O dia em que comi folhas de videira



Existe uma forma muito simples de viajar sem sair do mesmo sítio. Isto faz-se como? Com comida. Sentir novos cheiros e novos sabores é uma forma de nos transportarmos para um determinado local sem nunca lá termos ido. A base da confeção dos alimentos diz muito sobre uma cultura e as suas tradições. Adoro novas experiências gastronómicas e tenho sempre muita vontade de experimentar um bocadinho do que é diferente. Evidentemente não gosto de tudo, mas é bom perceber o que não gosto.
Já estive em sítios que comia apenas o essencial para não ter fome, como no Egito, e ainda assim consegui apanhar uma intoxicação alimentar. Podia dizer que não, mas faz parte e acontece. Porém, já tive surpresas maravilhosas!
A Grécia surpreendeu-me muito, foi dos sítios onde mais me apaixonei pela comida. Tal como a gastronomia portuguesa, é mediterrânica, o que faz com que tenha uma grande variedade de alimentos e seja bem condimentada. Não tive nenhum receio de provar o que quer que fosse e por isso talvez me tenha aventurado demasiado (ou então tive um momento de estupidez agudo). Como já tinha experimentado os pratos mais típicos – mousaka, gyros, vários tipos de carne e patés (que gostei muito) – decidi pedir sugestões ao empregado de qual era a melhor iguaria para aquela refeição. Deu-me duas opções: feijocas com uma mistura de carnes ou carne em folhas de videira. A primeira pareceu-me demasiado básica, e com isto quero dizer normal, a segunda achei diferente e atrevida. Qual foi a minha decisão? Folhas de videira, claro. Quem é nunca acordou e desejou um dia ter a oportunidade de comer folhas de videira?! Acho que só me apercebi realmente da minha escolha quando vi o prato. Seis meticulosos rolinhos de carne envoltos em folha de videira, exatamente iguais às videiras que têm os nossos pais ou os nossos avós. Isso, as folhas das árvores das uvas. Não sabia que tinham utilidade sequer, quanto mais para comer! Pois bem, de aspeto valia zero, de sabor passava de terrível. Para piorar um pouco a situação, a carne era picada, o que fazia com que o sabor da videira fosse inevitável e ainda mais intenso. Para tentares perceber melhor, sabe exatamente ao que cheira. Não é agradável. Ainda assim, a muito custo, consegui comer três. Depois desisti, não consegui ter tanta pena do que estava a deixar no prato como aquela que estava a sentir de mim por continuar a tentar comer. Foram mais de 10€ que paguei para comer folhas de videira. Espero que a minha avó não venha a saber isto...   
     
Gostas de experiências gastronómicas? Eu adoro! :D Esta apenas não foi muito feliz.

Segue as minhas aventuras no Instagram :)

Comentários