Anços: a cascata "secreta" próxima de Lisboa


Adoro a vida citadina, mas as minhas raízes são do campo e das montanhas. É da natureza que tenho mais saudades aqui, na minha vida em Lisboa. Na minha casa, na Covilhã, acordo a olhar para a Serra da Estrela e isso não tem preço nem comparação. Às vezes as saudades são muitas e a necessidade de estar em comunhão com o verde e a vegetação também, por isso vou fugindo até Sintra e descobrindo os seus tesouros! Desta vez, o caminho levou-me até à magnífica Cascata de Anços ou Mourão. Queres saber como lá chegar? :)

Este é um daqueles sítios que só era conhecido pelos locais, mas a palavra vai-se espalhando, então já não é um lugar assim tão secreto.

Como ir?

Fica a cerca de 40km do centro de Lisboa, mas independentemente da tua localização, é para Montelavar, que fica nos arredores de Sintra, que tens de te dirigir. Com uma ajuda do GPS, não há nada que enganar. Quando perceberes que faltam apenas alguns metros, estaciona o carro, que muito provavelmente vai ficar à beira da estrada. Há duas placas indicativas, uma delas é esta.



O total do percurso (ida e volta) é de pouco mais de um quilómetro e diria que é de dificuldade média/baixa. Porquê assim? Porque cerca de 1/3 é feito em terreno plano, onde vais encontrando estes pequenos riachos.



Outra parte igual é feita com auxílio de um género de passadiço e é muito fácil te orientares pelas placas que sinalizam o caminho.



Mas depois, já na reta final, tens de mostrar algumas habilidades de Tarzan e saltar de pedrinha em pedrinha. Escusado será dizer que deves levar um calçado minimamente confortável, portanto os saltos altos estão, de todo, fora de questão.
         Quando vires esta pequena cascata estás quase a chegar :)




Uns metros acima é isto que vais encontrar! Surpreende, não é?! Na verdade, a cascata é bem maior e mais bonita do que estava à espera e a partir dela forma-se um lago bem jeitoso para dar uns mergulhos. A cor da água é bastante castanha, pelo que me fez lembrar a Cascata de Ouzoud, em Marrocos, pelo mesmo motivo, jamais pelo seu tamanho, já que são as segundas maiores de África.



A zona envolvente é cheia de pedras, umas mais “confortáveis” do que outras, mas que servem perfeitamente para esticar a toalha e relaxar ou então fazer um belo piquenique. Acho fantástico que o faças, desde que deixes o sítio tal como o encontraste ou ainda mais limpo, trazendo o lixo que outros não foram capazes de recolher.
A Cascata de Anços ou Mourão, também como é conhecida, é uma agradável surpresa e uma boa opção para umas horas em contacto com a natureza. É perfeitamente acessível a crianças, desde que com a ajuda de um adulto.
     Confesso que encontrei dezenas de pessoas lá. Não sei se foi coincidência ou se realmente já começa a ser um sítio muito requisitado, mas sem dúvida que vale a visita. E mais uma vez, quem diria que havia um sítio assim, tão perto da grande metrópole :)


Há mais cascatas destas para descobrir, mas ficam para o próximo passeio :)



Segue as minhas aventuras no Instagram :)

Comentários