Férias com amigos: os 13 tipos de personagens do grupo






    Passar férias com os amigos é um dos momentos mais aguardados do ano. É aquela altura em que todos têm o mesmo plano e o mesmo objetivo: garantir a diversão e criar memórias para sempre. Mas, no que toca a pessoas e personalidades, há sempre a forma caricata de identificar cada amigo pelos seus hábitos e comportamentos em férias. Qual destes és tu?

O organizado:
    Por norma é a pessoa que fica encarregue de tratar da logística da viagem. É ele que se preocupa onde vão ficar e em que condições, como vão para o local e tudo o que é necessário levar. Faz de gestor financeiro e tem o hábito de fazer listinhas para que nada fique esquecido. Basicamente é o pai ou a mãe do grupo.

A bússola humana: 
    Aquele que sabe sempre por onde é o caminho, como se não fosse também a primeira vez que está num determinado local. Esta pessoa quase que controla os ventos e as marés e tem mesmo a certeza que é por esta direção. É o que diz com toda a serenidade “confiem em mim que sei para onde estamos a ir”. A verdade é que todo o grupo vai atrás dele, mas acaba por sofrer algumas represálias quando está errado.

O sujo: 
    Aquele que ‘está de férias, então não tenho de fazer nada’. Quase se esquece como é viver em comunidade e faz dos amigos os seus pagens. Tudo o que estiver perdido pelo chão ou misturado com os pertences de outra pessoa, já se sabe de quem é...

A bisca da noite: 
    Aquele que passa o dia a perguntar ‘como é logo à noite? A que horas saímos de casa? Vamos ao mesmo bar de ontem? Estou mais do que pronto para sair’. Aquele que desde que vá beber um copo e ver umas miúdas está tudo bem.

O camisola amarela:
    O primeiro a acordar, o mais dinâmico e que está sempre cheio de energia e pronto a fazer tudo. É um verdadeiro entusiasta e quer aproveitar as férias como ninguém! Apenas se esquece que esses dias também servem para relaxar e descansar e não é necessário ter mil atividades para fazer, principalmente obrigar os restantes a isso.

O rouxinol:
    Esta pessoa passa o dia e a noite a cantar. Por norma ganha preferência por uma música e passam a ser 24h da mesma letra. Como quando não podes vencê-los, juntas-te a eles, na maioria das vezes essa canção fica a marca das férias.

O casal apaixonado: 
    Todo o grupo de amigos tem um casal. Engraçado é quando esse casal encara as férias como uma lua-de-mel. Todos os momentos são perfeitos para dar uns beijinhos e uns amassos, mesmo que estejam mais 10 pessoas ao redor. Ainda assim, estes pombinhos são por norma dos bons e alinham em todos os planos.

O casal conflituoso: 
    Estes dois não são tão radicais como os primeiros e, por isso mesmo, acabam por fazer faísca fora da zona de conforto. São demasiado dependentes um do outro e quando sentem que a atenção não recaí toda sobre eles e é dividida por mais uns quantos amigos, o cenário não fica muito bonito e surgem algumas quezílias, não aproveitando os momentos como era suposto.

O cozinheiro:
    Há sempre aquela pessoa que mesmo estando de férias gosta de arregaçar as mangas e servir o banquete para a multidão. Há duas hipóteses: ou gosta realmente de alimentar o batalhão ou então tem medo que algum entusiasta, que mal sabe cozer um ovo, tente encarnar num chef e acabem todos por passar fome. Eu percebo este receio... Seja como for, há muito que agradecer a esta pessoa!

O maníaco das limpezas:    
    Ainda que existam casos em que é ligeiramente excessivo, esta pessoa mantem o ambiente propício a continuar habitado. Tem grandes chatices com personagens como o ‘o sujo’, mas acaba sempre por perder a batalha. Mais uma pessoa com um papel extremamente importante.

O penetra: 
    Quando um grupo de amigos tem um plano, há sempre alguém preparado para se juntar a ele. Inicialmente o penetra não é bem visto pelos restantes elementos, não é “um dos nossos”, é só o amigo do amigo que não tem mais amigos para ir passear. Regra geral, torna-se uma surpresa agradável e na primeira noite nasce uma amizade para a vida. Quando assim não acontece, a culpa eterna será daquele que o convidou.

O cravas: 
    Não é por mal que faço referência a este caso, mas a verdade é que existe sempre um. Regra geral é sempre aquele que compensa no dia seguinte, mas a recompensa passa por pedir mais uns trocos para uma cerveja ou um cigarro. É tão boa pessoa que nunca ninguém diz que não.


O do contra: 
    Geralmente esta pessoa é bastante divertida, mas tem sempre ideias e planos alternativos. Tenta convencer o resto do grupo a fazer atividades completamente opostas ao planeado, o que se traduz em fracasso e uma cara aborrecida por uns minutos. Pode também ser visto como aquele que fica toda a tarde com a t-shirt vestida na praia, porque queria ir para o café.


    Todos diferentes, mas todos especiais! Partilha com os teus amigos e façam planos para as próximas férias :P

Segue as minhas aventuras no Instagram :)

Comentários