fortes do mundo, é verdade que alguns países não se importam de a aceitar. Em Marrocos aceitam em todas as cidades e em todas as situações. Em muitas lojinhas e barraquinhas até têm os preços nas duas moedas. O que acontece é que pagas em euros e dão o troco em dirham (moeda oficial marroquina). Para teres uma pequena ideia, 1€ equivale a cerca de 10.5 dirham; 5€ são cerca de 50 dirham e por aí fora... Basicamente é acrescentar um zero. Ainda que assim funcione perfeitamente, eu aconselho sempre a que seja utilizada moeda local.

18 - A salada come-se primeiro 

   A primeira vez que isto aconteceu pensei que fosse apenas um pequeno atraso no serviço. A fome já era alguma, portanto aos poucos e poucos fomos comendo a travessa de salada marroquina que nos foi servida e só trouxeram o tajine quando já não restava nada. Podia ter sido coincidência, mas voltou a acontecer outras vezes. Além da salada se comer primeiro, é o que é dado como acompanhamento, portanto, comemos tajine (neste caso de vaca) com tajine. 

19 - Não se bebe álcool, mas produz-se muito vinho

      A religião muçulmana não permite aos praticantes o consumo de álcool, por isso, os marroquinos não bebem bebidas alcoólicas. Não é fácil encontrares um bar para beber uma cerveja, por exemplo. Os supermercados têm uma zona específica, fora do espaço comercial em si, onde é possível comprar bebidas espirituosas até às 19h. No entanto, Marrocos tem 37 mil hectares para produção vinícula e é em Méknes onde se concentra 80% dessa produção. Esse vinho é sobretudo escoado para unidades hoteleiras. Já agora, um facto engraçado, é que vais encontrar os cafés e esplanadas cheios (de homens, já que as mulheres não frequentam estes espaços) e vão estar todos a beber nada mais, nada menos, do que chá, uma das bebidas mais tradicionais deste país. 

20 - Marrocos recebe 13 milhões de turistas por ano

     Está a um passinho da Europa e para os que têm curiosidade pela cultura árabe, talvez seja o país mais fácil para começar a explorar. Das quatro Cidades Imperiais (Fés, Méknes, Rabat e Marraquexe) às mais pequenas e curiosas como Chefchouen; do deserto do Sahara ao Vale do Ziz com um dos maiores oásis do mundo; das grandes montanhas às praias, Marrocos é um destino completo e para todos os gostos. 




Gostaste destas curiosidades? Tens aqui outros artigos que também te podem interessar :) 

* Marrocos: Tudo o que tens de saber antes de ir

* O dia em que dormi no deserto do Sahara

* O dia em que fui para Marrocos com 68 pessoas

Segue as minhas aventuras no Instagram :)



Comentários