Lagos Plitvice (Croácia) - Tudo o que tens de saber





Foi esta a razão. Foi a imagem dos Lagos Plitvice que me fizeram, em primeira instância, querer ir à Croácia. Lembro-me perfeitamente de ver uma imagem onde o azul turquesa cruzava com o verde da vegetação. Não dava para contar o número de cascatas e, logo eu, que gosto tanto de cascatas! Parecia um sítio idílico onde os realizadores do Rei Leão se inspiraram para criar o lema “Hakuna Matata”. Disse com convicção: um dia vou lá! E fui…

Esquece todas as fotografias bonitas que tens visto. Nenhuma, mas nenhuma mesmo, consegue passar a beleza deste sítio!



   Para te ajudar a planear a visita aos Lagos Plitvice, vou dar resposta às principais dúvidas que eu tive quando estava a planear a minha viagem pelos Balcãs.


Como é o Parque Nacional Plitvice?

     O Parque Nacional dos Lagos Plitvice, ou Plitvička Jezera, em croata, é um parque nacional com uma dimensão de cerca de 300km2. É composto por 16 lagos, sendo 12 superiores e 4 inferiores, e mais de 300 cascatas! O cenário muda todos os anos, já que algumas secam e outras novas acabam por se formar. Para teres uma ligeira impressão do seu tamanho, apenas 1% corresponde à área visitada.


Qual a melhor entrada?

O parque é composto por duas entradas e, na verdade, a tua experiência não altera caso optes pela entrada 1 ou 2. A 1 fica junto aos lagos inferiores e é a mais próxima da Grande Cascata. A 2 fica junto ao cais, a meio caminho dos lagos superiores.
Eu entrei pela 1 e apenas acho que a primeira perceção é mais impactante neste ponto. Ainda estava a passos largos de me aproximar do início dos trilhos e o som da água já era bem audível. Uns metros à frente do pórtico de entrada, era isto que me esperava…





Uauuuuuu!!!! Não consigo explicar o brilho dos meus olhos ao ver este cenário. Já esperava algo grandioso, mas assim… Caramba! Assim nunca me tinha passado pela cabeça!


Como são os trilhos?

Não há forma de enganar. Se vens aqui tens de estar preparado para fazer uma boa caminhada. No entanto, há trilhos para todos os gostos e resistência das pernocas. O menor é representado pela letra A: conta com apenas 3.5km, o que equivale a cerca de 2h. O maior é identificado com a letra K: são 18.3km e leva praticamente 8h a concluir. Todas as restantes letras, entre A e K, são os considerados intermédios, aumentando progressivamente a distância de acordo com a letra.
Segundo as opiniões que fui recolhendo, optei por fazer o H. Este trajeto passa pelos lagos altos e baixos e termina na Grande Cascata.


Tenho a dizer que não é propriamente fácil seguir o roteiro de forma direitinha. Uma das falhas que considero que o parque tem, é que os trilhos não estão bem assinalados, as placas aparecem de forma muito espaçada e isso acaba por criar alguma confusão se estamos na rota certa ou se já estamos a meio caminho de outra. Também há mapas de grandes dimensões com o desenho do parque, no entanto, falta o mais importante: saber onde estamos naquele preciso momento! Ainda assim, não me preocupei muito com isso. Tentei tomar o caminho mais próximo da beira do lago e lá fui um pouco à descoberta.


Independentemente do trilho escolhido, o percurso não é muito exigente. Diria que 80% é em terreno plano.


Tenho de fazer tudo a pé?

A resposta é não. O parque tem comboios panorâmicos e ainda um barco em que podes andar gratuitamente.
Tal como disse, o cais fica junto à entrada 2. O barco circula a cada 30 minutos e tem uma capacidade máxima de 100 pessoas. O passeio é muito agradável e leva-te a uma zona mais próxima dos lagos inferiores ou superiores (caso subas ou desças).
Quanto ao comboio panorâmico, estes têm várias paragens ao longo do parque. Não consegui perceber a periodicidade com que circulam, mas diria que também deve ser a cada 30 minutos. As placas das paragens estão identificadas com P1, P2 e P3 e cada uma delas corresponde ao trajeto ascendente ou descendente.

Para ires dos lagos inferiores para os superiores aconselho-te a que vás no comboio panorâmico. A distância é considerável e o trajeto é feito por trilhos no meio da floresta. Apesar de ser uma caminhada muito agradável, não se justifica fazer o percurso todo a pé. Podes fazer apenas uma parte para ter essa experiência, mas na paragem seguinte vai à boleia.


Qual a melhor forma para comprar o bilhete?

O bilhete pode ser comprado na bilheteira ou online no site oficial. Claro que a última opção é a melhor, isto porque, apesar de ser necessário trocar o bilhete online por um físico, há um sítio próprio para o fazeres e as filas são consideravelmente mais pequenas e rápidas. Talvez tenha demorado cerca de 10 minutos para fazer esta troca.
Já para a bilheteira, logo na hora de abertura do parque, posso dizer que havia várias centenas de pessoas... Em jeito de curiosidade perguntei quantos bilhetes diários eram vendidos e a resposta foi são tirados 750 bilhetes por hora até às 17h! 


Quanto custa um bilhete?

Como em praticamente todos os sítios, há vários valores disponíveis e estes variam consoante a altura do ano. Dá para comprar bilhete de um ou dois dias mas, na minha opinião, um dia é suficiente para explorar todo o perímetro. Quanto aos valores, deixo aqui um esquema:
Janeiro a março – 8€
Abril, maio e outubro – 13.50€
Entre 1 de junho e 30 de setembro - entre os 20€ e 34€
Tickets de dois dias – entre 12€ e 47€

A que horas ir?

     Eu cheguei aos Lagos Plitvice antes da hora de abertura. Tal como disse, as bilheteiras já tinham filas bastante grandes e não paravam de chegar autocarros turísticos. Foi a melhor decisão! Quanto entrei ainda não havia muita gente, algo que começou a mudar depois das 11h da manhã. Nos trilhos caminhavam cada vez mais pessoas e nos passadiços que passam pelo meio dos lagos inferiores já se formavam filas lentas. 



    É muito aborrecido quando vamos a um monumento que queremos muito conhecer e está cheio de turistas, mas sítios de natureza com multidões é do pior!
Horário: final de março a 1 junho : 8h às 19h


Posso nadar nos lagos?

     Não... Felizmente ou infelizmente não é permitido. Teria adorado nadar naquela água azul cristalina, mas confesso que seria muito mau para a conservação do parque se fosse permitido nadar. Acho que nessas circunstância o número de visitantes seria superior. Se quiseres ter a experiência de nadar num parque natural também ele com cascatas, podes fazê-lo no Krka :)




Qual a melhor altura para visitar?

     Por esta conversa já deves ter percebido que quanto mais longe da época alta for a tua visita, melhor. Eu fui em maio e acho que é uma excelente altura, talvez como setembro e início de outubro. A temperatura já é bastante agradável, o preço é menor e o número de turistas também. 

É possível estacionar?

     Tinha carro alugado e uma das principais preocupações era onde o deixar e quanto é que isso ia custar. O estacionamento na Croácia, além de ser todo pago, não é propriamente barato. Por acaso fiquei surpreendida quando vi que o valor é de cerca de 1€ por hora.
     Existe um parque em cada uma das entradas (1 e 2) e o sistema é bastante simples: tirar ticket e pagar o tempo correspondente no final.

Onde posso comer?

     Existem três bares no parque. Fiz uma observação de preços no bar da entrada 1 e um cachorro ou um hambúrguer custavam entre 6€ e 7€. Não são valores escandalosos para um lugar como este onde não existe mais nenhuma opção. No entanto, podes fazer algo mais simples, económico e que certamente te vai dar um prazer melhor: levar comida de “casa” e comer numa mesa com vista privilegiada :)


     Antes de ir para o parque parei numa pequena mercearia e comprei salsichas, pão de cachorro, sumo e fruta. Um almoço perfeito para duas pessoas a menos de 5€!

Onde ficar?

     Como fiz uma roadtrip, ia dormir sempre ao sítio que ia visitar no dia seguinte. Aqui as casinhas têm todas o mesmo aspeto, são muito semelhantes a albergues de montanha. Isso faz com que as pequenas vilas que estão nas proximidades dos Lagos Plitvice tenham um ar encantador!


(esta é uma das casinhas em miniatura)

     Fiquei na House Marinic, a cerca de 7km da entrada 1. Gostei tanto de lá ficar que tive muita pena de não ter tempo para explorar aquela zona. O preço foi de 26€ por uma noite. 











Recomendações:

     Independentemente da altura do ano, há algumas recomendações que deves seguir à risca:

Levar casaco: até mesmo no verão aconselho a que leves um casaquinho. O parque é todo coberto por árvores e por isso há sombra na maioria do percurso. Estava um dia bastante bonito quando cheguei e pensei que me ia aguentar de t-shirt, levei uma camisola apenas por precaução e ainda bem, é que não a tirei o tempo todo!  

Levar água: Além dos três bares que te falei num dos pontos acima, não existe mais nenhum sítio onde possas comprar mantimentos. Vai bem abastecido de água, certamente vais precisar. Não te esqueças que alguns trilhos têm mais de 10km.

Levar calçado confortável: Esta serve para tudo, mas é importante. Leva calçado apropriado e confortável para uma caminhada. Não fiques com espaços por ver porque te doem os pés.

A minha experiência

     Este é mais um dos sítios que tomo como exemplo de que devemos tornar os lugares de sonho em objetivos :) e desculpa… Nunca vou conseguir mostrar quão bonito é este lugar!


     Fiquei realmente fascinada e certamente que um dia vou voltar, até porque... A minha saga negra com a meteorologia obviamente não deu tréguas e, não fez só um estrago, mas fez dois... 
    Em primeiro lugar, os lagos superiores estavam fechados devido a inundações das fortes chuvas que tinham ocorrido na semana anterior. Portanto, não vi os lagos superiores. Os guias do parque disseram que os inferiores são mais bonitos, mas isso é algo que tenho de comprovar com os meus olhos. Depois, a seguir ao almoço, começou a chover torrencialmente, mas torrencialmente mesmo! Fiquei abrigada debaixo de uma pedra um bom bocado, até que interiorizei que água é água e... Que se lixe! Estava ali para aproveitar ao máximo e, dentro do que podia, foi o que fiz. Ainda assim, faltou-me a parte de ficar um bocado sentada e contemplar. Olhar apenas e absorver toda a magia que a natureza é capaz de fazer. Não, não é uma desculpa para voltar, isso já estava decidido nos primeiros cinco minutos :P

Curiosidade:


     Isto não é propriamente uma curiosidade, mas não sabia bem como o caracterizar... Não sei se foi da altura do ano, se o facto de terem ocorrido chuvas mais intensas pode ter ajudado ou se é sempre assim, mas... Se tens medo de bichinhos peludos de quatro patas que adoram roer tudo, faz atenção. Os ratinhos estão por todo o lado!!!! Só assim em 10 ou 15 minutos contei mais de 30. Depois achei melhor parar de o fazer porque já me estava a causar alguma impressão. Não te fazem mal nenhum, não têm mau aspeto sequer, só estão à procura de alimento. Dá para coexistir perfeitamente, ok? :P


Segue as minhas aventuras no Instagram :)

Comentários