As 10 cidades mais bonitas da Europa



Qual é a cidade que mais gostaste de visitar é das perguntas mais frequentes. A questão é simples, a resposta dá que pensar! Todos temos uma ou duas cidades que realmente nos enchem as medidas por completo, mas, se forem como eu que se encantam por todos os sítios, a tarefa fica mais complicada na hora de selecionar.         
Certamente este será um artigo controverso e, assim o é, por diversas razões. Em primeiro lugar, a lista apresentada será a minha opinião baseada na minha experiência e, afinal de contas, cada experiência é uma experiência. Esta é a minha visão e o resultado do que essa cidade me transmitiu e fez sentir. Depois, pensando a fundo nesta questão, é realmente muito difícil conseguir enumerar 10 cidades preferidas. Como assim ter de optar por lugares, alguns deles tão distintos? E, por último, é de certa forma injusto conseguir fazer este balanço quando ainda tenho taaaanto para conhecer! :)

      1. Lisboa

Pode parecer tendencioso, mas quantas mais cidades conheço mais gosto de Lisboa. A capital portuguesa é das cidades mais completas que se podem visitar. É cheia de luz e cada cantinho está repleto de representações e vincos da nossa cultura. Tem monumentos incríveis, como o Mosteiro dos Jerónimos. O Terreiro do Paço é das praças mais bonitas que já vi e o facto de estar à beira do Tejo enche a vista e o coração com a paisagem para a Ponte 25 de Abril e o Cristo Rei. Cada miradouro, e temos tantos, é digno de um postal. Andar pelas ruas e quelhas de bairros como Alfama ou a Mouraria, pela calçada portuguesa, com edifícios em azulejo e casas de fado, é absorver a nossa identidade.
As pessoas são simpáticas, acolhedoras e estão sempre disponíveis para ajudar. A gastronomia é de fazer crescer água na boca. Temos tanta variedade de pratos e doces típicos que, quem quiser engordar uns quilinhos, encontrou o sítio certo. Além destas maravilhas todas, comparando com outras cidades da Europa, Lisboa é bastante barata para se visitar.






     2. Londres

Fora de Portugal, Londres é a minha cidade preferida. Tenho um carinho muito especial por esta capital e cada vez que lá vou mais apaixonada fico. Os monumentos são realmente fantásticos, mas é o movimento, a agitação e a multiculturalidade que me fascinam. Ali tudo se encaixa na perfeição. Ainda que seja uma das metrópoles mais importantes do mundo, o que imaginamos sempre com grandes prédios, arranha-céus e, consequente, mais poluição, Londres tem imensos espaços verdes com jardins e lagos de perder de vista, cheios de esquilos a saltitar e onde é possível relaxar e estar em contacto com a natureza. É desta forma que acho que é uma cidade bastante equilibrada e um exemplo de que nas cidades grandes também se pode ter qualidade de vida.




3 . Edimburgo

Sempre tive muita curiosidade para visitar a Escócia e conhecer Edimburgo foi uma surpresa muito agradável. Talvez o melhor exemplo para descrever Edimburgo é dizer que é como que uma cidade medieval, toda ela em tons pastel, com edifícios de uma arquitetura própria e o castelo lá no alto, visível de quase todos os pontos da cidade, mas com a modernidade dos dias de hoje. As pessoas são muito atenciosas e é uma cidade muito acolhedora onde te consegues envolver na sua essência, perfeita para conhecer a pé de uma ponta à outra. Sobe ao Calton Hill, um dos locais de maior simbolismo da Escócia, e aproveita uma das melhores vistas sobre Edimburgo e de onde se avista o mar, imperdível para ver o pôr-do-sol. É também lá que podes encontrar exposto um canhão de origem portuguesa que data do século XVII :)





     4. Atenas

É um dos berços da civilização e só por isso já merecia uma visita. Mais do que isso, Atenas tem dos monumentos mais incríveis que podemos ver no mundo e faço destaque ao Pártenon, considerado o templo mais perfeito de sempre. Todo o centro da cidade, a antiga ágora, tem vista para a acrópole, que fica lá no alto. É dos sítios mais encantadores onde já estive e só de imaginar como seria na antiguidade dá vontade de nos teletransportarmos no tempo! Não o podendo fazer, apreciem ao máximo a vista por entre os templos com a cidade e o mar em pano de fundo. 
De todos os sítios que já conheci, foi em Atenas que senti uma maior semelhança com o povo português. Desde a simpatia, a hospitalidade e a entreajuda. Outro ponto que faz desta uma das minhas cidades preferidas é a gastronomia. Têm tantas coisas diferentes e tão boas! Fiquei principalmente fã do chicken gyros :)




     5. Roma

Tal como Atenas, também Roma tem um forte legado no que diz respeito à História, tendo sido esta a capital do Império Romano por mais de mil anos e a casa dos maiores artistas do Renascimento. Itália é um país que gosto muito e Roma não poderia faltar nesta lista. É fascinante como numa cidade existem tantos monumentos tão imponentes. Para visitar Roma não é preciso fazer um grande roteiro e andar à procura de coisas bonitas para ver, elas estão literalmente em todo o lado, mas mais do que isso, é impressionante a dimensão e o detalhe que têm. Para quem for apaixonado por arte, Roma é certamente o amor da vossa vida. Quanto à gastronomia, certamente não precisa de grandes apresentações já que pasta, pizza e gelato fazem parte da nossa mesa.





     6. Viena

A atual capital da Áustria, antiga do Império Austro-Húngaro, é uma das cidades imperiais da Europa. Posso caracterizá-la como uma cidade elegante, com pompa e circunstância e que nos faz pensar estar a viver num lugar encantado. São dezenas e dezenas de edifícios lindos! Também a par disso, é um importe foco a nível cultural, especialmente da música, já que foi a casa de artistas como Mozart e Beethoven. É quase imperdoável ir a Viena e não assistir a uma ópera, esta experiência é fundamental.



     7. Bruges

Talvez muitos nunca ouviram sequer falar desta cidade, mas garantidamente que foi dos sítios mais bonitos onde já estive. Foi uma surpresa muito feliz quando visitei Bruxelas e fiz um desvio até Bruges, uma pequena cidade que valeu cada quilómetro dos quase cem que tive de percorrer. É o verdadeiro exemplo do significado de “uma cidade num postal”. As casas parecem construídas de lego e pintadas à mão, com pontes que passam os canais onde passeiam pequenos barcos e cisnes. Sim, há cisnes e patos por todo o lado. As cores coloridas da própria cidade transmitem serenidade e felicidade. Este ainda não é um sítio muito procurado pelos turistas e isso aumenta o seu encanto. Vivia aqui.  




     8. Amesterdão

A tão conhecida cidade dos canais, das bicicletas, dos moinhos, das tulipas e da diversidade. É este último ponto que a distingue de todas as outras pela sua cultura tão própria com uma “mentalidade” à frente de todas as outras. Visitar Amesterdão é muito mais que do conhecer ruas e museus, é mergulhar num espírito mais liberal e de grande diversão noturna, que pode muito bem ser apelidada de “Las Vegas da Europa”. É uma cidade cheia de vida e cor, que nunca desilude quem a visita.





  
    9. Zurique

Costumo dizer que uma cidade que tenha um rio é sempre uma boa ideia e um convite para visita. Quando pensamos em países para viajar, raramente ouvimos alguém mencionar a Suíça como um destino de passagem obrigatória. Na verdade, até eu desvalorizava um pouco até conhecer, mas a Suíça é tão bonita! Fiquei realmente com os olhos a brilhar ao conhecer Zurique e não, não foi por ter as expectativas em baixo. Zurique é imperdível, não fosse esta uma das melhores cidades do mundo para viver! Uma cidade relativamente pequena, muito pacífica e funcional, com um rio de cor azul no centro, igrejas protestantes (as típicas com o telhado em bico), mosteiros imponentes e as janelas das casas ornamentadas com flores ou bandeiras. Podem visitar tudo isto a comer um dos melhores chocolates de sempre :)





    10. Paris

Cidade do amor, cidade luz, cidade das artes e dos artistas. Paris podia ser só um cliché do cinema, mas é na verdade um dos locais de visita obrigatória para aqueles que gostam de viajar. Tem uma elegância incomparável e que tanto a distingue. A Torre Eiffel, a Catedral de Notre Dame, o Arco do Triunfo, o Sacré-Couer, o Louvre, os Campos Elísios, o Jardim du Luxembourg, Tuileries ou a ponte dos cadeados, são locais inspiradores e de uma beleza inconfundível. É impossível não querer repetir a visita à capital francesa.





Não imaginam a dificuldade que tive em conseguir distinguir 10 das cidades que acho mais bonitas. Tinha muitas mais para poder enumerar e, na verdade, cada uma delas é especial à sua maneira.
Como a lista é curta e não poderia deixar estas duas de parte, deixo aqui um bónus extra de mais duas cidades em jeito de menção honrosa:

     11. Reiquiavique

Conheci a Islândia este ano e bastou ver Reiquiavique nas primeiras horas para saber que já tinha valido a pena. É uma cidade mais pequena do que estamos acostumados para uma capital europeia, no entanto, parece um cenário de casas de bonecas. A cidade fica à margem do Oceano Atlântico de um lado e de montanhas com neve do outro. O adjetivo que me ocorreu logo quando andava pelas ruas é que é uma cidade “cozy” (acolhedora), talvez a mais “cozy” onde já tenha estado, apesar do frio que se fazia sentir. É bastante organizada, com as casas e os seus telhados coloridos matematicamente alinhadas. É perfeita para uma viagem fora da multidão das grandes metrópoles e, claro, nem vou falar da beleza estonteante do resto do país...






    12. Barcelona


Barcelona tem em si uma composição de vários tempos que, diria, se fosse uma melodia, era daquelas muito agradáveis de se ouvir. É marcada e distinguida pelo estilo gótico, tendo como melhor exemplo disso a sua obra prima, a Sagrada Família, assim como o Bairro Gótico ou a Catedral. É o contraste entre a marca do passado e o desenvolvimento do presente. Tem muita cor e movimento e é daquelas cidades que qualquer altura do ano lhe fica bem. Algo que a distingue particularmente é o facto de ter praia, o que é bastante incomum podermos visitar uma grande cidade e aproveitar para dar uns mergulhos.




Segue as minhas aventuras no Instagram :) 

Comentários