Águas Radium: as termas abandonadas que tens de conhecer


     

     Às vezes os sítios que mais nos surpreendem são aqueles que não estamos à espera de encontrar. Alguns deles ficam mesmo à beira da estrada e a sua forma enigmática obrigam-nos a parar. Se estiveres a visitar Sortelha, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, vai atento ao caminho. Não queiras perceber mais tarde que passaste mesmo ao lado deste fantástico edifício abandonado e não paraste: as Águas Radium.

     Tem aspeto de ser um castelo, outrora encantado, mas as Águas Radium foram um famoso hotel termal da zona centro do país. Por volta de 1920, ainda no tempo em que se pensava que o rádio tinha benefícios para a saúde, um conde espanhol levou desta água para tentar curar a filha de uma doença. Como apresentou melhoras, em jeito de agradecimento, o conde decidiu construir estas termas para que outros se pudessem servir dos seus poderes curativos. Esta água ganhou tanta popularidade que chegou a ser engarrafada para ser vendida. Tal era a confiança no produto, que o rótulo dizia “Água Radium dá saúde, vigor e força”! Pois é, o acompanhamento de uma refeição podia muito bem ser água com um ingrediente extra, rádio.


     Nos anos 30 foi considerada das águas mais radioativas do mundo e, nessa altura, médicos e cientistas já se questionavam sobre os seus possíveis malefícios. Em 1945, com o fim da 2ª Guerra Mundial, estavam comprovados os efeitos devastadores deste material. As pontecialidades radioativas fizeram erguer este edifício, mas também foram elas que acabaram por lhe fechar as portas neste mesmo ano.


     Em 1951 deram-lhe uma segunda oportunidade apenas como unidade hoteleira, mas o também conhecido como Hotel Serra da Pena não resistiu e está ao abandono há mais de 60 anos!


    Quando vejo edifícios assim é inevitável pensar que histórias e segredos guardam as suas paredes. Consegues imaginar este complexo intacto? Além de uma arquitetura belíssima, calculo que o seu interior fosse recheado com o maior requinte e bom gosto. Tinha 90 quartos e capacidade para 150 pessoas. Hoje, faz as delícias aos curiosos que passam por esta estrada e que decidem “entrar” e aos fascinados por edifícios abandonados que vêm de propósito para admirar estas paredes de granito que teimam em resistir ao tempo.


     Para veres este magnífico edifício basta seguires a estrada que liga Caria a Sortelha. Não há nenhuma placa identificativa, mas é bem visível da estrada e vais saber quando tens de parar. Aí, segues por um caminho de terra batida, onde podes perfeitamente levar o carro até à entrada da antiga receção. Não vais encontrar ninguém para te receber, mas há quem sonhe que um dia isso possa voltar a acontecer.





Segue as minhas aventuras no Instagram :)

Comentários