Mafra em 1 dia - Roteiro


    À vila de Mafra não lhe falta charme nem história. Assim que chegamos ao centro histórico parece que recuamos uns valentes anos e ficamos à espera de nos cruzar com senhoras de vestidos longos e cabelos arranjados, senhores de fato e cartola e ainda elegantes charretes com cavalos de crina penteada. É realmente fácil imaginar este cenário, não estivéssemos a dar de caras com um dos mais exuberantes palácios portugueses: o Palácio Nacional e Convento de Mafra.

    Fica a cerca de meia hora de carro de Lisboa e, um dia aqui, é sem dúvida um dia bem passado!

 

Palácio Nacional e Convento de Mafra

 

    Esta é a principal atração e muito provavelmente o motivo da tua visita a Mafra. Logo a fachada é de encher o olho, mas começo já por dizer que é obrigatório o conheceres por dentro!

 

 

    Só assim para contextualizar um bocadinho... O Palácio de Mafra foi mandado construir por D. João V em 1717. Tinha-o prometido caso fosse bem sucedido em conceber, precisamente, um sucessor. A ideia inicial era apenas fazer um convento para 13 frades franciscanos, mas, caso não saibas, este rei era um verdadeiro magnata! Queria seguir os passos do seu homólogo francês, o rei Luís XIV, conhecido como Rei Sol, que fazia literalmente tudo à grande e à francesa. D. João V não esteve com meias medidas e foi aos cofres buscar o que havia de ouro do Brasil. Este palácio era para ser uma réplica do de Versalhes. Não chegou a tanto, mas também não ficou por menos. À nossa maneira portuguesa, ficou bem lindo :)

 

 

    Algumas divisões são verdadeiramente impressionantes, como é o caso da Sala do Trono. O nível de detalhe dos frescos é algo inexplicável! Sinceramente, dei por mim a pensar que estava numa basílica italiana ou no próprio Vaticano. Ao longe, algumas partes parecem esculturas!

 

    Recomendo que fiques atento aos detalhes durante a visita. Já viste bem o tamanho desta coroa?!

 


    Por outro lado, é sempre uma curiosidade enorme observar tudo o que era usado nesta época. As divisões são enormes, mas por exemplo as camas são pequeníssimas. Têm várias casas de banho, mas eram utilizados os penicos. Acho tudo isto muito engraçado! Ainda assim, foram as salas temáticas que me chamaram mais a atenção. Achei a Sala de D. Pedro V saída de uma casa de bonecas.

 

 

    Já na Sala da Música, imaginei-me num convívio elegante que podia começar com um chá das cinco e terminar com champanhe. É maravilhoso!



    Uma das salas mais emblemáticas é a Sala da Caça. Aqui estão expostos alguns animais embalsamados que fazem alusão ao gosto do rei por esta prática.

 


    A título de curiosidade, este palácio tem 1200 divisões e 4700 janelas. É o monumento barroco mais importante de Portugal e conta com algumas características singulares como os dois carrilhões com 98 sinos, únicos na época, e os 6 órgãos que estão na Basílica.

 


    No entanto, é a Biblioteca Monástico-Real que atrai muitos dos visitantes deste Palácio. É considerada uma das mais importantes da Europa e uma das mais bonitas do mundo. Aqui encontra-se um espólio de cerca de 36 mil obras, muitas delas raras! À entrada sente-se aquele cheirinho de livros antigos.

 

 

    Uma das curiosidades mais interessantes é que esta biblioteca é a casa de uma colónia de morcegos. São eles que, ao comer pequenos insetos, ajudam a preservar estas relíquias.


 

    Por questões de conservação, não é permitido circular pela biblioteca. No entanto, a consulta de alguns livros para pesquisas e investigações pode ser feita mediante um pedido de autorização.

 


    Mas as coisas bonitas deste palácio não ficam por aqui... Ainda vais conhecer o claustro!

 

 

    Este palácio passou por diversos períodos conturbados da História de Portugal, daí ter uma importância tão grande. Durante um curto período serviu de residência de uma das famílias reais, mas ao longo do tempo foi sobretudo usado como casa de férias, sobretudo para o rei praticar caça. Onde é que ele fazia isso? Na Tapada de Mafra!

    Outra curiosidade interessantíssima é que o último rei de Portugal, D. Manuel II, passou aqui a sua última noite, de 4 para 5 de outubro de 1910, antes de partir para o exílio e posteriormente se dar a Instauração da República.



    Com tudo isto, é mais do que evidente que a visita ao interior do Palácio de Mafra é mais do que obrigatória. E sabes o melhor? Ao domingo de manhã, até às 14h, a entrada é gratuita! Nos restantes dias da semana a entrada tem um custo de 6€ por adulto.

    Eu visitei em tempos de pandemia e as coisas foram um bocadinho diferentes. Cheguei por volta do meio dia e disseram que já tinham atingido o número limite de entradas no período da manhã. No entanto, disseram para esperar e ainda permitiram a entrada de um grupo de mais de 10 pessoas. O palácio é enorme e, portanto, eram garantidas todas as normas de segurança sem qualquer problema. Em todo o caso, recomendo que vás um bocadinho mais cedo.

 

Jardim do Cerco

 

    Há quem diga que, tal como o Palácio, também o Jardim do Cerco era para ter algumas semelhanças com os jardins do Palácio de Versalhes. Independentemente de o serem ou não, são dos jardins públicos mais bonitos do nosso país!

 


    São vários os canteiros floridos, cheios de cor, que enchem este espaço. Parece realmente um jardim encantado. A parte do fundo é composta sobretudo por árvores e é possível encontrar gaiolas com alguns pássaros e até pavões.

 

           

    Tem uma área considerável e é um espaço fantástico para relaxar. Numa das laterias há um bar com diversas mesas de piquenique. Vi imensas famílias a fazer isso, o que me deixa sempre contente :) Eu também o fiz, mas foi num banquinho ainda antes de descobrir as mesas. Como gosto destes almoços :)



Centro histórico

 


    Talvez por ser domingo, havia um mercadinho de produtos regionais mesmo em frente ao Palácio. Espero que tenhas a mesma sorte e, a partir daí, explora as ruas e o comércio local.

    Se procuras um recuerdo vai à loja “O Artesanato”, tem coisas mesmo muito giras e foi de lá que trouxe o meu íman :)


 

    Caso queiras um sítio para almoçar, é por aqui que também vais encontrar vários restaurantes e podes sempre levar um pãozinho de Mafra para o caminho :P

 

Aldeia Típica de José Franco

    Este dia já estava recheado de coisas boas, mas não podia deixar Mafra sem ir conhecer a Aldeia Típica de José Franco, e tu também não!

    Fica apenas a 4km do centro histórico, cerca de 5 minutos de carro, e vai valer o pequeno desvio se for o caso.


 

    Isto é um complexo com a representação de uma aldeia tradicional portuguesa em miniatura. Mas é algo com uma minuciosidade indiscritível! Desta aldeia fazem parte todas as casinhas e ofícios de antigamente, com todos os instrumentos e utensílios usados. 


    É uma verdadeira delícia de se visitar e isto é válido para miúdos e graúdos :) A entrada é gratuita, portanto corre para lá!

 

Tapada de Mafra

 

    Para fazeres todo este roteiro e incluir a Tapada de Mafra, tens de ir bem cedo para poder aproveitar todos os espaços com calma ou acrescentar mais um dia. Já a visitei pelo menos duas vezes, por isso é que não fez parte dos planos para este domingo. No entanto, tenho a certeza que, mais cedo ou mais tarde, lá estarei outra vez :)

    Para quem gosta de natureza este é mesmo um sítio que recomendo! Podes fazer caminhadas, andar de bicicleta ou fazer um passeio de comboio panorâmico. Pelo caminho é quase garantido que vais ver animais a poucos metros de ti. Quando digo animais refiro-me sobretudo a javalis, veados e bambis (sim, para mim são bambis) :) Também podes assistir a uma apresentação de falcoaria.

    Atividades não faltam por aqui e o preço de entrada difere de acordo com o que pretenderes fazer. Podes ver mais informações no site oficial.  

 

Outras sugestões:


    Se tens tempo livre ou procuras mais sugestões do que fazer, podes sempre ir conhecer a Aldeia da Mata Pequena ou dar um saltinho até à Ericeira :)




Segue as minhas aventuras no Instagram :)


Comentários