Terceira em 1 dia - Roteiro



  A viagem à ilha Terceira era para ter acontecido em outubro de 2020. Infelizmente, uns dias antes da partida estive em contacto com um caso positivo de covid-19 e vi-me obrigada a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A última viagem tinha sido em janeiro, ainda antes da pandemia chegar a Portugal e, por esta altura, as saudades de explorar eram mais do que muitas. Fiquei de coração partido! Prometi voltar assim que fosse possível e cumpri. Em abril de 2021, este foi o primeiro destino no regresso às viagens. 
    Enquanto que na primeira tentativa eram quatro dias só para a Terceira, agora dividi-lhe as atenções ao incluir outras ilhas, fiz um périplo de uma semana pelo Pico, Faial e São Jorge. Este é o motivo por ter ficado tão pouco tempo, ela merece mais! É justamente por aqui que começo, dizendo que a Terceira foi uma autêntica surpresa e que, mesmo em menos de 24h que lá estive, ficou com o meu coração. 

    O roteiro que vou apresentar foi aquele que fiz, portanto é apenas por alguns dos sítios principais. Apesar disso, vou deixar mais sugestões caso tenhas mais tempo para explorar esta ilha. Estás pronto para começar a traçar a tua viagem? Vamos a isso :)
    Com 90km de extensão, a ilha Terceira faz parte do grupo central do arquipélago dos Açores a par com São Jorge, Graciosa, Faial e o Pico. Como o próprio nome indica, foi a terceira ilha a ser descoberta, sendo que no início era chamada de ilha de Jesus Cristo. 
    Começou a ser povoada no início do século XV e teve uma grande importância ao longo da História de Portugal. Servia de entreposto comercial entre as restantes ilhas, assim como de ponto de ligação internacional para as naus que navegavam para as Américas e para a Índia. 
    O verde reina por aqui, tanto é que o interior da ilha é conhecido como Terra Brava dada a densidade de vegetação. É a ilha das “mantas de retalhos”, mas a Terceira tem muito, mas mesmo muito mais para te oferecer. 

Miradouro da Serra do Cume


    É o cartão de visita desta ilha e a popularidade faz jus ao local. Assim que aterrei e levantei o carro, fui imediatamente para o Miradouro da Serra do Cume. Queria mesmo que este fosse o primeiro sítio a conhecer aqui, mas tive pouca sorte. O nevoeiro não deixava ver um palmo à frente e, por momentos, achei mesmo que a minha triste saga de não conseguir ver nada dos melhores miradouros das ilhas (todas elas por onde tinha passado até então) ia continuar.
    Não foi o primeiro, mas foi o último. No dia seguinte, antes de ter de voltar para o aeroporto, tentei de novo a minha sorte, e que sorte! Estava um dia lindo, com o céu completamente descoberto, e tenha um certo feeling positivo de que ia conseguir. 


    Foi tudo o que esperava! Uma vista completamente desafogada para a famosa “manta de retalhos”. O cenário é mesmo impressionante e deslumbrante! É daqueles sítios que podia ver trinta vezes e lhe conseguia sempre admirar a beleza.
 

    Caso não consigas apreciar esta vista à primeira, volta cá duas ou três vezes. Não podes é ir embora sem tentar o mais que conseguires!
    Os acessos são bons e podes deixar o carro mesmo à beira da estrada. Tive a sorte de ter este espaço só para mim, mas acredito que em alturas normais (ainda fui em Estado de Emergência, por isso o número de turistas ainda era reduzido) haja por aqui uma pequena multidão.


    Da primeira vez fiz o percurso do aeroporto para cá, da segunda parti do centro de Angra do Heroísmo e o GPS mandou-me pelo meio dos campos. Sugiro que faças este segundo trajeto. É lindo! 

Lagoa das Patas


    A Lagoa das Patas fica no interior da ilha e é uma lagoa artificial. É um dos sítios de passagem obrigatória. Fica rodeada de vegetação densa e isso dá-lhe uma beleza única. Ao redor, foi criada uma zona de lazer com algumas mesas de piquenique. 


    Como fica no interior da ilha, o percurso até chegar aqui é maravilhoso! Conta com várias paragens para fotografar :)

Angra do Heroísmo 

    Angra do Heroísmo é a capital da ilha Terceira e foi a primeira localidade dos Açores a ser elevada a cidade, em 1534.
    Não sei qual a ideia que tens dela, mas fazia-a pequena e com pouco interesse. Não podia estar mais errada! É uma cidade cheia de cor (literalmente), charme e harmonia. Senti-me tão, mas tão bem aqui :)

Palácio dos Capitães-Generais


    Este edifício fica no centro histórico da cidade. Foi em tempos um colégio de jesuítas, por duas vezes Paço Real e, hoje, Direção Regional das Comunidades. 

Ruas pitorescas


    Anota dois ou três pontos para conhecer no centro da cidade. De resto, deixa-te vaguear pelas ruas e vais descobrir agradáveis surpresas. O centro não é muito grande e é perfeito para andar a pé. Por aqui, todas as ruas e edifícios são coloridos. É um verdadeiro deleite! Gostei tanto, mas tanto desta cidade! Por mais encoberto que o céu possa estar, há alegria por aqui :)

Igreja da Misericórdia 


    Foi aqui que teve lugar o primeiro hospital dos Açores, em 1492. A Igreja da Misericórdia é hoje classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Virada para o mar, mesmo junto ao cais, destaca-se pela sua dimensão e pela cor azul que em comunhão com os demais edifícios coloridos, fazem deste cenário uma porta de entrada da cidade simplesmente perfeita!

Portas do Mar

    Mesmo em frente à Igreja da Misericórdia ficam as Portas do Mar com acesso ao cais. Aqui podes encontrar uma estátua de Vasco da Gama. 


   Em 1499, quando o navegador e a tripulação regressavam a Lisboa após a primeira viagem marítima à Índia, Paulo da Gama, seu irmão, estava profundamente doente e tiveram de desembarcar na ilha Terceira. Este acabou por aqui falecer. Vasco da Gama terá ficado muito abalado com a partida do irmão e acabou por permanecer entre um e três meses nestas terras.
    Junto à estátua podem ler-se várias estrofes de alguns poemas que lhe admiram o feito por descobrir o caminho marítimo para a Índia, entre eles, um da “Mensagem”, de Fernando Pessoa, “Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena”. 



Igreja de Nossa Senhora da Conceição 


    Também ela de azul, mas de menor dimensão, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição fica apenas a cerca de 350m da igreja da Misericórdia e das Portas do Mar.

Sé Catedral de Angra do Heroísmo


    A Sé Catedral de Angra do Heroísmo é considerada a maior igreja de todo o arquipélago dos Açores. É imponente e facilmente se identifica do centro da cidade. 
Ficou muito danificada com o terramoto de 1980 e três anos depois por um incêndio que levou à destruição de parte do seu espólio de peças barrocas. Nos dias de hoje é local de encontro da população para as celebrações religiosas. 
    A cor amarela e a própria arquitetura tornam-a distintiva a nível nacional.

Paços do Concelho


    Mesmo no centro da cidade, num grande largo, ficam os Paços do Concelho, isto é, a Câmara Municipal. 

Jardim Duque da Terceira


    A poucos metros da Câmara Municipal, fica o Jardim Duque da Terceira. Contando com os patamares superiores, a área total ainda é bastante considerável. Por aqui encontras um coreto ao centro, um pequeno lago, banquinhos um pouco por todos os cantos e uma panóplia colorida de diversas flores e árvores. O tempo aqui é mesmo bem passado e este sítio é imperdível! 


Outeiro da Memória


    Entrei numa lojinha para comprar as minhas recordações e, de miniaturas, só havia um género de uma pirâmide amarela. Perguntei à senhora o que aquilo representava e ela contou a história em duas ou três frases, ainda que tenha feita uma interjeição de “menina, é um dos símbolos da nossa terra”. Confesso que não sabia, nem o tinha visto nos vários roteiros que consultei para preparar o meu. Ela disse que ficava “lá no cimo” e como tinha o tempo contado calculei que ficava para uma próxima. Surpreendentemente, quando ia do centro para outro local, após uma curva contracurva, dei de caras com ele, e ainda bem! Este é só o melhor miradouro que tive oportunidade de visitar.


    O Outeiro da Memória foi edificado com as pedras do antigo Castelo dos Moinhos, em memória a D.Pedro. Tem uma vista de 360o absolutamente surreal! Daqui consegues ver parte da “manta de retalhos”, o mar, todo o centro da cidade de Angra do Heroísmo e ainda, em dias de boa visibilidade, as ilhas de São Jorge, do Faial e do Pico. Adorei mesmo estar aqui! 


    Depois percebi que, subindo todas as escadas do Jardim Duque da Terceira, também podes chegar aqui, daí dizer que a área total ainda é considerável. Não percas este ponto por nada, ficou um dos meus sítios preferidos da ilha! 

Forte de São Sebastião 

    Este forte tem uma arquitetura militar com mais de 400 anos. Tentei visitar, mas a entrada só era permitida aos hóspedes do alojamento que aqui existe.
Miradouro da Cruz do Canário (vista para o ilhéu das Cabras)
    Ficava a caminho, por isso parei no Miradouro da Cruz do Canário. É um sítio muito tranquilo e tem uma vista muito próxima do Ilhéu das Cabras. 

Impérios do Divino Espírito Santo


    Os Impérios do Divino Espírito Santo são lugares de culto ao Espírito Santo. Na época das festas é daqui que partem as romarias e celebrações. São vários e estão um pouco por toda a ilha. Tornam-se curiosos porque alguns deles têm este aspeto todo colorido! Aliás, o que não falta na Terceira é cor :) 
 
Outras sugestões

    Como comecei por dizer, o tempo na Terceira foi bastante contado e vou explicar com mais detalhe no tópico abaixo “Como chegar”.
    Assim sendo, foi preciso fazer um roteiro mais simples uma vez que nem 24h aqui ia estar. No entanto, para que nada te falte, vou deixar mais sugestões caso a tua viagem tenha mais dias, porque ela assim o merece :) Quando um dia regressar, complemento estes tópicos.

*Ainda em Angra do Heroísmo:
- Igreja de São Gonçalo
- Palácio Bettencourt
- Museu de Angra (fica no antigo convento de São Francisco)

*Miradouro do Monte Brasil
Dizem ter uma das melhores vistas sobre a cidade de Angra do Heroísmo. Tive imensa pena de não visitar.

*Praia da Vitória, com especial atenção para o Miradouro do Facho, onde tem uma vista sobre a praia e a baía.

*Miradouro Riviera

*Biscoitos
- Museu do Vinho
- Piscinas naturais de Biscoitos, dizem ser umas das melhores da ilha 

*Mata da Serreta 
- Miradouro com vista para a localidade de Doze Ribeiras

*Serra de Santa Bárbara
- Ponto mais alto da ilha (1021m)
- Tem um miradouro para a cratera da Caldeira de Santa Bárbara

*Algar do Carvão e Gruta do Natal
- O Algar do Carvão é uma das 7 maravilhas de Portugal (fica na Serra de Santa Bárbara)
   O Algar do Carvão era dos sítios que mais queria visitar! Infelizmente, à segunda-feira está encerrado e não foi possível conhecer. Recomendo que acedas ao site oficial, uma vez que os dias e horários das visitas são constantemente atualizados, especialmente nesta altura de pandemia, para poderes agendar a tua visita. Por 12€, existe um bilhete combinado para o Algar do Carvão e a Gruta do Natal. Se tiveres oportunidade, não dispenses esta experiência, certamente valerá a pena!  

*Visita à queijaria “Queijo Vaquinha”
    Hmm este é um ponto sensível. Mesmo que tivesse tempo, teria de dispensar a visita à queijaria, isto porque não gosto de queijo e só o cheiro me causa aflição! Como costumo dizer, sou uma falsa serrana (sou covilhanense de gema) :P Contudo, para os apreciadores, deve ser uma experiência muito gira :)

Onde comer

Tasca das Tias    

   Vi ótimas recomendações do restaurante “Tasca das Tias” e eu só tenho a elogiar! Comi um belo prato de miolo da alcatra acompanhado com batatas fritas e estava absolutamente divinal. O atendimento também foi por si só de excelência! 


    Para sobremesa provei o típico pudim de vinagre e, ao contrário do que se possa pensar, este leva mesmo vinagre :p No entanto, é muuuito doce, faz lembrar alguns conventuais. É bom, mas sinceramente não adorei. 


    O jantar ficou por 33.20€ para duas pessoas (dois pratos, duas cervejas e uma sobremesa).

A Canadinha

    O restaurante “A Canadinha” fica mesmo ao lado do alojamento onde fiquei, o Angra Bed and Breakfast. Como já tinha marcado mesa na “Tasca das Tias” acabei por não comer aqui, mas deixo como opção. O espaço é bastante simples e tem zona de esplanada. Tive oportunidade de ver o menu e os preços eram bastante simpáticos, todos os pratos tradicionais estavam abaixo dos 10€. Ainda vi alguns clientes a ser servidos e tenho a dizer que o aspeto era delicioso! Se lá fores, diz-me o que achaste :)

Pastelaria “O Forno”


    Um dos doces típicos da Terceira é a D. Amélia. Nem penses em sair daqui sem comer uma (ou três ou quatro...), são tãaaao boas!! Provei as da pastelaria “O Forno”, localizada mesmo no centro histórico. Cada uma custou 1.20€. 

Cockpit Bar & Kitchen


    No final da viagem regressei de novo pela Terceira e tive três horas de escala, pelo que aproveitei para fazer um almoço tardio perto do aeroporto. Ao atravessares a estrada, vais encontrar dois ou três restaurantes/snack bares. Fiquei pelo Cockpit Bar & Kitchen e comi um prego no prato por 5€! Vinha mesmo muito bem servido, com três bifes, arroz, batatas fritas, salada e a bebida estava incluída. O total para duas pessoas foi 18€, isto com dois pregos no prato, duas fatias de bolo D. Amélia (irresistíveis) e um café. 

Onde dormir

    Quando marquei a viagem em outubro, reservei três noites no Angra Bed and Breakfast, numa tarifa não reembolsável. A poucos dias de ir vi-me obrigada a ficar fechada no quarto, em isolamento profilático, sem forma de realizar esta viagem. Liguei para o alojamento assim que soube e expliquei a situação, atendeu a D. Ana, que foi do mais amoroso que podia encontrar. “Não se preocupe menina, vou cancelar tudo gratuitamente. Vai correr tudo bem e logo vem quando puder, ainda lhe faço um desconto. Mesmo que não fique aqui, venha conhecer a nossa ilha”. Prometi que voltava e que ficaria aqui. Cumpri. Trouxe-lhe um miminho de Lisboa, porque ela não imagina o alento que as palavras dela me deram naquele dia. Sei que o meu gesto fez o dia dela, como ela fez o meu uns meses antes. 
    A D. Ana fez-me o tal descontinho. Depois de vir embora, e de trocarmos umas mensagens de mútuo agradecimento, é que contei que tinha este espaço e que ia fazer referência ao alojamento dela. Porque merece mesmo! Os sítios são feitos de pessoas e aprecio tudo o que é feito com o coração e onde me fazem sentir bem. Portanto, só poderia ser esta a minha recomendação de alojamento na Terceira :)

    
   O Angra Bed and Breakfast fica a cerca de 1km do centro da cidade. As instalações são muito cuidadas, bem decoradas e estava tudo extremamente limpo. O preço desta noite foi de 30€ em quarto duplo com casa de banho privada e pequeno-almoço incluído. Dadas as restrições da pandemia, o turno desta refeição estava dividido em dois para evitar ajuntamentos. Tomámos o pequeno-almoço sozinhos na sala, servido pela D. Ana, pelo que deu aso a uma pequena mas boa conversa. O pequeno-almoço era modesto, mas mais do que suficiente! Na mesa tinha um cestinho com duas variedades de pão (ótimo por sinal), manteiga, queijo, fiambre, cereais como opção, sumo, chá, café e fruta. 


    Caso queiras fazer reserva deixo o contacto direto – 963 907 179 – podes dizer que vais da minha parte e talvez ela se lembre :) O alojamento também está no booking. 
    Não preciso de me justificar, mas esta sugestão não foi nenhuma parceria, como deve ser claro pela minha descrição. “Pratica o bem e não olhes a quem”, é disso que se trata :)

Como circular


    A melhor forma de circular em qualquer uma das ilhas é alugar carro. É a maneira mais prática de poderes conhecer todos os cantinhos de forma autónoma.
A reserva de outubro foi feita pela Way2Azores. Já tinha experimentado os serviços deles em São Miguel e só posso recomendar. Mais uma vez ficaram nas minhas graças, porque me emitiram um voucher com validade de um ano ainda que tivesse cancelado praticamente em cima da hora. O aluguer de sexta a segunda-feira ficou por 47.97€, com seguro contra todos os riscos. 
    Para esta viagem aluguei na Autatlantis. Como ia estar em quatro ilhas queria que o aluguer fosse feito por uma só empresa para evitar vários bloqueios de cauções ou outras burocracias. A Way2Azores só tem sede em S. Miguel e na Terceira, pelo que contactei diretamente várias rent a cars e a melhor proposta foi mesmo da Autatlantis. Paguei 23€ por cada dia e foi bloqueada uma caução de 700€ na ilha Terceira e desbloqueada em São Jorge, no oitavo dia. 
Posto isto, tenho um voucher pendente até ao final do ano. Parece que tenho mesmo de voltar aos Açores, ó que chatice :P 
Quanto à circulação na Terceira, tenho a dizer que se paga estacionamento em todo o lado dentro da cidade. Não é propriamente caro, julgo que a tarifa era de 0.20€ por cada 15min, todavia é pago. Não encontrei nenhum parque gratuito.
    Agora deixo aqui um alerta, os terceirences são tramados para pôr o pé no acelerador :P No centro da cidade é mesmo a pé que deves andar. 

Como chegar 


    O objetivo principal desta viagem era ir ao Pico, para fazer a subida da montanha mais alta de Portugal. Cheguei lá através do programa de inter-ilhas gratuito da SATA (está tudo explicado neste artigo) e, assim sendo, só se pode ficar por um período máximo de 24h na ilha de partida, neste caso, a Terceira. Este foi o real motivo por ter ficado aqui tão pouco tempo.
    Podes voar para o aeroporto das Lajes pela TAP, Ryanair e SATA. Eu optei pela Ryanair e o meu bilhete de ida e volta ficou por 36€. A viagem de outubro tinha ficado por 30€ (ida e volta também). 

Melhor altura para visitar

Vista do Miradouro da Serra do Cume

    Parece uma resposta feita, mas é a realidade: qualquer altura do ano é boa para visitar a ilha Terceira. Opta pelos meses mais quentes se quiseres aproveitar para fazer praia, tirando isso, é ir :)
    Como em todas as ilhas, podes apanhar as quatro estações num só dia, o melhor conselho que te posso dar é que vistas roupa por camadas para poderes ir vestindo/despindo consoante o tempo. 

Viajar para os Açores em tempo de pandemia

    Esta viagem aconteceu durante o Estado de Emergência, pelo que tive de seguir algumas normas para poder entrar nas ilhas. As regras estão em constante mudança, por isso recomendo que consultes o site oficial do Governo Regional dos Açores para esclarecer as tuas dúvidas.
    Eu tive de apresentar um teste PCR negativo à covid-19 com validade de até 72h. Também tive de preencher um formulário, submetê-lo aquando o check in e apresentá-lo na chegada ao aeroporto. 
    Tenho um artigo onde explico passo por passo tudo o que tens de saber, caso ainda sejam estas as normas em vigor.

A minha experiência


    A Terceira já estava nos planos há algum tempo, por isso era um destino desejado. Tive realmente pena de ter ficado tão pouco tempo, com tanto por conhecer. Ainda assim, vim de coração cheio! Tinha tantas saudades do verde açoriano. Quem já visitou alguma das ilhas, sabe do que falo. A cor da vegetação é diferente. 
    O que mais me surpreendeu foi Angra do Heroísmo, uma cidade relativamente pequena, mas mesmo bonita! Toda ela é cor, toda ela é pitoresca, toda ela é simplicidade e alegria. É assim que gosto das cidades :) As pessoas são extremamente simpáticas e atenciosas e isso é percetível desde o primeiro instante. Se há gente que se distingue pelo bem-receber, são os açorianos. 
    Portanto, está visto que adorei esta ilha e certamente irei voltar brevemente. Aliás, fiquei com a ideia de que vou voltar várias vezes. Isso diz tudo :)


Segue as minhas aventuras no Instagram :) 


Artigos relacionados:










Comentários