Os meus objetivos até 2030

     


     2020. Quantos planos e promessas foram feitas. Este seria o ano! Entrei no reveillon a pés juntos, com a certeza e a energia necessária de que este ano seria promissor. Não pedi muito, melhor, não peço nada, porque acredito que nada nos chega sem trabalho e dedicação por isso, agradeci tudo o que 2019 me deu e, se fosse igual a esse, ficaria feliz. No entanto, queria mudança e queria mais, muito mais, principalmente no que toca a explorar este maravilhoso mundo onde vivemos.
     Estava cheia de ideias novas. Projetos a vários níveis. Especialmente, lá está, com o positivismo que seria um ano de mudança! Certamente que não fui a única e, certamente também, que não sou a única que viu esta mudança chegar, mas com uma grande rasteira. Como entrei a pés juntos, caí redonda no chão.
     Estou em casa, como milhares de portugueses e como milhões de cidadãos por este mundo. A vida lá fora está parada e todos fomos obrigados a abandonar a corrida, quando ainda mal tinha começado. Há um vírus que veio mudar tudo e nos veio mudar a nós, enquanto seres humanos. Estamos longe dos que mais gostamos para os podermos proteger e nunca um abraço fez tanta falta, assim como o sentido da palavra “saudade”. Agora damos valor às coisas mais banais que existem. Neste momento, já não peço uma grande viagem, peço só segurança para ir à minha terra, visitar a minha família.
     Não vou mentir e dizer que não sinto falta de viajar. Sinto, tanta! Ao contrário do que a maioria pensa, viajar não é um luxo, é algo que me faz sentir motivada, que me educa, que me dá mais do que o dinheiro que gasto com elas. 
     No início deste ano, à semelhança dos anteriores, fiz uma lista com os novos destinos que queria conhecer. Felizmente consegui concretizar dois, infelizmente cancelei um e, drasticamente, abandonei todos os outros. Também, no início do ano, pensei em escrever este artigo, como forma de elevar ainda mais as minhas metas e ter objetivos traçados a um período mais alargado. Adiei e nunca o fiz. No entanto, parece-me que não há melhor altura do que agora.
     2020 de promissor já não tem nada. Não há planos que lhe façam sentido. É um ano perdido. Se estou a ser pessimista? Não sei... Mas prefiro pensar assim e entretanto ser surpreendida :) Por isso mesmo, decidi deixar de me focar nos próximos meses e passei a pensar nos próximos anos! Acho que desta forma consigo ir buscar alento e manter a cabeça erguida de que, numa altura ou noutra, mais cedo ou mais tarde, tudo se vai concretizar! É assim que agora começo a traçar os meus objetivos até 2030! Falta muito tempo, pois falta, mas também são muitos planos e ambiciosos :)

1. Conhecer todos os países da Europa
Talvez esta seja a minha maior ambição e aquela que me vou dedicar mais a cumprir. Tenho uma lista gigante de países que quero conhecer, mas o meu objetivo sempre foi dar prioridade à Europa. Temos um continente cheio de História e com uma cultura vastíssima. Fazendo contas, faltam precisamente metade dos 50. 

2. Explorar muito Portugal
Para mim não há país no mundo mais bonito do que Portugal. De norte a sul, de este a oeste, das cidades às pequenas províncias, o nosso país é um pequeno tesouro! Merece ser explorado com tanto ou mais afinco que os outros destinos que temos nas nossas listas. Tenho muitos passeios em mente, como voltar a percorrer a Estrada Nacional 2, fazer toda a costa do Alentejo, conhecer todas as Aldeias Históricas, percorrer a outra metade da costa algarvia, descobrir mais castelos a norte e, claro, palmilhar todas as ilhas do incrível arquipélago dos Açores, pelas quais tenho tanto carinho. Tenho em mente um roteiro extraordinário, espero partilhá-lo em breve :)

      3. Pisar cinco continentes
Até ao momento contabilizo viagens em três continentes. Falta-me aventurar pela Ásia e pela Oceania, o que há muito é aguardado. Pelos planos futuros, vêm coisas promissoras por aí! Quanto à Antártida... Oh Antártida!!! Acho que trocava metade dos países do mundo por ela. Talvez comece a preparar já um mealheiro para conseguir lá ir aí para 2040... Mas um dia irei!

4. Conhecer as 7 maravilhas do mundo
Mesmo que não tivessem este rótulo distintivo, estes monumentos estariam certamente na minha lista! A Grande Muralha da China é aquela que admiro há mais tempo, mas não consigo colocá-las por ordem exata de preferência. Conheço o Coliseu de Roma e as Pirâmides de Gizé, que têm título honorário, portanto não fazem parte das 7. Há uma destas maravilhas que espero conhecer a curto prazo (fazia parte deste 2020...).

5. Fazer uma viagem de autocaravana
As minhas férias de verão de criança passavam por ir acampar com os meus pais. Tínhamos uma roulote, a qual eu chamava de “casota”. Era uma excitação enorme o dia da partida! Passava o tempo a olhar para trás para me certificar que continuava atrelada. Adoro o conceito de liberdade que uma autocaravana permite e, por isso, também em homenagem aos tempos de infância, quero muito fazer uma viagem deste tipo. Não precisa de ser para longe. Só quero ter a experiência de andar numa casa sobre rodas e acordar todos os dias com a vista que eu quiser.

6. Fazer uma viagem de longa duração
O máximo de tempo que já viajei foram 22 dias, quando fiz um InterRail. Viajar por um período alargado é das melhores e mais exigentes experiências que podemos ter! Sonho com esta viagem há algum tempo, mas ainda não criei condições para a concretizar. Quatro meses seria fantástico, mas a duração depende sempre de vários fatores. Espero que seja antes dos meus 30, o que me dá 3 anos para pegar numa mochila e partir.

7. Explorar a Amazónia
Nos últimos dois anos tenho ganhado um interesse megalómano por explorar a Amazónia. Um território misterioso, muito dele virgem, com indígenas e tradições completamente díspares das que podemos conhecer. Imagino-me a navegar no Amazonas e a admirar o verde daquela vegetação. Quando for ao Brasil, o objetivo principal não vai ser banhar-me naquelas praias fantásticas, é mesmo ir até à maior floresta do mundo.

8. Percorrer a Route 66
O meu “american dream” sempre esteve mais no lado oeste do que do este dos Estados Unidos. A Route 66 faz parte da wish list de muitos viajantes e faz parte também da minha. Na verdade, já tenho um roteiro feito! Não brinco no que toca a planeamento, principalmente de viagens que me levam a sítios como o Grand Canyon. As cartas estão em cima da mesa ;)

9. Conhecer a Índia
Sempre que me falam de destinos de sonho, uma das respostas é a Índia. Sempre fui fascinada por este país. As cores, os cheiros, os monumentos e até a confusão. Tenho a certeza que a Índia não é daqueles países que lês roteiros para te preparar. Tenho a certeza que a Índia arrebata qualquer um e não tens forma de te preparar para isso. É verdade que as minhas expectativas são muito altas e tenho grande probabilidade que não correspondam às minhas ideias, mas a Índia é para ser vivida e estou pronta para levar aquela grande chapada cultural. O Holi que espere por mim :)

10. Conhecer Cuba
Sempre que me falam de destinos de sonho, uma das outras respostas é Cuba. Acho que já adiei demasiado esta viagem! Talvez seja o destino que mais tenho vindo a adiar, mas talvez seja aquele que vou tentar concretizar mais rapidamente. Mais uma vez, tenho um roteiro feito para cerca de duas semanas. Há anos que me imagino com um colar de flores, a deambular por aquelas ruas e a acabar o dia a ver um pôr do sol naquelas praias. Tudo me fascina aqui e sei que vai ser das melhores viagens de sempre!

11. “Bater o dente” em Svalbard e na Gronelândia    
Sou uma apaixonada por destinos de natureza e nos últimos anos tenho vindo a ganhar um fascínio inexplicável pelos nórdicos e pelas suas belezas singulares. Svalbard é um destino que entrou na lista recentemente, à conta da viagem que fiz a Tromsø, na Noruega. Já a Gronelândia conta com muito mais tempo, mas intensificou-se depois de ir à Islândia. Especialmente esta última, tenho a certeza que não levará mais de dois ou três anos a concretizar. Pelo menos assim espero! Não haverá frio que me detenha nas expedições pelos glaciares :)

12. Banhar-me numa ilha paradisíaca
Talvez seja um pouco drástico, passar de um objetivo tão frio para um tão quente, mas há que manter o equilíbrio. Já tive oportunidade de ver as praias das Caraíbas, na República Dominicana, mas quero algo ainda mais paradisíaco... Sim, estou a referir-me às Maldivas ou à Polinésia Francesa, por exemplo. O segundo é mais difícil para já, mas não te preocupes que depois partilho a forma low cost de passar umas férias nas Maldivas. É claro que existe e é claro que já estou com estudos intensivos nessa matéria.

13. Conhecer o Irão
O Irão é outro destino que tem ganhado popularidade, mas que já me tinha conquistado há cerca de dois anos. Nem sempre fez parte da minha lista, como talvez da maioria dos que até então já lá foram, mas agora que faz, é um dos países que mais quero visitar. Mais do que os seus edifícios maravilhosos, são as pessoas e a sua amabilidade, de que tanto falam, que procuro conhecer.

14. Voltar sempre onde fui feliz
Nunca, mas nunca, me importo de repetir destinos. É verdade que temos imenso para conhecer e que o mundo é muito grande e bla bla bla... Mas, ainda assim, eu não me importo de repetir. Já fui mais do que uma vez a várias cidades e certamente esse número vai crescer. Em primeiro lugar, é impossível ver tudo à primeira. Em segundo, nunca se vê nada com os mesmos olhos. Cada experiência é uma experiência e eu gosto muito de voltar onde fui feliz :) tenho alguns destinos onde quero regressar a curto prazo e um deles é claramente a Islândia.

15. Fazer mais viagens de grupo
A companhia que temos numa viagem pode muito bem ditar se vai ser uma boa ou uma má experiência. Nunca tive como companhia uma pessoa que não tenha interesses semelhantes aos meus ou, pelo menos, que não tenha o mesmo espírito de viagem que eu. No entanto, sou cada vez mais adepta de viagens de grupo. Já fiz várias, mas a de Marrocos, em 2019, revelou-se uma verdadeira epopeia de aspetos positivos. Além de ter conhecido os principais pontos do país, a um preço extremamente acessível, com ótimas condições, ainda me deu uma perspetiva cultural muito mais aproximada da realidade do que se tivesse ido por minha conta. Por outro lado, também tive a oportunidade de conhecer pessoas novas todos os dias, uma vez que era um grupo grande. Foi realmente enriquecedor a todos os níveis, superou a barreira das expectativas à larga e isso fez-me perceber, mais uma vez, que gosto muito desta modalidade. Não é algo que tenha de fazer todos os anos sequer, mas quando houver oportunidade, quero repetir sem dúvida alguma.

16. Voltar a fazer um InterRail
Falo imenso desta viagem nos meus artigos e com toda a razão de ser. Foi o InterRail que me deu a maior bagagem até hoje e que acabou por definir grande parte da viajante que sou. Foi das melhores experiências que já tive e, no dia em que cheguei a Portugal, disse para mim mesma que iria regressar aos carris de mochila às costas. Esta ideia tem estado cada vez mais presente e quero muito concretizá-la.

17. Fazer o Transiberiano
Lá está, desde o InterRail que outros interesses começaram a ganhar força. O Transiberiano é uma das maiores viagens de comboio do mundo! Adorava ter esta experiência. Confesso que não está numa lista completamente prioritária, mas espero que um dia faça parte das minhas histórias de viagem.

18. Visitar a Coreia do Norte
Talvez seja controverso para alguns, mas é certamente um interesse para outros. Tanto se diz e fala sobre a Coreia do Norte que quero experienciar isso por mim própria e tirar as minhas conclusões. É o país mais fechado do mundo e só isso traz uma curiosidade enorme sobre este destino.

*

Esta é uma lista de objetivos que tenho vindo a adquirir desde há muito tempo. Não surgiu de um dia para o outro e tão pouco vai ser concretizada assim. Por isso mesmo, faz parte de um plano a longo prazo. Não estão aqui todos, nem perto disso, os países que quero conhecer. Há muitos mais, mas esses estão numa perspetiva de concretização a curto prazo. Certamente vão aparecer outros destinos pelo meio. Certamente que também vou ganhar outros encantos e ter de deixar estes para mais tarde. Não sei o que o futuro me reserva, mas para já é isto que tenho em mente. Mais uma vez digo, que a vida seja generosa comigo para me poder aventurar por terras e culturas tão diferentes. 2020 não começou bem, mas que seja só início de uma década cheia de destinos em grande, com muitos quilómetros a percorrer. Que me traga muitas histórias para poder partilhar. Que me dê muitos sorrisos. Que atravesse muitas pessoas no meu caminho. Que seja só a primeira lista de outra, que chegará daqui a outros 10 anos.

Este artigo fica uma espécie de “carta para o futuro”. Sei lá eu se nesta altura ainda tenho o blog! A única certeza que tenho é que viajar vai ser sempre das coisas que mais gosto de fazer :) Em todo o caso, fica aqui um registo. Vai servir de balanço e vai ser uma ótima recordação daquilo que, hoje, espero conhecer no futuro.

Segue as minhas aventuras no Instagram :)

Comentários

  1. Deste-me uma ideia para escrever um post também. Realmente é bem difícil para mim não planear coisas, principalmente viagens! Somos bem parecidas. Por exemplo fazer uma viagem de longa duração, viver numa caravana uns tempos e fazer a Route 66 são alguns dos meus objetivos também! Cuba tens que conhecer, sem dúvida e lança-te a essa Ásia mulher! Grande beijinho, Dani :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quantas saudades das nossas "pausas para café" que acabavam sempre a falar de viagens! É realmente difícil estar sem planeamento. Parece que não existem objetivos nem metas para alcançar. Quem sabe se entretanto não nos vamos cruzar por essa estrada e passar uma noite de vizinhas nas "nossas" autocaravanas a pôr a conversa em dia :P Beijinho grande minha querida! Ainda temos muitos roteiros para trocar <3

      Eliminar
  2. Alguns conselhos de experiências que tive e adorei.

    Caravana - é para mim a melhor maneira de viajar. O melhor sítio para fazer isto é na Nova Zelândia. O país está completamente preparado para isto, havendo parques de campismo desde grátis até de luxo a poucas horas de distância e wow, as vistas lá, para cada lado que olhes dava para fazer um postal. É tipo Açores em ponto grande.
    Reserva 3 semanas por ilha pelo menos ou vais acabar por passar o tempo na estrada a conduzir e não aproveitas nada.

    Maravilhas do mundo - até agora, das que vi, para ser sincero fiquei um pouco desiludido. Há sempre tanta, tanta gente e está tudo tão comercializado que já não consegues apreciar as obras de arte. Há sítios bem parecido, menos famosos, que te fazem igual suster a respiração.

    Cuba - depende do teu budget. Se vais fazer turismo OK, se vais viajar e conhecer mais a fundo Cuba, já não é tão colorido infelizmente.

    Viagem de longa duração - prepara-te que é bem mais difícil do que parece :p vais passar horas e horas a planear, ler opiniões, buscar opções mais baratas... Nós fizemos uma viagem de 8 meses e sinceramente achei demasiado tempo... O ideal, para mim, seria 3 a 4 meses. Mais tempo é extremamente cansativo e chegas a um ponto que já não queres ir a lado nenhum porque é tudo igual (depois passa com o tempo :D)

    Amazónia - conheço só a parte amazónica do Peru. Já fui lá 2 vezes e era capaz de voltar. Coloca na tua lista o ritual de Ayahuasca com índios em plena selva. É life changing. Lê sobre isso :)
    É vai rápido... O nível de destruição não pára e é visível até do avião... Triste.

    Ilhas paradisíacas - vai para as Caraíbas (li que já foste mas vai outra vez!) Se tens espírito aventureiro e não gostas de ir para onde há muita gente, aconselho-te as pequenas Little Corn Island na Nicarágua, na parte das Caraíbas. Está ligeiramente preparado para turismo, mas não excessivamente. Aliás, ao fim de 2 dias conhecíamos todos os turistas pelo nome quase já que éramos tão poucos. A gente local é super descontraída e ninguém te quer enganar com os preços por seres branca... Ah, e tira o curso de mergulho antes de ires para lá! Por relativamente pouco dinheiro podes fazer mergulho com tubarões, raias, etc e mergulho nocturno com plâncton que brilha no escuro!! Parece que estás no mundo do avatar.
    As praias são fantásticas e a ilha não tem sequer estradas, nem carros nem motas! És só tu, praias maravilhosas e natureza. A comida disponível é basicamente o que a ilha produz. Há alguns pratos que tens de encomendar uma hora antes porque eles vão buscar os ingredientes à natureza, cocos, vegetais, etc.

    Notas gerais - às vezes aquilo que mais queremos ver é fazer dá-nos menos prazer que coisas espontâneas! Mete aí na lista subir a um vulcão activo :) dos 8 meses de viagem é ainda o que me ficou mais na memória por exemplo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno, que comentário delicioso! Pelas tuas simples palavras já me fizeste viajar um bocadinho pela imaginação :) Muito do que disseste, é muito do que quero viver, por isso pareces-me um ótimo conselheiro quando estiver a preparar qualquer uma destas aventuras :D sem dúvida que o vulcão ativo ficou em falta aqui nestes pontos, mas não está fora da lista :) E tens muita razão quando dizes que o que mais esperamos ver nem sempre é o que mais nos surpreende. Acho que as pequenas coisas são o que fazem as grandes viagens. Aliás, são mesmo as mais simples que marcam a diferença!
      Obrigada pela tua partilha, já fez este meu dia de confinamento ser mais livre :)

      Eliminar
  3. Partilho vários destes teus objectivos, Daniela, com particular destaque para o Transiberiano e a visita à Coreia do Norte. Confesso que nunca faço planos a longo prazo, porque vou sempre para onde as oportunidades me levam, mas tal como tu, sei que as farei um dia!
    Gostei muito de ler este post e deixo-te mais um para a lista: aventura-te no Médio Oriente, a minha região predilecta. É SURPREENDENTE em todos os aspectos :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário