O dia em que fui jantar ao Liechtenstein



Felizes aqueles que ouvimos dizer que vão só “ali” tomar o pequeno-almoço a Londres, fazer umas compras de última hora a Paris ou apenas comer um gelado a Roma. Não há outro sentimento se não inveja ou cobiça. Praguejamos alguns vernáculos e desejamos que um dia nos saia uma boa raspadinha para poder fazer essa extravagância. Pois bem, eu já o fiz.
Não tenho sorte ao jogo e para onde quer que vá tenho sempre budgets bem apertadinhos. Talvez me safe no amor pela predisposição do meu parceiro de viagens que não se importa de conduzir 50km ou 500km para conhecermos um sítio novo. Podia ter acordado e decidido que era o dia de cometer uma loucura, sair apenas com a roupa que tinha vestida, carteira em punho e pelo caminho até ao aeroporto decidir qual a ementa e a vista que queria para o jantar. Apetecível, não era? Era, mas claro que essa não é a minha história…
Fui passar nove dias à Suíça, onde tentei ao máximo conciliar o tempo para ver familiares e conhecer novos locais. Julgo que o balanço foi bastante positivo, já que visitei cinco cidades e mais algumas localidades. À parte disso, fui dois dias a Munique para ir ao Oktoberfest (e que festa!). De La Chaux-de-Fonds, a cidade em que fiquei, até Munique foram 460km, cerca de 5 horas de viagem. Ao longo do trajeto ainda passámos pela Áustria e, apesar de ser uma viagem um pouco longa, é maravilhosa de se fazer. Prados verdes, montanhas pontiagudas cheias de neve, lagos que não têm fim, enfim… Gosto cada vez mais de viajar de carro e principalmente ver para lá das grandes cidades. Permite uma autonomia e uma liberdade completamente diferentes. Foi precisamente por essa razão que me dei ao “luxo” de alterar a rota de regresso e fazer um desvio de, imaginem só, 15 minutos até ao Liechtenstein.
O Liechtenstein é o sexto país mais pequeno do mundo e o quarto da Europa, com apenas 160km2 e 37 mil pessoas. É por isso que muitos nem sabem que existe. Para terem uma noção mais real, a sua superfície é cerca de 576 vezes menor que a de Portugal. Faz fronteira com a Suíça e com a Áustria, a língua oficial é o alemão e a moeda o franco suíço, sendo que o euro também é aceite. Agora, perguntam vocês que raio fui eu fazer ao Liechtenstein?!
Passava das 21 horas e já era mais que altura de fazermos uma paragem para jantar. Na verdade, já tinha tido esta ideia mas decidi fazer aquela pergunta retórica para tornar a viagem mais interessante: “E se fossemos jantar ao Liechtenstein? :D”. São daquelas coisas que não se negam, claro, principalmente quando não há forma de recusar. Tal como tinha dito, fizemos um desvio de apenas 15 minutos e fomos em direção a Vaduz, a capital. Como as horas não eram as mais convidativas para passear, apenas vimos o castelo ao longe. O objetivo era mesmo comer qualquer coisa e seguir viagem e por isso sugeri irmos a um restaurante de renome internacional. O fantástico e conceituado McDonald’s :)
Sem querer parecer tendenciosa e estar a sobrevalorizar a escolha do restaurante e da minha magnífica iguaria, foi um dos melhores hambúrgueres que já comi (molho de Royal Bacon com molho barbuecue, cebola frita e panado de frango – mnhumiiiii). Tudo o resto era a mesma base, com exceção dos preços. Ora bem, um menu “normal” ronda os 10€, um CBO, por exemplo, custa 12,50€, por cada ketchup 0.20€ e, se quiserem adicionar uma sobremesa completamente diferente das que estamos habituados e pedir um Sundae, contem com mais 5€. A conta para dois ficou em 21.60€.
Como pedem ver, ir jantar a um país diferente não é só coisa de gente rica. Também já posso dizer que fui só “ali” jantar ao Liechtenstein a um restaurante internacional cujo chef é americano :) Este capricho levou-me a assinalar o 20º país da minha lista!!   


Comentários