50 experiências a ter em Portugal


    Já disse várias vezes que, para mim, Portugal é o país mais bonito do mundo! Fico maravilhada com o que vejo lá fora, mas quantas mais vezes vou, mas tenho a certeza disso. Somos ricos em História, gastronomia, cultura, monumentos e paisagens. De norte a sul, do litoral ao interior, da Madeira aos Açores, somos tão completos! Uma vida não seria suficiente para descobrir todo o território nacional, mas há experiências que temos de ter, pelo menos uma vez. Vamos a elas?

1. Subir ao Pico

A montanha do Pico, com 2350 metros, é o ponto mais alto de Portugal. Subi-lo é uma verdadeira aventura, mas a recompensa de ficar acima das nuvens, valerá por todo o esforço!

2. Fazer a Estrada Nacional 2 


São 739,26km de estrada que ligam Chaves a Faro. A Estrada Nacional 2 faz-se pelo centro e percorre literalmente todo o país de uma ponta a outra. Passa por 11 distritos e 35 municípios, 11 serras e 13 rios. Esta é a terceira maior estrada do mundo! A diferença paisagística é um dos marcos desta viagem. 

3. Visitar umas caves do Vinho do Porto

Conhecer a história, saber os passos desde a colheita até ao engarrafamento, terminar com uma degustação. Fazer uma visita a umas caves do Vinho do Porto é um programa obrigatório. 

4. Conhecer as ruínas romanas de Conímbriga

É um autêntico museu a céu aberto e um dos sítios arqueológicos mais ricos de Portugal. Aqui estão presentes alguns dos vestígios mais conhecidos da passagem dos romanos não só de Portugal, mas de toda a Península Ibérica. As Ruínas de Conímbriga recebem anualmente cerca de 100 mil visitantes. 

5. Ver nevar na Serra da Estrela 


Defendo sempre que a Serra da Estrela tem muito mais para oferecer do que neve. É injusto que a sua fama passe sobretudo pelos meses de inverno. No entanto, é verdade que fica com uma beleza extraordinária pintada de branco. Ver nevar nestas montanhas é um verdadeiro aconchego para o coração.

6. Ouvir cante alentejano

De tradições se faz um país e o cante alentejano tem bem vincadas as suas raízes. 

7. Ver golfinhos na Arrábida 

 
A costa da Arrábida é, para mim, uma das mais bonitas de Portugal. As águas límpidas e cristalinas em comunhão com o verde da serra, fazem uma combinação daquele que é um cenário perfeito. Para completar o quadro idílico, ainda é possível observar golfinhos por estas bandas. 

8. Ir a uma casa de fado de um bairro típico de Lisboa 

Não se fala de Portugal sem se falar de fado. Este faz parte da nossa cultura e isso distingue-nos em toda a parte. Parece-me que passar um serão numa casa a ouvir fado, acompanhado de um caldo verde, uma chouriça assada e um vinho, no coração de Lisboa, é um programa bastante promissor. 

9. Fazer um cruzeiro no Douro


O Douro é uma das maravilhas portuguesas. Tem paisagens completamente arrebatadoras e, se o assim é visto de terra, quem navega por ele leito abaixo, certamente que fica ainda mais deslumbrado. Há diversas rotas, mas confesso que o trajeto Porto – Barca D’Alva, me deixou completamente sem palavras. 

10. Percorrer a Costa Vicentina 


São cerca de 120km de costa que vão desde Sines a Odeceixe, no Litoral Alentejano, cruzando o Cabo de Sagres e terminando no Burgau, já no Barlavento Algarvio. Entre dezenas de praias e centenas de falésias, a Costa Vicentina ganha cada vez mais adeptos, sobretudo nos meses de verão. A acampar ou em alojamentos, de carro ou até a pé, conhecer esta costa recortada será certamente uma experiência inesquecível.

11. Ver a Lagoa das Setes Cidades, em S. Miguel, a partir do Miradouro da Vista do Rei 


Este não é o Miradouro da Vista do Rei. Quando fizeres a tua visita, espero que tenhas mais sorte do que eu já que não vi mais do que nevoeiro cerrado! Vou tentar a sorte na próxima vez :)

A ilha de São Miguel, nos Açores, é uma das maiores joias de Portugal. É de uma beleza sublime, onde reina a natureza em todo o seu esplendor. Um dos postais desta ilha é a Lagoa das Sete Cidades e um dos melhores pontos de observação fica, precisamente, no Miradouro da Vista do Rei.

12. Fazer uma levada na Madeira 


Quem visita a ilha da Madeira não pode ir embora sem fazer uma levada. Isto não é mais do que, fazer um trilho. Com mais ou menos quilómetros, de maior ou menor dificuldade, em qualquer parte da ilha são dezenas as possibilidades. 

13. Conhecer as ilhas da Ria Formosa 


Quando se fala em Algarve pouco se pensa nas ilhas da Ria Formosa, mas até devia. São quatro: Culatra, Farol, Deserta (ou Barreta) e a de Faro. O passeio de barco é por si só uma experiência imperdível, mas atracar e mergulhar nestas águas quentes e transparentes, leva a fasquia para outro nível. As paisagens são soberbas, especialmente quando encontras braços de areia completamente desertos.

14. Visitar as Aldeias Históricas 


São 12: Sortelha, Belmonte, Monsanto, Marialva, Linhares da Beira, Piódão, Almeida, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Castelo Novo, Idanha-a-Velha e Trancoso. Ficam todas no centro de Portugal e são de uma beleza única. Cada uma tem a sua singularidade, daí que cada uma merece a sua visita.

15. Ver o pôr do sol no Cabo da Roca 


O Cabo da Roca é o ponto mais ocidental do continente europeu. É “Aqui... Onde a terra se acaba e o mar começa...” (Luís Vaz de Camões) que me atrevo a dizer que se pode ser um dos por do sol mais bonitos da nossa costa.

16. Fazer uma travessia de barco entre as ilhas dos Açores

São nove as maravilhosas ilhas dos Açores. Quem conhece a primeira, imediatamente deseja conhecer todas as outras. Como costumo dizer que, se o paraíso existe, parte dele está nas nossas ilhas. Algumas ficam relativamente próximas umas das outras, pelo que é possível fazer a ligação via barco. Quem sabe se pelo caminho não tens possibilidade de ver baleias ou golfinhos 

17. Ver ondas gigantes na Nazaré

A Nazaré ficou “em altas” precisamente pelas suas ondas gigantes. Este tornou-se um ponto de paragem obrigatório para os surfistas de todo o mundo que vêm até aqui à procura da onda perfeita. Mas não são só os desportistas que ficam encantados quando o mar está mais revolto, qualquer curioso pára para observar a força da natureza.  

18. Sobrevoar o Alentejo num balão de ar quente

Voar é quase sinónimo de sonho. Se for num balão de ar quente a sobrevoar o Alentejo, parece-me que é mesmo um! As planícies vistas de cima são algo de extraordinário. O único ponto negativo é que, infelizmente, esta é a atividade mais cara desta lista de experiências. 

19. Ir à Vila Natal, em Óbidos 


Logo que se aproximam os meses frios o nosso pensamento foca-se no Natal. Nem sequer podemos falar dele sem também referirmos os mercadinhos! A Vila Natal, em Óbidos, é o sítio perfeito para visitar nesta época. As ruas são meticulosamente decoradas e tudo fica a rigor. É impossível não se sentir magia aqui!

20. Ir à Feira Medieval de Santa Maria da Feira

Há várias feiras medievais um pouco de norte a sul. Mas esta, a de Santa Maria da Feira, não é uma qualquer. Esta é a maior do país! Para quem gosta deste tipo de eventos, aqui certamente que vai viajar no tempo. 

21. Ir à Festa dos Tabuleiros, em Tomar 


É de quatro em quatro anos, no início de julho, que Tomar fica realmente em festa. São milhares os visitantes que vêm até à cidade dos templários para ver o desfile dos enormes tabuleiros adornados com flores de papel, pães e espigas de trigo. Esta é uma das maiores, se não a maior, festa tradicional portuguesa.  

22. Visitar as grutas de Mira D’Aire

Podia ser a obra de um prestigiado artista, mas este cenário tem apenas a mão da Natureza. É debaixo de terra que se encontra, ao longo de 11km, o “pequeno” tesouro que são as grutas de Mira D’Aire. 

23. Fazer um passeio de barco pelas grutas e algares do Algarve 


Se falamos em construção naturais, as grutas e algares do Algarve também têm de estar incluídas. Um passeio de barco pela costa do Sul é uma autêntica surpresa. Esta atividade pode muito bem ser o ponto alto das tuas férias. 

24. Conhecer os baloiços da Lousã 


Há baloiços por todo o país, mas não nos podemos esquecer dos pioneiros. Os lugares onde estão colocados são lindos por si só, mas estaria a mentir se dissesse que não lhes vieram acrescentar ainda mais beleza. 

25. Andar de moliceiro em Aveiro

Não faltam escolhas de atividades em terra, mas nem por isso faltam também no mar ou no rio. Numa visita a Aveiro, a chamada Veneza portuguesa, não podes deixar de andar de moliceiro, num dos cenários mais românticos de Portugal.

26. Subir à Ponte da Arrábida, no Porto

Também de adrenalina se fazem estas experiências. Se gostas de emoções fortes, não podes deixar de subir à Ponte da Arrábida, no Porto. O quê, não sabias? É verdade. É possível subir até ao arco da ponte :)

27. Descer nos tradicionais cestos madeirenses 


Há várias atividades a fazer na ilha da Madeira e uma delas é andar nos tradicionais carros de cesto, feitos de forma artesanal de vime e madeira. É verdade que é uma experiência muito direcionada para os turistas mas, ainda assim, que deve ser feita.

28. Fazer os Passadiços do Paiva

São quase nove quilómetros de passadiços, alguns deles junto ao Rio Paiva, de onde deriva o seu nome. Este já foi considerado por várias vezes como o projeto turístico mais inovador da Europa! Se já era aliciante fazer esta visita, agora, com a construção da maior ponte suspensa do mundo, ainda ficou mais!

29. Descobrir os encantos do Gerês 


O Parque Nacional da Peneda-Gerês é das zonas mais procuradas para os amantes da Natureza. Entre miradouros, trilhos, cascatas, poços de água cristalina e até cavalos selvagens, esta zona é sempre uma agradável surpresa de explorar. Quem vai, certamente que deseja voltar.

30. Visitar o Templo de Diana, em Évora


É o símbolo de Évora e uma marca da presença romana em território português. O Templo Romano de Évora, mais conhecido como Templo de Diana, fica localizado no centro histórico da cidade, aos olhos de todos os que por ali passam.  

31. Ir às Berlengas 

Certo é que pode ser uma viagem um pouco conturbada, mas ao pisar terra firme na pequena ilha das Berlengas, tudo fica esquecido. Com o forte de fundo a fazer par com as águas cristalinas, este é um cenário perfeito para passar um dia em beleza. 

32. Ver as gravuras rupestres de Foz Côa

Inseridas no Parque Arqueológico do Vale do Côa, as gravuras rupestres de Foz Côa constituem uma rara concentração de mais de mil rochas com figuras que datam do Paleolítico Superior, feitas há mais de 25 mil anos.

33. Ouvir uma serenata em Coimbra


Coimbra é eterna cidade dos amores e dos estudantes. Se tivesse uma banda sonora, seria certamente uma serenata. Aliás, só podia ser uma serenata! 

34. Visitar o Castelo de Guimarães

Se é o berço de Portugal então todos os portugueses o deviam conhecer. O Castelo de Guimarães é assim uma das 7 maravilhas portuguesas.

35. Fazer uma aula de surf 


Não precisas de ficar um surfista nato, mas não há nada como experimentar! Com 943km de costa, há que aproveitar tudo o que ela nos dá e, uma aula de surf, traz diversão garantida. 

36. Ir ao Carnaval em Torres Vedras

Em Torres Vedras o Carnaval é de verdadeira folia. São milhares os que todos os anos lá se concentram e que não perdem o desfile dos carros alegóricos e das populares matrafonas. 

37. Passar a Ponte Vasco da Gama 

Com mais de 12km, é a maior ponte da União Europeia e é portuguesa. A Ponte Vasco da Gama destaca-se pela sua arquitetura sublime e uma paisagem maravilhosa!
 
38. Passear pelas ruas decoradas de Águeda

Revestidas com chapéus de chuva coloridos, as ruas de Águeda são provavelmente as mais alegres do país. A esta cidade não falta alegria.

39. Entrar na Livraria Lello 


Fica no Porto aquela que é considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo. Tornou-se um dos pontos de visita obrigatório a todos os fãs de Harry Potter, uma vez que se julga (agora parece não ser tão certo assim) que a escritora J.K. Rowling se inspirou na Livraria Lello para caracterizar partes de Hogwarts. Sendo ou não verdade, a sua beleza é indiscutível. 

40. Fazer um périplo pelas praias fluviais do interior 


O interior é uma autêntica caixinha de surpresas pronto a ser descoberto. Entre rios, ribeiras ou poços, são dezenas os espaços de águas cristalina onde podes aproveitar a natureza no seu esplendor.  

41. Perder-se de encantos pelo Palácio da Pena e a Quinta da Regaleira, em Sintra 


Se Coimbra não fosse a cidade dos amores, certamente que seria Sintra. Qualquer canto e recanto é de fazer um suspiro e tem espaços completamente únicos. O Palácio da Pena é das construções mais bonitas que temos no nosso país e, a Quinta da Regaleira, dos mais inspiradores e românticos.

42. Tomar banho nas Piscinas Naturais do Porto Moniz, na Madeira 


As Piscinas Naturais do Porto Moniz fizeram-me brilhar os olhos assim que as vi. Um azul forte misturado com as rochas escuras vulcânicas, com as ondas a bater lá atrás e as montanhas a acabar no mar, formam um cenário absolutamente perfeito! Nadar aqui é mais do que revitalizante.

43. Ir aos Santos Populares em Lisboa

São longas as noites de festa nos Santos Populares em Lisboa. Com cheiro a sardinha assada pelo ar, a música a correr pelas ruelas dos tradicionais bairros e as grinaldas a abanar ao mesmo passo de quem dança e brinda por aqui, fazem desta festa uma das mais emblemáticas da capital portuguesa.

44. Visitar o Santuário de Fátima

Fátima é dos sítios mais acarinhados pela população portuguesa. Crenças religiosas à parte, ou não, este é um dos locais a conhecer, nem que seja pela parte histórica e pelo simbolismo que tem. 

45. Conhecer as Aldeias de Xisto 


São 27 o número que compõe as Aldeias de Xisto. Apesar de serem muitas, pela sua proximidade é possível visitar várias de uma só vez. Umas mais semelhantes, outros com características mais distintivas, as Aldeias de Xisto são uma viagem no tempo. 

46. Visitar as vinhas do Douro


As vinhas do Douro oferecem uma paisagem única. Transmitem paz, tranquilidade e serenidade. É um excelente sítio para repor energias e procurar equilíbrio (caso não abuses nas provas de vinho :P ). 

47. Tomar banho na Poça da Dona Beija, em S. Miguel 


Já referi que as nossas ilhas são um pedaço do paraíso, mas há também que sublinhar que uma boa percentagem dele está na Poça da Dona Beija, na ilha de S. Miguel. Ao entrar aqui apetece-nos parar o tempo. Este recinto tem várias piscinas de água quente, natural, e estão rodeadas por natureza. O cenário é simplesmente perfeito. 

48. Ver o céu estrelado do Alqueva

Por vezes a beleza está nas coisas mais simples. Ver o nascer ou o pôr do sol podem ser momentos marcantes, o mesmo acontece com um céu estrelado sobre as nossas cabeças. O Alqueva é perfeito para essa contemplação. 

49. Ir ao Centro Geodésico 


É em Vila de Rei que fica o Centro Geodésico de Portugal. Este não é mais nem menos do que o ponto mais central do nosso país. Com uma altitude de 600m, este marco permite uma vista desafogada de 360o que permite alcançar a Serra da Lousã e, em dias limpos, a Serra da Estrela que fica a cerca de 100km.

50. Subir ao Cristo Rei

Fica em Almada, de braços abertos para Lisboa. O Cristo Rei é um monumento religioso, sendo que se tornou um dos símbolos do nosso país, a par com a Ponte 25 de Abril. Com 110 metros de altura, esta é das construções mais altas de Portugal.

*

    Não restam dúvidas que o nosso país tem mais para oferecer do que nós conseguimos contar. Estas são 50 experiências, mas facilmente poderiam ser 100. Se ainda não tinhas planos para a próxima escapadinha, ideias já não te faltam :) 


Segue as minhas aventuras no Instagram :) 

Comentários

Enviar um comentário