Como evitar carteiristas

     
(Foto: CC, Paris 16 - imagem editada)


    Eles estão em todo o lado e, efetivamente, nós não os vemos. São peritos em ser discretos, são bastante inteligentes e perspicazes. Dizem os entendidos que é uma das profissões mais antigas do mundo e que chegam a furtar centenas e até milhares de euros por dia. Não têm um perfil que nos possa deixar mais alerta, pois pode ser qualquer pessoa, de qualquer idade. Por norma atuam em grupo e são especialistas em criar momentos de distração para atacar, com fugas rápidas e bem planeadas. Os alvos favoritos são turistas ou idosos. É isso mesmo, são os carteiristas ou pickpockets, como são conhecidos internacionalmente, e são uma ameaça em qualquer parte do mundo.
    Tal como costumo dizer, não precisamos de nos tornar paranoicos e até ter medo de sermos assaltados. No entanto, como diz o ditado popular, “a ocasião faz o ladrão” e isso é um facto.
    Em cidades maiores, até no dia a dia, devemos sempre tomar alguns cuidados, em contexto de viagem devemos redobrá-los. Enquanto turistas somos alvos fáceis de identificar e a probabilidade de termos algum dinheiro connosco é muito grande. Quem pratica este crime sabe exatamente como e quando agir. Na maioria das vezes as vítimas só se apercebem algum tempo depois e, nessas situações, nem sequer há um rosto para poder identificar.  
    Os transportes públicos, zonas de maior atração e locais de grande concentração de pessoas são os locais prediletos para os carteiristas. Não há necessidade absolutamente nenhuma de evitar estes sítios, mas podemos adotar alguns comportamentos preventivos. Anota estes:

Transportes públicos:

    Os transportes públicos são dos lugares mais críticos no que toca a carteiristas. O aglomerado de gente que entra para os transportes cria o momento ideal para conseguir mais uma carteira. Assim sendo:

  • Tem sempre atenção a quem está atrás de ti;
  • Coloca a mochila ou a carteira junto ao peito e não nas costas;
  • Não tenhas o telemóvel ou a carteira no bolso de trás das calças;
  • Dentro do metro/comboio ou nas plataformas/paragens, redobra a atenção. O momento de maior confusão na entrada e na saída é bastante oportuno e suficiente para conseguir algo de valor, especialmente se for junto às portas, uma vez abertas é muito difícil recuperar o que se acabou de perder;
  • Não entres para a carruagem que está vazia. Procura sempre aquelas que têm algumas pessoas.


Locais atrativos e/ou onde se junta multidão:

    Tudo o que tens de pensar é que se aquele sítio é interessante para as pessoas, também o é para os carteiristas. Locais junto a monumentos ou até mesmo um pequeno espetáculo de artistas de rua, é o que basta para focarmos a nossa atenção no que está à nossa frente. Com a multidão, dificilmente vamos ter perceção se nos roubarem alguma coisa.
  • Mais uma vez, mantem a carteira ou a mochila junto ao peito;
  • Se alguém se oferecer para tirar uma fotografia, tem sempre atenção se é um gesto de bondade ou se o objetivo é mesmo ficar com o telemóvel ou uma manobra de distração para outro elemento conseguir outros objetos. Esta é uma das maiores armadilhas para turistas.


Comportamento suspeitos:

    Tal como referi, não é possível descrever um carteirista, pode realmente ser qualquer pessoa. Ainda assim, podemos sempre estar alertas para alguns comportamentos:

  • Cuidado com os encontrões;
  • Atenção quando alguém está demasiado próximo de ti sem qualquer necessidade.

Dicas gerais:
  • Guarda o telemóvel no bolso ou no casaco, nunca na mala ou na carteira;
  •  Nunca ter o dinheiro todo na mesma carteira, independentemente da quantia. No caso de seres roubados não perdes tudo. Coloca, por exemplo, algum no bolso das calças ou do casaco;
  •  É conveniente não ter os documentos mais importantes (cartão de identificação, carta de condução e passaporte) no mesmo sítio. Isso pode estragar completamente a tua viagem por não teres documentos para poder regressar ou continuar o teu itinerário;
  •  Se não vais precisar dos cartões multibanco ou de crédito, deixa num local seguro onde estás hospedado;
  •   Se precisares de levantar dinheiro, especialmente à noite, opta pelas caixas interiores do banco, que por norma são mais seguras;
  • Em locais mais recônditos, tenta pagar com notas mais baixas;
  • No caso de estares perdido mostra alguma confiança, como se soubesses o caminho exato para onde estás a ir para não chamar a atenção. Quando encontrares um estabelecimento público pede informações;
  • Em cafés/bares/restaurantes não coloques os teus pertences nas costas da cadeira. Tenta sempre que fiquem junto a ti. Basta um segundo de distração para que alguém se aproveite disso;
  • Não vás para ruas mais escuras, especialmente sozinho ou num pequeno grupo.



    Estas são apenas algumas medidas preventivas. Isto não significa que tenhamos de andar sempre desconfiados de tudo e de todos. No caso de seres roubado deves imediatamente fazer  queixa na polícia. É muito provável que os teus pertences não sejam devolvidos ou encontrados, mas pelo menos não deixas o acontecimento passar em branco. A formalização da queixa também é fundamental para poderes ativar algum seguro, como por exemplo de equipamentos eletrônicos. 
    Infelizmente é algo que realmente pode acontecer e, pela primeira vez, passei uma situação bastante desagradável em Barcelona. Sempre me senti segura em todos os países e cidades que visitei, mas esse episódio fez com que visse que o mundo não tem só gente boa. Ainda assim, as viagens são para se tirar o melhor partido delas e é esse o verdadeiro objetivo! :)


Comentários