O curioso Porto Palafita da Carrasqueira


     
     Das coisas que mais gosto em viagem é de ir com destino e parar pelo caminho. Pode ser uma paisagem, um riacho, uma casa ou até uma janela, mas até ao ponto de chegada, há sempre algo mais para apreciar. O dia ia ser passado na praia da Comporta, mas mal vi as sinaléticas do desvio para o porto palafita da Carrasqueira, percebi que ainda não tinha picado um ponto e já estava a acrescentar outro. Ainda bem que guardei a paragem para depois, porque o pôr do sol fez deste cenário a cereja no topo do bolo do fim de semana.

     

     O porto palafita da Carrasqueira fica no concelho de Alcácer do Sal, inserido na Reserva Natural do Estuário do Sado. Esta é uma zona de pescadores e foi esta mesma atividade que levou à construção deste complexo tão curioso, em meados de 1950. Mas qual é, realmente, a sua funcionalidade? Quando a maré está baixa a água recua completamente e deixa o solo coberto de lodo, algo que torna extremamente difícil o acesso às embarcações.  Para contornar esta questão, os pescadores foram construindo esta rede de passadiços de madeira para poder chegar aos barcos sem qualquer dificuldade. 


     A estrutura foi crescendo e conta com centenas de metros de estacas que se estendem ao longo do rio Sado. Há quem tenha aprimorado a obra e construído pequenas arrecadações para guardar o material da pesca.



     A solução para um problema criou este fantástico cenário que se torna ainda mais interessante ao entardecer, completamente irresistível para os amantes da fotografia.


     
Como chegar: 

Este porto fica a cerca de 5km da Comporta e há várias placas indicativas que não deixam que te enganes no caminho. À chegada há um pequeno percurso de terra batida onde podes perfeitamente estacionar o carro. O resto da caminhada fica por tua conta, pelo meio de estacas, barquinhos e arrecadações :) 

Outras sugestões:


     Pela hora tardia já não tive oportunidade, mas numa próxima passagem vou fazer questão de visitar o Museu do Arroz. Fica mesmo à saída da praia da Comporta e, curiosamente, em frente à entrada do museu, há um pequeno cais do mesmo estilo com vista para os arrozais! É impossível não pensarmos que estamos a vislumbrar um cenário do sudeste asiático :)


Segue as minhas aventuras no Instagram :)

Comentários