Como viajar de forma sustentável


Fotografia tirada em 2019 no Deserto do Sahara, 
Marrocos, onde apanhei o lixo que me coube nas mãos. 
Um contentor não era suficiente. 
    
    Não é de agora, sempre tive uma grande preocupação com o meio ambiente e desde cedo que fui adotando práticas mais conscientes ao meu dia a dia. Desde criança que não tolero ver alguém deitar lixo para o chão. Se gostamos de viver num ambiente limpo em casa, porque razão, em pleno século XXI, é que ainda consideramos a rua como uma lixeira? Não é a Terra a nossa casa-mãe? Estes comportamentos mundanos, que na maioria das vezes nem questionamos dado o hábito da prática, precisam de ser alterados imediatamente! São estes comportamentos que, uma vez mudados, farão toda a diferença no presente. Sim, no presente. Infelizmente as questões ambientais estão a afetar-nos agora e é a única forma de proteger o futuro. A velha resposta de “um dia não estou cá para ver”, já era. Quem cá está, está a assistir em primeira fila à degradação do nosso planeta.

    É controverso, não é? Especialmente para quem gosta de viajar, e sendo este blog dedicado a isso, querermos tanto conhecer o que de mais incrível este mundo tem quando somos nós a destrui-lo ao mesmo tempo. 
Não sou radical, mas tentar mudar mentalidades e comportamentos é um trabalho de todos. Por isso mesmo, vou deixar aqui alguns exemplos muito práticos que podemos adotar no dia a dia, mas sobretudo em viagem :)

1- Não imprimir os bilhetes

    Em plena era digital, onde tudo se faz com um clique e através do ecrã, não há qualquer necessidade de imprimir os bilhetes e vouchers da nossa viagem. “Mas é só um papel”, dizes tu. 
    Ora façamos umas contas muito rápidas:
    Se cada avião transportar 150 passageiros, são 150 bilhetes. Só que 1/3 desses passageiros tenha consigo um voucher de reserva, são mais 50 papéis. Temos aqui quase meia resma de folhas em um só avião. A questão é que, em 2019, só no aeroporto de Lisboa, passaram mais de 30 milhões de pessoas! Quantas árvores isto dá? No mínimo, dá que pensar... O mesmo é válido para outro qualquer transporte público. 
    Assim sendo, já que usamos os telemóveis e outros dispositivos móveis para tudo, façamos-lhe uso também para isto. 

2 - Garrafa de água reutilizável


    Os sacos de plásticos leves a par com as garrafas de água, talvez sejam dos objetos que menos durabilidade têm nas nossas mãos. Uma vez que devemos beber muita água ao longo do dia, sobretudo em viagem, nada melhor do que o fazer com uma garrafa de água reutilizável. Há de todos os tamanhos, cores e feitios, perfeitamente adaptáveis a serem facilmente transportáveis e com um tempo de uso substancialmente superior. É um investimento que se torna rentável e diminuímos rapidamente o consumo de plástico. Há várias app's, como a Closca Water ou Refill My Bottle, que te ajudam a encontrar sítios para abastecer.
    Também já há algumas que têm um filtro para purificar a água, assim podes abastecer em água corrente com maior confiança. 

3 - Serviço de limpeza do quarto


    Uma das melhores sensações é entrar num quarto de hotel e estar tudo perfeitamente limpo. Nada melhor do que dormir nuns lençóis lavadinhos e engomados e limparmo-nos numa toalha sequinha depois do banho. O mesmo sentimento serve para casa, quando acabamos a limpeza e nos sentamos no sofá com tudo imaculado. Mas a questão é... Trocas os lençóis da cama e as toalhas todos os dias? Eu não, claro. E diria que 99% da população também não o faz. Então porquê fazê-lo só porque estamos num hotel? Só que o faças dia sim, dia não, já faz diferença na água que é gasta para esta tarefa. Não podemos olhar para isto como sendo uma despesa que cabe ao hotel. Na verdade, é uma despesa do planeta. 
Podes deixar a indicação para que seja feita limpeza e fazer a cama, sem que seja necessário mudar a roupa. Em grande escala a diferença será abismal!

4 - Frasquinhos de hotel


    Ainda no que toca a alojamentos, é bastante comum, sobretudo nos hotéis, a existência de pequenas amostras de produtos de higiene. Já todos nos esquecemos do nosso próprio champô e esses frasquinhos salvaram-nos a vida. No entanto, acho desnecessário trazê-los para casa quando não precisamos de os utilizar. Também já todos o fizemos alguma vez, mas a probabilidade de estarem no sítio onde os guardámos meses depois (anos?...) é grande... A principal razão é que geralmente são feitos de plástico e isso é um grande desperdício!

5 - Produtos de higiene ecológicos


    Tenho vindo a adotar cada vez mais produtos de higiene ecológicos. A minha escova de dentes é de bambu. O meu champô é sólido. Os cotonetes que uso têm cabo de cartão. Estou em transição para substituir o gel de banho por sabonete. Tudo coisas com imenso plástico que são facilmente trocadas por outras mais ecológicas. Além disso, vou deixar de me preocupar com os 100ml de produtos líquidos da bagagem de mão na hora de passar a segurança no aeroporto :)

6 – Saco para a roupa suja


    Quando estamos em viagem é sempre preciso um saco para colocar a roupa suja, sobretudo a interior, assim como para pôr o calçado. Quantas e quantas vezes dava por mim a ter de arranjar um saco de plástico para a roupa suja... Isso acabou! Na minha mala tenho sempre um saco de pano para este efeito. É muito prático, tem o tamanho certo e muito fácil de lavar também. Ainda por cima é giro :P 
    Para o calçado, quando necessário, uso os comuns de pano com alças uma vez que são maiores. 

7 – Limite de bagagem 

   
    Sabes porque é que as companhias aéreas têm restrições quanto ao limite de bagagem? Porque quanto mais peso o avião levar, mais combustível gasta e mais carbono emite. Não vou pedir que deixes de andar de avião, mas pelo menos podemos ter um cuidado acrescido à bagagem que levamos. 
    Era péssima na hora de preparar a mala! Nunca cabia tudo o que queria levar. Iam sempre três ou quatro mudas de roupa extra para uma escapadinha de fim de semana (o que era ridículo)... Agora estou cada vez mais prática nessa questão! Levo sempre qualquer coisa extra cajo haja uma eventualidade, mas os conjuntos vão escolhidos desde logo. Esta norma só me beneficiou, assim nem perco tanto tempo a escolher o que vou vestir naquele dia :D 

8 – Andar a pé e de transportes públicos  

    É verdade que o avião é um meio de transporte extremamente poluente. No entanto, em longas distâncias acaba por não haver concorrente à altura e, até mesmo em médias, devido às companhias aéreas low cost, a relação preço/ duração da viagem, fica com o prato da balança lá muito para cima. 
    Assim sendo, o mínimo que podemos fazer é, sempre que possível, andar a pé ou de transportes públicos. Em primeiro lugar, inventem o que inventarem, não há melhor forma do que conhecer um sítio do que a pé :) numa vertente mais ecológica e com um pouco mais de velocidade, as trotinetas ou bicicletas elétricas, que já se vão encontrando um pouco por todo o lado, também podem ser uma boa opção! Depois, claro, há sempre os transportes públicos que tendem a ser mais em conta e uma escolha mais “verde” do que ter viatura própria. 

9 - Combater a exploração animal


    A proteção do meio ambiente inclui os animais. Infelizmente há imensas espécies que são utilizadas pura e simplesmente para fazer dinheiro. Uma fotografia não vale a prisão daquele ser. Isto acontece um pouco por todo o lado, mas foi em Marrocos que mais abusos vi deste tipo. São as cobras, os macacos, os camelos e até avestruzes! Nas grandes praças das cidades, há sempre animais acorrentados à espera que os turistas os usem para tirar fotografias. Em Marraquexe, por exemplo, os macacos além de coleira, usavam fralda! Isto é surreal. 
    Mais uma vez digo, provavelmente a maioria já o fez de alguma maneira, mas o importante é ganhar consciência para não o repetir. Um dia este negócio deixa de ser rentável e os animais não precisam mais de ser explorados. 

    Outra questão importante é a alimentação. Às vezes queremos atrair um animal e damos-lhe a comida que temos à mão. Esquecemo-nos que bolachas, pão, batatas fritas ou doces não fazem parte da alimentação deles. Em lugares muito turísticos, que isto acontece de minutos a minutos, os bichinhos deixam de ter necessidade de procurar comida e passam a alimentar-se só do que os visitantes lhes dão, que não é mais do que porcaria para o organismo deles. 
    São dois exemplos que dependem única e exclusivamente do nosso comportamento. 

10 – Impedir que as crianças se tornem um meio de negócio

    Mais do que turismo sustentável, este ponto faz parte do turismo responsável. Uma das coisas que mais gosto é de comprar lembranças. Se também é algo que faz parte das tuas viagens, por favor não o faças se os vendedores forem crianças! É isso mesmo. Não compres nada a crianças. Podes pensar que é um gesto inocente e que até estás a ajudar, mas na verdade estás a contribuir para que ela não vá à escola e fique refém do que é: uma criança que, por o ser, vende mais do que um adulto. 
    Isto não é tirado de um filme de Hollywood. Isto acontece, todos os dias, por este mundo fora. Reflete lá... Nunca te apareceu uma criança a tentar vender alguma coisa? É muito mais difícil lhes dizermos que não. Da próxima vez recusa. Estarás a ajudá-la mais assim. Esta é uma forma de educar a sociedade. 

11 – Apoiar os negócios locais


    Apoiar os pequenos negócios serve tanto para as viagens como para o nosso dia a dia. Mais do que as grandes marcas, são os pequenos produtores e investidores que precisam da nossa ajuda. Uma das coisas que mais gosto de fazer, independentemente do destino, é visitar mercados. Esta é a melhor forma de conhecer uma cultura, porque é precisamente aqui que os locais estão, que a vida acontece e que se vê em primeira mão os hábitos e costumes da população. Por norma os produtos até são mais baratos e estás a contribuir para o desenvolvimento desse povo. 

12- Apanhar lixo do chão


  Dar reprimendas sobre deitar lixo para o chão é algo que já devia estar completamente ultrapassado. Sei que infelizmente não está, mas ainda assim vamos passar para o nível seguinte: apanhar o lixo dos outros. Não é o suposto, mas é muito fácil. Sempre que vou a algum lado, como um parque, uma reserva, a praia... Apanho sempre no mínimo três pedaços de lixo. Não há aqui qualquer esforço e se muitos o fizerem estes sítios estarão sempre limpos. O importante é sermos cada vez mais os conscientes e menos os ignorantes. 
    A pandemia veio alterar um bocadinho este hábito e é fundamental usar luvas para o fazer.


    Se um hábito for mudado, o planeta já está a ganhar e ganhamos todos. 
    Espero que palmilhes muito deste mundo, que deixes muitas pegadas por aí, mas que sejam verdes :)



Segue as minhas aventuras no Instagram :)

Comentários