O dia em que fiquei “presa” no aeroporto de Stansted



Além fronteiras, Londres é a minha cidade preferida. Pode ser básico para alguns, cliché para outros, mas para mim é a cidade que de certa forma me enche o coração. Por mim visitava as terras de sua Majestade uma vez por ano e, se algum dia pensasse em ir viver para fora de Portugal, esta seria a minha escolha. Tenho um carinho mesmo muito especial por esta capital porque, na verdade, foi a minha casa durante uns tempos quando era pequenina.
Em novembro de 2017 fui a Londres pela terceira vez, nem imaginam como estava feliz! Foi uma viagem marcada em cima da hora e um pouco de cabeça fria, já tinha dois destinos para esse mês (ups!), mas o valor era mais do que convidativo. 39.98€ ida e volta. Completamente irrecusável!
As peripécias começaram ainda cá. Logo de madrugada no aeroporto de Lisboa decidimos tomar o típico pequeno-almoço português, não fossemos sentir falta de um pastel de nata nestes três dias de viagem. Naquele momento, não nos passou sequer pela cabeça que o Reino Unido não é espaço Schengen e que leva mais um tempinho para apresentação de documentos. Conclusão: já estavam a fazer a última chamada para embarcar quando fomos para a fila. Ok, correu tudo bem.
Aterrámos cerca de meia hora antes do previsto e isso, para quem vai só um fim de semana, parece fazer toda a diferença. Mais uma vez, apresentação de documentos para oficializar a entrada no Reino Unido. Ups (outra vez)! “Onde está a minha mochila?!:O ”. Em milissegundos tive um flashback do meu percurso até ali... No avião... A mochila tinha ficado no avião... Fui de imediato pedir ajuda ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) do Reino Unido. Como é normal não dava para voltar para trás. Caso nunca se tenham apercebido, todos os acessos finais só têm uma direção. Expliquei o sucedido, que por esquecimento a minha mochila tinha ficado no avião. O meu namorado foi obrigado a passar a “fronteira”, eu fui obrigada a esperar. Indicaram-me o local para me sentar. Eu mais um casal, em que o rapaz era refugiado e só podia viajar na companhia da mulher. Ali estávamos os três, na mini “prisão” do aeroporto. Aguardei uns minutos até que uma polícia me disse que ou a mochila realmente aparecia ou eu ia regressar no próximo avião para Portugal. “Whaaaat?! :O”. Comecei a ficar impaciente até que um outro polícia vem ter comigo para preencher uns papéis. Quem eu era, de onde vinha, que idade tinha, qual o número do meu voo. Obviamente não sabia o número do meu voo. O restante diálogo passou-se mais ao menos assim:
Polícia: Tem o seu documento de identificação?
Eu: Tenho na mochila, que está no avião.
Polícia: Tem outro documento que a identifique?
Eu: Está na carteira, que está dentro da mochila.
Polícia: Nem carta de condução?
Eu: Está junto com os outros documentos.
Polícia: E tem o bilhete de avião?
Eu: Também está lá dentro.
Polícia: Não tem uma fotografia de algum documento no telemóvel ou no email?
Eu: Posso procurar, é possível que sim.
Polícia: Ok. Volto já.

Dois minutos depois outro polícia...
          Polícia: Menina, está expressamente proibida de mexer no telemóvel.

A sério?! A sério que sim. Ficaram de olho em mim e não arrisquei sequer mexer mais no telemóvel, nem para procurar algo que me identificasse. Pois bem, nesse momento caiu-me a ficha de que independentemente de quem formos, estamos reduzidos ao cartãozinho que diz quem somos.
Entregaram-me um papel conforme estavam a deliberar se me deixavam entrar no país ou não. Esperei no total cerca de 45 minutos até que, finalmente, um polícia veio com a minha mochila. Perguntaram-me tudo o que tinha lá dentro e quando confirmei foi-me devolvida. Estava toda remexida como é de esperar. Mostrei os documentos e de forma muito fria, ao estilo britânico, explicaram-me o procedimento. Sempre que há indícios de alguma irregularidade ou comportamento suspeito, essa pessoa tem de ficar sob vigilância. Neste caso e devido aos inúmeros ataques que infelizmente têm acontecido na Europa, uma mochila esquecida num avião é tanto algo comum como motivo de alerta.

Tudo isto fez-nos perder uma hora e meia de tempo e ganhar um susto valente. Ainda assim, ficam sempre histórias para contar. Deixo-vos com o conselho que o polícia que me acompanhou me deu (mas pensem numa cara bem zangada): “Don’t forget your belongings again, girl!”, -“Yes, sir”.

Segue as minhas aventuras no Instagram :)

Comentários